Olá pessoal , bem, após 5 meses de estudos começei a ter resultados neste tipo de comunicação , e venho aqui para compartilhar a informação e receber sugestões, trata de uma comunicação Ethernet do PC com o PIC através de um supervisório do PC feito em C++  , comunicando com o PIC com o módulo ENC28j60 .

Bem a informação sobre isso na net está muito cara , daí decidi quebrar a cartelização da informação , quem sabe a  parti dessa simples idéias se desenvolvam idéias superiores , não quero bancar o herói e bam bam bam ,não sei quase nada mas quero compartilhar com vocês o que aprendi e com isso acrescentar cada vez mais o conhecimento . Abaixo os vídeos :

PIC = Server

PC = Cliente

https://www.youtube.com/watch?v=2wfhaKgOpao&feature=youtu.be

PIC = Cliente

PC = Server

https://www.youtube.com/watch?v=dBWA-ewRtnc&feature=youtu.be

Enfim é isso aí pessoal , aguardem para futuros tutoriais , provavelmente no mês de abril .Espero receber sugestões.

Os códigos são para o compilador CCS e está em fase de debug , contem alguns detalhes mas irei disponibilizar para quem interessar  e o programa supervisório é construido no CodeGear C++ Builder.

Até mais.

Exibições: 6680

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa! Sempre bom compartilhar o conhecimento... Qual PIC esta usando? Grato.

PIC18F4550 ligado ao módulo ENC28J60, possuo também um PIC com ethernet embutido , o PIC18F67J60 , fiz a mesma aplicação mas esta que estou mostrando nesta discursão fica mais em conta ($$$) , sabe? rsrs.

Hehehe... Tenho um PIC desse e ta chegando da China meu pickit2... Tenho também este modulo que uso com Arduino.. Quando chegar o gravador vou tentar implementar este código.. Você programou em CCS ou c18?

Totalmente com o CCS , vou postar as bibliotecas completas , estou com problemas para Upload mas até o final da semana já estará postado aqui e na descrição dos vídeos. os Programas também opensource apenas a parte do codigo o resto deixo a criterio do desenvolvedor . hehe.

Entendi. Vou ver se consigo algo com C18 ou XC8. Se conseguir algo acrescento ao tópico.. 

Claro, pode utilizar este Tópico mesmo , assim poderemos desenvolver e agregar mais conhecimento para gerações futuras, hehe , eu tenho um material da Stack para o C18 e XC8 , consegui ate fazer com o que chegasse no IP seja impresso na serial mas parei por ai , daí encontrei um exemplo da CCS e fui trabalhando so nele .

TRECHO REMOVIDO POR VIOLAR OS TERMOS DE SERVIÇO

eu mesmo queria tb trabalhar no desenvolvimento dessa biblioteca, mas tem saido novas plataformas com ethernet.

ai tenho que ver se existe realmete a necessidade para isto

Qual plataforma existe, tirando a w5100?

Só por curiosidade.. =p

Ora amigo , eu me vi nesta mesma situação , quase não existe material nenhum na net , e veio as novas tecnologias Ethernet como disse , mas eu continuei e persisti , hoje estou colhendo os frutos do meu trabalho e futuramente irei vender , não a informação , e sim um produto final de qualidade , algumas pessoas ate me procuraram para tal . 

Então aconselho a continuar a desenvolver, é gratificante depois , e achei interessante o link .

Neste link o Renato Aloi explana em detalhes o circuito, e se não me engano o ENC28J60 tem um otimo custo benificio, mas sofira serios preconceitos pela sua restrita biblioteca.

Sim eu ouvi falar , e para Arduino é bastante restrita , precisei testar um modulo e utilizei o Arduino para ser mais rapido pq ja tem as conexões e tal , mas quase que não encontro material para utiliza-lo.

Tem uma biblioteca EthernetCard que não estava funcionando na IDE 1.0.5, mas depois de adaptar algumas linhas eu consegui fazer funcionar com sucesso este shield com arduino mega. Tem um tópico que abri que tem a bilbioteca para download.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço