Boa noite sou leigo em eletronica , mas preciso fazer um mecanismo de soltura de latas para uma maquina , bem minha duvida e a seguinte como eu poderia fazer com que um motor de passo girasse 90 graus cada vez que eu apertasse um botão, ou seja aperto,gira 90,solto, aperto o mesmo botão ,gira 90, é possivel, se for qual o material necessário e como eu poderia montar o circuito.
 
Grato Sergio

Exibições: 2501

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá sergio, a forma mais simples de conseguir executar essa tarefa seria usando um circuito controlado por arduino utilizando a biblioteca Stepper.h juntamente com um circuito integrado como por exemplo ULN2003 para controlar seu motor de passo.

Cada motor tem na especificação a quantidade de passos por revolução(passos necessários para um giro de 360 graus), e/ou a medida em graus por passo que o motor executa. No caso de saber a quantidade de passos por revolucão basta programar para que o motor execute 1/4 dos passos garantindo assim o giro de 90 graus (360/4=90). Caso saiba apenas o angulo por passo é só dividir 90 pelo angulo/passo e obter a quantidade de passos necessários para executar o giro de 90 graus. Por exemplo: seu motor faz 1.8 graus/passo, então teríamos 90/1.8= 50 (seriam necessarios 50 passos para executar o giro de 90 graus).

Caso já seja familiar com arduino, a programação e a implementação do circuito é muito simples. Caso contrário, posso te indicar os componentes necessários e um passo-a-passo bem detalhado sobre os componentes mínimos necessários pra cumprir seu objetivo.

Ja possui o motor? Possui alguma placa compatível Arduino?
Abs.

Boa tarde márcio, acho que encontrei uma forma mais fácil de fazer o sistema que eu quero, mas como sou leigo em eletronica e quando leio seus posts é como se lesse grego estou colocando em rede minha idéia e um desafio

com uma troca de áreas , vocês me ajudam a fazer o circuito, num passo a passo elaborado e eu devolvo o favor

com um passo a passo elaborado da parte mecanica da minha idéia, numa parceria intelectual, pois entendo de mecanica, mas não entendo nada de eletronica, minha idéia é bem legal e interessante quem sabe nós não criamos juntos um projeto interessante. Segue anexo com o desafio.

Anexos

Bom dia Márcio, estou precisando também de um projeto parecido, mas que faça o motor girar 360º a cada toque no botão, se pudesse me passar o passo a passo ficaria muito grato.

Ola Sergio .voce conseguiu o projeto para girar o motor em 360 a cada toque de botao, se sim envia para mim.

grato Sergio Costa

Posso sim sergio. Estarei disponível hoje na parte da tarde para elaborar um tutorial. Nos diga um pouco mais de detalhes sobre a sua necessidade.. o propósito do mecanismo para que seja mais eficiente

Compre um controlador de motor de passo igual a este:

http://www.labdegaragem.org/loja/easydriver-stepper-motor-driver.html

Com ele vc apenas utiliza 3 pinos :

Enable;

Sentido de giro;

Clock que a cada pulso ele irá gira seu motor em um passo , vc terá que ver quantos graus ele se move com um passo e daí fará a lógica;

Pode utilizar um laço FOR , que irá gerar o numero de passos que for preciso para o seu motor girar 90 graus .

Boa tarde Iligner,vou responder a você o mesmo que respondi ao Marcio. Acho que encontrei uma forma mais fácil de fazer o sistema que eu quero, mas como sou leigo em eletronica e quando leio seus posts é como se lesse grego estou colocando em rede minha idéia e um desafio

com uma troca de áreas , vocês me ajudam a fazer o circuito, num passo a passo elaborado e eu devolvo o favor

com um passo a passo elaborado da parte mecanica da minha idéia, numa parceria intelectual, pois entendo de mecanica, mas não entendo nada de eletronica, minha idéia é bem legal e interessante quem sabe nós não criamos juntos um projeto interessante. Segue anexo com o desafio.

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço