Gostaria de algumas dicas para produzir minhas placas caseiras

Pessoa gostaria de compilar aqui uma serie de dicas para produção de placas caseiras gostaria de contar com o apoio de todos.

Ultima mente tenho tentando fazer o processo da termotansferência utilizando papel de revista (foi o que achei mais eficaz ate o momento), para este processo vai algumas ficas:

  • Utilize um pano de algodão, evita que o toner borre
  • Deixe esfriar
  • Para retirar o papel mergulhe rapidamente em um conteudo de agua
  • Não se importe se o papel rasgar, pode retirar o papel com agua + detergente + escova de dente
  • Lembre-se o toner é sensivel

Agora estou tentando achar uma relação largura de trilha e isolamento para conseguir ter mais sucesso, ainda. Ainda não consegui nada funcional mais acredito que com a experiencia dos garageiros acho que podemos chegar lá

Vai uma copia do circuito que estou tentando transferir.

Exibições: 7415

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Rodrigo,

Já utilizei diversos processo para produzir placas em casa (caneta para transparencia, decalques tipo Letraset - hoje dificeis de encontrar - contact, transferencia termica de toner etc.) mas o que surtiu melhores resultados foi, sem sombra de dúvidas, o uso das tintas foto sensíveis FastPCB (método fotográfico) Veja no link www.cifacil.com.br os produtos.

Infelizmente o forum onde se pode obter diversas informações e dicas a respeito está neste momento passando por manutenção no servido, - espero que não demore para retornar - mas há outros locais onde pode-se obter tais informações (inclusive com vídeos), basta pesquisar.

O processo que a princípio parece ser de difícil execução, na prática não oferece tanta dificuldade. Tenho obtido excelentes resultados, e olha que eu uso uma verdadeira "gambiarra" na hora da fazer minhas plaquinhas.

Vale a pena experimentar, tenho certeza que não se arrependerá.

OBS: Até o presente, ainda NÂO esperimentei o máscara de solda e tinta para legenda, meu comentário é somente a respeito da confecção do circuito propriamente dito.

 

Abraços.

 

 

Somou muito Wlandyslaw a ideia é esta chegar a um processo facil de realziar em casa vou procurar por videos no youtube vou compilar em uma lista e colocar aqui para quem precisar de informações

O site mais legal que eu já vi sobre o assunto é o How to make really really good homemade PCBs. Superdetalhado, é um roteiro para vc conseguir as tais "really good" PCBs.

Uso o metodo fotografico, uso uma solucao de Sensibilizante que custa 4 reais 100ml misturado em cola branca para revelar o circuito na placa, detalhe sao apenas algumas gotas do Sensibilizante entao dura muito e sai muito barato no final e com um resultado quase profissional eu recomendo

Olá Rafael.

Que tal passar pra gente: Os fabricantes, as marcas, e códigos desses produtos (sensibilizante e cola branca)? E logicamente onde você compra (nome, telefone e email da empresa).

Indicando tambem um tutorial mostrando como se faz?

Faça isso pela gente por favor.

Obrigado.

Vamos lá euclides...

os produtos utilizados para confeccionar as pci são:

sensibilizante para emulsão fotográfica (aqui em ribeirão preto encontrei da marca tec-screen) custou 4,30 o frasco com 100ml encontra-se em casa de produtos para silk 

transparência para imprimir em impressora laser ou jato de tinta, depende do gosto e disponibilidade,

emulsão reveladora ou cola branca tipo tenaz de trabalhos escolares.

uma fonte de luz forte (uso uma lâmpada comum de 300 watts).

vamos começar pelo lay-out, que deve ser impresso em negativo, ou seja, onde devem ficar as trilhas na placa pronta deve ficar transparente na impressão, e o que deve ser corroído na placa deve ser preto, prestem atenção para que o desenho fique beeem preto, costumo imprimir umas 2 ou 3 figuras iguais e as sobreponho para que o contraste fique melhor,,

feito isso vamos preparar a placa virgem para a transferência...

todo mundo ja sabe que deve pegar a placa e limpar com palha de aço etc...

agora vem a parte "fotogáfica",, a emulsão que eu mencionei custa em torno de 25,00 reais o litro, e só vendem de litro, mas pode ser usada a cola branca dessas de colar papel mesmo que encontramos em frascos menores, o resultado é o mesmo, a única diferença é que a emulsão é colorida e a cola ao secar vai ficar transparente fica mais dificil de ver falhas mas não é impossível, ja pensei na ideia de colocar algum corante líquido junto com a cola, mas nunca testei,,

a mistura deve ser a seguinte, uma parte do sensibilizante para 9 partes de cola ou emulsão. geralmente para placas de 15x15cm uso uma tampa de garrafa pet de cola e umas 5 gotas do sensibilizante, detalhe esse processo deve ser feito em ambiente com pouca iluminação pois se não vai "ativar" o sensibilizante na hora errada,,rs,,

feito isso, use um pincel fino e distribua a mistura sobre a superfície da placa de forma mais homogênea possível, espere secar bem e dê uma segunda demão,, sempre em local com pouca iluminação...

após a secagem total da mistura devemos posicionar nossa impressão na placa, com tudo pronto vamos à revelação, coloque a placa em uma superfície plana, eu uso uma lâmpada de 300watts deixo mais ou menos à uns 30-40 cm de altura da placa e ligo a lampada expondo a placa por uns 3 - 5 minutos, esse tempo depende da potência da lâmpada e da altura que ela esta em relação à placa, lembrando que não pode ficar muito perto pois nossa mistura de cola+sensibilizante é sensível ao calor e não aderirá bem à placa. 

Feito isso, retire cuidadosamente o layout da placa e coloque-a em uma vasilha com água e vá delicadamente passando um pincel ou rolinho de espuma(recomendo este) sobre a placa com água, aí é que a mágica acontece, onde estava preto no desenho não foi exposto à luz e nao "queimou" soltando facilmente da placa, e onde era transparente ficará grudado, dê uma conferida se nao tem falhas então é só colocar no percloreto para corroer e pronto,,,

parece ser um processo complicado mas na prática é muito facil e pratico e barato,,,

eu peguei o jeito rapidinho..

desculpem o texto longo, mas procurei dar mais detalhes possíveis para que não haja confusão..

se houver alguma dúvida é só perguntar,,

abraços

Nossa Rafael fico muito grato com sua contribuição, acredito que somou muito para o conhecimento de todos, já trabalhei com arte final para uma serigrafia e conheço quase que totalmente o processo de serigrafia.

Bom dia Rafael,

Da pra você ver qual é o nome do sensibilizante que vc ta usando?

Tentei fazer dessa forma que você descreveu, mas não deu certo. Consegui fotossensibilizar, mas na hora de corroer a tinta soltou e estragou a placa. Tentei com duas emulsões, uma a base de água e outra a base de solvente, mas não deu certo em nenhuma das duas.

Uma dica para o método fotográfico é usar um produto chamado enegrecedor  de toner. É um spray que cobre as pequenas falhas na impressão a laser preto o branco. Com o enegrecedor, não precisa usar várias impressões para fazer o fotolito.

Uma dica: esse processo de silk screen realmente não é complicado, mas envolve ter todo o material e acho bastante trabalhoso e demorado. Mas pra quem trabalha com isso é fácil e barato. Não é difícil de achar estabelecimentos ou pessoas que fazem esse serviço por um preço muito em conta. Aqui perto de casa achei um rapaz que trabalha com silk, ele pinta camisetas e sacolas de lojas.

Eu levo o fotolito pra ele em papel vegetal (segundo ele é melhor que o acetato das transparências) e no dia seguinte pego a tela já pronta, bem acabada e ele me cobra 20 reais por tela. Por esse preço acho que não compensa todo o aparato e trabalho de fazer as telas, melhor deixar isso pra quem trabalha com isso.

Só completando, o papel vegetal é melhor que a transparência porque o toner da impressora laser se fixa muito melhor nele do que no acetato, então o preto fica mais preto, não precisa ficar retocando ou reimprimindo. Ele joga um produto no papel que deixa ele bem mais transparente, não sei exatamente que produto é, mas acho que é algum tipo de óleo em spray.

Além disso não é qualquer impressora laser que imprime em transparência, dependendo da impressora pode deformar ou até derreter a transparência. Com papel vegetal não tem esse problema.

Rodrigo,

Eu uso o metodo de transferência termica, utilizando uma impressora laser e um laminador caseiro ( http://labdegaragem.com/photo/laminador-pci ).

Diferente de você, eu utilizo papel glossy paper e tenho resultados razoaveis. Esse processo acho rapido para prototipos.

Sds,

Qual o custo para construir um laminador?

Muito boa  a dica do papel glossy não conheço mas vou procurar informações, neste processo as placas precisam de retoques?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço