Ola pessoal,

Estou iniciando um projeto para criação de uma rede de câmeras de segurança para o edifício onde moro, utilizando o Arduíno,

O escopo do projeto seria 2 câmeras de segurança, armazenamento do material e conexão com as câmeras através de aparelhos portáveis.

Minha primeira duvida seria se o Arduíno é capaz de efetuar a leitura da imagem das câmeras e transmitir via WiFi.

Segunda duvida qual modo seria melhor para transmissão de imagens, wifi ou Bluetooth. ou ainda apenas uma postagem online para assim através da internet fazer a leitura do material.

Qualquer indicação de material para começar o projeto também seria bem vinda.

Exibições: 3103

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Alexandre,

Estou procurando respostas para a mesma pergunta. Por acaso você descobriu o que fazer?

Abraço

Acredito que o Arduíno não tenha recursos suficientes para essa atividade. Talvez você possa utilizar o Raspberry, ainda que o melhor custo beneficio realmente seja utilizar um DVR.

Nem o arduino nem o raspberry vao fazer isso de forma satisfatoria, Se forem cameras ip em que voce pode receber um snap(jpg) e enviar esta imagem para um webserver vai funcionar, mas exibição em tempo real não vai ser possivel, o mais facil é colocar um dvr ou um pc ( http://www.ispyconnect.com/ ) para realizar esta função.

Olá Luciano,

A minha ideia é parecida como a do Alexandre, inclusive comprei essa câmera JPEG TTL: 

http://www.filipeflop.com/pd-13ab1e-camera-serial-ttl-jpeg-com-vide... 

e um wifi shield para fazer a função de tirar fotos e enviá-las para um servidor.

Li que essa câmera demora cerca de 4-5 segundos para tirar a foto e gravar no SDcard. Considerando que não vamos gravar no SDcard, e sim enviar via Wifi, demoraria um pouco mais que isso, certo?!

Ou seja, além desse tempo de tirar a foto, tem a questão do arduino não conseguir enviar esses dados via Wifi? tenso então... :/

Oi Roger, fazer o que você esta querendo até pode ser possível não tenho nenhuma experiência pessoal mas aqui tem um link ( https://www.openhomeautomation.net/wireless-camera/ ), mas se a intenção for executar a tarefa com o menor esforço possível pelo valor da câmera serial ttl você poderia comprar uma câmera IP que faz tudo isso, ( http://www.kabum.com.br/produto/26645/d-link-camera-ip-de-monitoram... )

Verdade Luciano, a câmera IP pode ser uma solução.

A questão é que eu preciso gravar no banco de dados a foto e o dia/hora. E não sei como seria a comunicação dessa câmera com o banco para a gravação das informações...

Imagino que eu teria que interceptar a imagem dessa câmera, pegar os dados, e enviar eu mesmo para o banco com as informações corretas, tratando possíveis erros, etc... Mas é aí que tá! Eu consigo me comunicar com uma camera IP via código C# ou Java por exemplo e pegar as fotos?

Abraço

Também tenho interesse nisso porém ainda não é minha prioridade.

Eu tentaria usar cameras IP, porém controlado pelo arduíno. Tentaria entender os comandos enviados/recebidos pelos softwares das cameras IP e faria o arduíno controla-los.

Creio que os nomes das fotos tiradas tem o timestamp e voce poderá se basear nisso. Caso contrário, faça o arduíno enviar o comando, guardar a data/hora e relacionar com o nome do arquivo da foto tirada.

Se a intenção é a de guardar as fotos num banco de dados de verdade em vez de alguma pasta compartilhada na rede, terá que criar um site. No meu caso, irei aproveitar meu conhecimento em JAVA e usar o XAMPP.

Espero ter ajudado.

Boa sorte,

  'Eiju

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço