Boa noite senhores.

 

Estou em um projeto de um braço robótico onde vou usar 3 micro-servos HK15178 (LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO). Minha pergunta é, consigo controlar os 3 utilizando uma placa arduino (LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO).

 

Como ficaria o circuito, preciso de capacitores? Como ficaria o circuito? E, funcionaria com uma placa arduino uno?

 

Obrigado.

 

Abraços.

Exibições: 2595

Responder esta

Respostas a este tópico

Servo motores podem ser controlados diretamente pelo arduino uno (sem necessidade de drivers), e a biblioteca para servos do arduino suporta até 12 servos (exceto no mega, que suporta mais).

Portanto você não precisa de nenhum circuito externo, basta conectar o fio de controle dos servos nos pinos do arduino, e por segunraça, não alimente os servos pelo 5v da placa do arduino, mas sim diretamente pela fonte.

Caso a sua fonte não tenha a tensão nominal dos servos, ai você precisará de um circuitos externo, mas este seria apenas um regulador de tensão e seus devidos capacitores (geralmente é dito no datasheet do regulador).

Olá.

Obrigado pela resposta. Se eu alimentar meus servos pela porta 5V do Arduino, qual é o problema que terei?

 

Obrigado.

Provavelmente sobrecarga na fonte. Mas talvez não.

Na verdade o problema não é relacionado a fonte (até porque, ele pode trocar a fonte), mas sim o regulador interno do arduino, precisa ver a corrente maxima fornecida por ele, e a corrente maxima solicitada pelos servos, se a soma das solicitadas for menor que a fornecida, você não terá problema algum, caso contrário, o regulador vai queimar.

Sou um tanto quanto leigo no assunto, pesquisando vi que a saída 3,3V do Arduino fornece corrente máxima de 50mA, mas não achei nada referente a corrente máxima da saída 5V. Outra coisa para saber quanto meus servos irão consumir apenas somo a corrente deles? Onde poderia encontrar uma material legal para entender melhor?

 

Obrigado.

A USB que alimenta o arduino suporta até 500 mA , a correntede operação destes servos varia de 0,1 a 1,2 A , sugiro uma fonte externa , pois o Quando ligá-los ao mesmo tempo e com um certo esforço irá sobrecarregar ou até mesmo danificar a saída USB do seu PC , outra condição é a do arduino que irá ficar reiniciando toda hora devido à picos de corrente.

Olá.

Novamente estou precisando de ajuda, estou tentando ligar 3 servos ao meu arduino, como me falaram aqui estou tentando fazer isto com uma fonte externa.

 

Estou testando primeiramente com um servo, mas já não está funcionando. Montei conforme o esquema abaixo, o que está faltando? Para ligar os 3 servos precisaria mais alguma coisa ainda?

 

Teste o jumper que está entrando no servo e está com a voltagem, então não seria problema de conexão da minha protoboard.

E como esta a sua programação ?

Olá.

 

Segue minha programação, conectando meu servo no pino 5V e GND do arduino o servo movimenta normalmente:

 

#include <Servo.h>
Servo ServoEsquerdo; //defenir os nomes dos servos
const int PinoServoEsquerdo = 5;

void setup(){

  ServoEsquerdo.attach(PinoServoEsquerdo); // ligar um servo1 ao pino 5
  Serial.begin(9600);
  ServoEsquerdo.write(0); // servos iniciao na posição 0

}

 

void loop(){

  int cont = 0;

  //cont até 176 pois o servo não chega normalmente até o 180 graus
  for(cont = 0; cont <= 176; cont++){
    delay(200); //delay de 0,2s
    ServoEsquerdo.write(cont);
  }

  for(cont = 176; cont >= 0; cont--){
    delay(50); //delay de 0,05s
    ServoEsquerdo.write(cont);
  }

}

 

Abraços.

Você conectou o GND da fonte ao GND do arduino? Isso é necessário.

Boa, agora funcionou.

 

Mas fiquei com uma dúvida e uma curiosidade ainda.

 

Com 1 servo eu estou tendo que ligar o GND da fonte ao da placa Arduino, com mais de 1 servo não estou precisando ligar, existe alguma explicação?

 

Outra, estou com os 3 servos e os 3 estão funcionando como o esperado, preciso proteger o meu "circuito" de alguma forma?

 

Obrigado.

 

Abraços.

Eu não sei oque está acontecendo com a ligação que você esta utilizando com dois servos, mas sempre precisa conectar o GND.

Acredito que não precisa de proteção extra não.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço