Olá pessoal. 

Sou professor de física no ensino médio e estou juntamente com meus alunos desenvolvendo projetos "simples" que utilizam Arduino. Num deles, que é uma janela que abre/fecha conforme sensor de chuva, estou com MUITA dúvida quanto ao motor a utilizar. Só para que vocês entendam. Basicamente o algoritmo fará o seguinte: "se chove a janela fecha.. quando seca ela volta".. é uma maquete de madeira e corre bem suave, acredito que 1kgf faça o trabalho. Nas minhas andanças pela nuvem percebi que o motor de passo é minha melhor opção (espero). O que me deixa em dúvida é essa coisa de 4 fios, 6 fios, unipolar, bipolar, L293D, easy driver.. Preciso que alguma alma caridosa e paciente me ajude com o caminho correto a tomar, de maneira prática. 

Que motor devo usar? 

Com easy driver é mais fácil correto? 

Ele serve apenas para bipolar?

Será que alguém teria um esquema que eu possa ver e adaptar?

Agradeço desde já pela atenção.

Miguel

Exibições: 884

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Faz o seguinte: arrume uns motores de impressora velha, HP jato de tinta é arroz de festa, fácil achar uma em qualquer reciclagem ou oficina de computadores, o motor é potente, a montagem é simples e a programação tb. Compre uns LEDs e ponte H tipo ULN2003AP ou parecido e uma protoboard.

Daí procure aqui nos tutoriais aqui do LDG ou no google sobre ULN2003AP e motor de passo.

Tire uma foto dos motores q conseguir e coloque aqui, te ajudo a identificar o modelo.

Depois qualquer dúvida é só postar aqui.

Obrigado Alexandre, estou analisando as opções.

Boa noite migprof,

Eu sugiro algo simples, usando motor de DC e alguns sensores fim-de-curso. Quando chover, libera a saída do Arduino e o motor avança para fechar a janela, batendo no fim-de-curso, ele para e aguarda até o sensor de umidade/chuva enviar informação que está seco.

Se for usar motor de passo, sugiro tb este drive (nao achei aqui no LdG): LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO DO SITE

Consegui 'fazer funcionar' em um motor de passo industrial (esquentou um pouco), usei para controlar um farol automotivo inteligente, de acordo com as coordenadas de um sensor acelerômetro.

Obrigado André.

Mas deixe-me perguntar, caso eu queira usar o motor de passo (pela precisão).. esse aqui serve? 

Tem como ligar o de 6 fios com L293D?

O motor serve, só é mais chato de programar por causa da quantidade de passos/ciclo, embora seja mais preciso. Parece ser bem potente, mas vai precisar duma fonte externa de 12 V. Uma fonte de PC serve... Já o L293D parece não posso afirmar se é adequado, já que tem apenas 4 saídas (a menos que o motor tenha 2 fios de ground, daí funcionaria, mas teria que olhar o datasheet dele pra conferir).

Pra motor unipolar seria o ULN2003 correto?

Sim, ULN2003 para unipolar.

Geralmente os motores bipolares são mais fáceis dese trabalhar.

A sua precisão é de 1.8º?

O que determinará o giro legal do motor, é a quantidade de passos que ele tem. Voce consegue controla-los através da função "map" do Arduino

Pessoal, é o seguinte.. vi muitas sugestões bacanas e agradeço, mas no momento preciso de uma ajuda com o que tenho aqui.. 

O pessoal da escola comprou esse motor aqui , que é um 6 fios unipolar 12V.. tenho aqui o tal de ULN2003.. a fonte de 12V que tirei de um roteador acho.. e preciso fazer funcionar esse negócio. 

Agradeço muito a ajuda de todos,

grande abraço.

Cara, arregaça as mangas e já de cara dá uma estudada em como montar o ULN.

http://www.8051projects.net/stepper-motor-interfacing/stepper-motor...

Cuidado com o "Stepper Motor Supply", veja no datasheet do Motor, qual a corrente de trabalho e qual a corrente que sua fonte disponibiliza. Acho que fonte de roteador talvez não seja aplicável para o seu caso, é um pouco fraca demais.

Obrigado mesmo.. vou estudar.

Abs

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço