Amigos, bom dia! Estou utilizando em meu firmware para desenvolver uma CNC o Grbl e ao ver os motores começaram a trabalhar direitinho ... agora a dificuldade é achar um software CAD/CAM para produzir os desenhos. Alguém indica um de preferência um projeto em Delphi ou C++ para analisar a comunicação e qual a linha de raciocínio a seguir ... já tentei o Grbl Controller mas não achei os fontes, alguém sabe onde encontro?

Exibições: 9692

Responder esta

Respostas a este tópico

 Amigo o gbl controller, ele é apenas um interpretador do código-G, ele lê o código e manda para o aduino, para gerar o desenho vc pode usar qualquer programa de desenho , como auto card , corel draw, eu uso o freecad tanto em  2D como em 3D, e depois gero o código-G no artcam ou no pycam, o artcam é bem pratico abre desenho em pdf, dxf e varios outro formato, pena que roda apenas no windows, Como uso o linux optei para o pycam, mais se você usar o windows recomendo o artcam é bem mais facil e no yotube tem bastante video aula e voçê acha o manual dele em português na net tanto da versão 8 como o do 9.

Obrigado Antônio ... começou a "clarear" ...

Blz Antônio, instalei o ArtCAM ... e agora, para acompanhar o corte, algo similar ao Grbl Controller, vc conhece?

Vc viu esse post ?:

http://labdegaragem.com/forum/topics/duvidas-obtencao-de-g-code-de-...

Tb, tem o Mach3.

Mas é isso que o Antonio falou. A coisa é fazer o desenho em um programa proprio pra isso e depois usar outro que determine como é preciso cortar isso (caminho da fresa) e salve em gcode. Aih esse gcode vai pra maquina.

Cadcam num programa só é mto dificil, só programas pagos e caros, como o Solidworks com o devido Solidcam. Va de Articam+Mach3 ou qualquer combinaçao sugerida que ta otimo.

Eduardo, o Mach3 ele trabalha na porta USB + Arduino?

não ele não trabalha com aduino não, ele usa a porta paralela do pc e já gera os pulso para os driver dos motores direito, é como se você elimina-se o  aduino ligando os drive direto, o unico problema é vc achar computador novo com porta paralela , vc pode optar por placa  paralela para slogan pci que funciona muito bem. O computador de preferência seja usado apenas para o mach3 e mais nada,

Ae não ... gostaria de trabalhar com porta USB ... vc conhece algum controller parecido com Mach3 que trabalhe na porta USB e Grbl ?

eu uso o  UniversalGcodeSender que pega o codigo G e joga no Grbl  e faz a cnc funcionar, ele é bom que roda em java, serve quase para todos os sistema operacional.So não testei no android.

Pois é, parecido com ele tem o Grbl Controller que mostra até o percurso do projeto ...

No raspberry pi ele funciona também , conforme site

http://www.raspberrypi.org/phpBB3/viewtopic.php?t=35652&p=308411

Eduardo, estou tendo sucesso aqui no projeto com o ArtCAM ... para saber qual o eixo de rolagem devo usar como faço para calcular os mm do eixo?

Eu acho que temos aqui um pessoal com mais propriedade para falar... Eu já usei o articam e fresei com a fresa da empresa (Fresa Vitor Ciola), mas nao construi ou calibrei a fresa.

A principio toda a calibracao, por logica, seria no firmware (Grbl) ou programaçao (Mach3) que le o Gcode e dá os passos no motor. O arquivo em Gcode contem comandos de movimento em milimetros (ou decimos/centesimos) e o controlador do motor é que deve calcular quantos passos o motor deve dar para que esse movimento se realize.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço