dispositivo instaraurador de ambiencias performáticas e empoderador civil

  • Serguei Dias

    oi gente,

    estamos com um projeto de arte e tecnologia em curso na bienal de arquitetura. um trabalho colaborativo baseado na potencia das trocas em redes sociais (é sempre bom dizer que distinguimos redes sociais de mídias sociais). queremos trocar conteúdos de forma livre no interior das práticas de cada comunidade nas quais ativaremos o projeto, dentro de clusters que se formem em torno de propósitos específicos, no espaço público em geral. uma proposta para que a informação e o conhecimento possam trafegar a partir das conexões entre as pessoas.

    então propusemos montar um equipamento que pudesse sinergizar as capacidades contidas nas redes sociais. um dispositivo instaraurador de ambiencias performáticas e ao mesmo tempo empoderador civil.

    o dispositivo é um case de alumínio amarelo na forma de um dodecaedro onde estão instalados os seguintes equipamentos:

    processamento - netbook 32 bits rodando linux debian - um arduino ligado ao netbook na porta usb

    video - uma camera de video - uma placa de video "easycap" ligado ao netbook no usb - MPlayer MEncoder fazendo a interface de captura com o drive da placa EasyCap - um monitor RCA ligado a um conversor VGA/RCA e ligado ao netbook pela porta VGA - projetor digital ligado ao netbook pelo cabo HDMI/VGA

    audio - dois conjuntos de alto-falantes - amplificador - placa de audio captura usb - microfone

    rede - um roteador wireless N 300Mbps modelo TL-WR841ND

    autonomia - bateria

    com este equipamento ativado pretendemos estabelecer, dentro do programa rígido de eventos da bienal, uma TAZ, zona autônoma temporária de troca, registro e difusão. criando assim um programa paralelo, criado e gerido pelo público/usuário, rompendo e enriquecendo as discussões.

    imbuído da capacidade de empoderamento público nos acessos as informações, frente as estruturas verticais estabelecidas pelas instituições, neste caso culturais, que ditam o fluxo do conhecimento e as políticas públicas de cultura.

    a interface de troca é um servidor local baseado em mediawiki. a partir de 3 botões ligados a um arduino e um controlador de audio, o público/usuário pode gravar e consultar audio e video lançandos em um banco de dados de uma rede wi-fi local que o próprio objeto gera. esta rede local pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo wi-fi e em seguida, pelo browser do aparelho usado, pode-se realizar a troca efetiva de qualquer tipo de arquivo, ou simplesmente a consulta. os assuntos são divididos em artigos nos formatos wiki linkados com seus respectivos arquivos que pretendemos trocar.

    gostaríamos então de convidar os interessados, a finalizar este projeto, ou indicar alguém. ainda precisamos finalizar a parte de programação do LINUX e do ARDUÍNO. temos uma pequena verba para este trabalho. estamos ansiosos pela conclusão desta empreitada, e agradecemos a ajuda! Também está aberto o convite a quem quiser conhecer o equipamento, la no garupa, propor usos, etc.

    garupa estúdio garupa@garupaestudio.com Galeria Metrópole sala 32/33

Exibições: 261

Anexos

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço