Implementação do Protocolo Modbus em Microcontrolador

Olá pessoal, 

Estou pensando em implementar o Protocolo Modbus no Microcontrolador que uso para programar.

Queria saber de vocês como funciona a implementação do protocolo. Não uso PIC e nem o Arduino. Eu uso o MSP430. Alguém tem algum material fonte que possa me repassar para eu ter uma noção ?

Agradeço.

Exibições: 1588

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Diego, 

Veja o manual do shield RS485 aqui do LDG link aqui, no apêndice II mostro uma introdução ao protocolo MODBUS.

No apêndice IV tem o fonte baseado na biblioteca JPM para MODBUS, observando-a será fácil transpor o código para o MSP430.

Qualquer problema estamos ai.

Abraço.

Oá Wiechert,

Meu objetivo atualmente não é usar algo pronto, como você deu o exemplo do shield RS485. Meu objetivo é aprender do zero a implementação do Protocolo Modbus no Microcontrolador.

Agradeço.

Olá Diego,

Você não entendeu bem, não estou "fazendo propaganda" do shield, se você reler o que foi escrito por mim acima, perceberá que eu estou te dando a dica do código fonte e da introdução ao protocolo MODBUS, acesse o link e leia os apêndices.

Fica a dica pra quem quiser.

Abraço.

Agradeço Wichert.

Para o MSP 430 não posso ajudar, pergunto: este MCU tem CAN? Essencial para MODBUS... mas, se quiser aprender legal, tem os PICs com rede CAN e sei que os DSPICs tem no periférico CAN registradores para MODBUS.

Pegue o Datasheet de um destes DSPICs e veja o protocolo e como funciona, para implantar depois em outro mcu será fácil.

AG

Olá Airton, 

Ele não possui CAN.

Agradeço.

Você vai  implantar uma Rede ModBus por Software, correto? realmente a ModBus pode ser implantada via RS485. Eu havia Confundido com a DeviceNet, desculpe. Mas se algum dia quiser saber sobre CAN e DeviceNet tenho material de sobra aqui. Boa sorte.

AG 

Legal, belo projeto.

Esses manuais devem ter praticamente tudo que vc precisa:

http://www.log.ind.br/wp-content/uploads/2011/09/SCA05-Manual-comunicação-serial.pdf

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-ssw-06-manual-da-comunicac...

Ele eh para um WEG mas padrao é pra padronizar, né ?

Sei que fiz umas brincadeiras mandando bytes via rs232 para um servo desses e funcionou blz. Basicamente vc manda pra ele os mesmos parametros Pxxx que comandaria no painel, só que usando uma sequencia de bytes conforme indica o arquivo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço