Olá,

Após soldar algum circuito, a fumaça da solda irrita um pouco a garganta, passando a irritação 1 dia depois. Uso aqueles exaustores portáteis e com a janela aberta, mas parece não surtir muito efeito.

Alguém tem alguma solução para evitar este tipo de problema?

Exibições: 2006

Responder esta

Respostas a este tópico

Não sei a solução, mas parece que a fumaça sempre mira no nariz, você pode ir para o lado que quiser que ela também ira para lá.

Nem parece que a fumaça vem na minha direção, mas depois de um tempo tudo tem cheiro de solda. É como a fumaça se instalasse dentro do nariz.

Espero que não faça mal a longo prazo.

Não sei se é mito, mas exposição dessa fumaça aos olhos pode causar sérios danos.

Tenta usar uma mascara (tipo essas que muita gente usou quando teve o surto da gripe H1N1 a um temp atras). Acho que ajudaria.

O correto é aquelas máscaras com filtro de carvão ativado, essas outras favorecem a contaminação, pois ajudam a aumentar o tempo de exposição. Infelizmente.

Cara, a minha estratégia é ao invés de usar um exaustor, usar um mini ventilador que vai soprar a solda para longe de vc...o ideal pra mim é deixar ele do meu lado na bancada, soprando na direção da placa, assim ele joga a fumaça pro meu lado...

Um ventiladorzinho de fato já é alguma solução, se fosse o caso, daria para fazer uma espécie de capela (aquelas utilizadas em laboratórios), para retirar o gás do vapor de chumbo da solda

Esta é uma ideia é legal. Até para tirar do ambiente o vapor do processo da corrosão das placas pelo percloreto de ferro.

Tenho um exaustor de bancada comprado que tem a mesma função que este, mas se pudesse canalizar a saída do ar de trás seria ideal. 

Esta dica é verdadeira. Por solda na ponta do ferro pra acelerar a soldagem gera aquela fumaceira mesmo. Será que a potência do ferro de soldar e o tipo da solda também tem haver com a fumaça gerada? Uso um de 30w e a solda conforme figuras abaixo:

Bom dia Tiago,

Utilize um exaustor de bancada, custa em torno de R$180,00, na Santa Efigênia.

Funciona muito bem.

Este eu tenho e deixo bem perto da área de soldagem. 

Se tivesse como canalizar o ar que sai de trás dele para fora do ambiente seria mais eficiente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço