Vamos testar uma IDE alternativa para o Arduino: http://www.arduinodev.com/codeblocks/

Exibições: 3917

Responder esta

Respostas a este tópico

Grande Bulek.

Andas sumido...

Vamos apoiar o trabalho de um dos nossos colegas aqui no LdG, e meu amigo pessoal. Além lógico de ser Brasileiro...o Alex Porto.

Deem uma olhada: http://dalpix.com/mariamole-tutorial-pt

Com as críticas certas e conversas das necessidades, acredito que ao longo do tempo não deverá nada aos melhores do mundo.

Boa sorte.

Verdade Euclides.

Ate tentei configurar o Code Blocks com uma adaptação feita para Arduino, foi muita dor de cabeca para fazer funcionar.

O Maria Mole se saiu bem melhor e nem precisa configurar nada, funcionou direto.

ja fiz algumas sugestões de melhorias e bugs ao Alex e em breve teremos uma nova versão...

Fico impressionado pq ainda não lancaram uma IDE do Arduino com um pouco mais de recursos, ela faz o basico, mas certamente eles ja teriam que ter se preocupado um pouco mais com quem faz programas maiores do que piscar um led, oferecer um pouco mais de ajuda para quem programa de forma mais seria...

Por falar nisso, ainda não entendi pq existe tanta dificuldade de se fazer um debug no Arduino, seria assim tão dificil lancar uma placa X de desenvolvimento (100% compativel) com mais recursos que pudesse oferecer um debug qualquer, tipo jtag, para quem programa e depois de criado o codigo o programador passaria para um Arduino ou gravaria no Atmega por exemplo que não precisaria oferecer um debug.

Quando eu programava em um TK 90 o velho Basic e o processador Z80 ja ofereciam Debug, não sei pq hj com infinitos recusos dentro de um chip muito superior ao Z80 não consegue fazer um simples debug de uma variavel....

Abraços,

Jota

Realmente Jota.

Eu tenho um UNO e um Mega.

Adquiri agora um gravador PIC (que não tem Debug tambem, mas permite "subir" Hexa. feito pela família de compiladores Mikro, que até onde lí achei muito bom, estou esperando chegar alguns CIs para começar a "brincadeira"...pelo que sei esta família de compiladores, mais uma placa especial...e cara pra xuxu...permitem fazer Debug do CI direto).

"Talvez", não fizeram Debug ainda para que outras famílias de circuitos não precisem baixar seus preços para continuarem a concorrer com o Arduino.

Sei que já existem algumas iniciativas de outros fabricantes no sentido de compatibilizar as pinagens e configurações de suas placas para ficarem o mais próximo possível da estrutura do Arduino (aproveitamento de shields???? para aprendizado????)...deve ser isso.

É +/- por aí essa parte.

Boa sorte.

Euclides, o Bulek me mostrou essa IDE a um tempo atras e gostei muito dela, estou utilizando a uns meses... MariaMole na cabeça... rsssssss

Tenho um netbook que quando mando abrir a IDE do arduino ele passa umas 3h pra abrir, depois passa mais 2h pra compilar etc... e com o maria mole isso n acontece, n sei explicar os motivos, mas salvou a minha vida... kkkkkk

É uma pena, só existe versão para Windows...

Acho que sim...

SAe quer algo melhor que a IDE do arduino e sem adapatações e configurações, tai a dica.

A MELHOR SOLUÇÃO foi o Visual Studio com o um plugin que um cara fez para rodar e ficar 100% compativel com a IDE do Arduino, sem nenhuma adapatação e sem traumas ..

So uso ele e achei bem melhor que o Atmel Studio, ja que este tem que fazer inumeras configurações e não é 100% comaptivel com a IDE, ja fiz programas na IDE do Arduino que la não rodaram igual.

Veja em http://labdegaragem.com/forum/topics/debug-no-arduino-possivel

Abraços,

Jota

Vi que a ultima versão é de julho de 2013.

http://arduinodev.com/codeblocks/#download

Alguém esta usando o Codeblocks?

Vale á pena ?

Já existe uma versão de nov13.

Dei uma fuçada nela e fiquei boquiaberto. Parece tudo que eu estava buscando, além de leve e grátis, claro. O Codeblocks é um editor parrudo com trocentas funcionalidades. Para meu uso, só a facilidade de fechar partes do código (não sei o nome disso) já é um enorme progresso, além de que todas as manobras com o mouse funcionam direitinho, sem pulos loucos!.

Copiei vários projetinhos pequenos e com apenas uma exceção, compilou e fez upload fácil em um Nano (daqueles que parece ter birra da USB), um Uno e um Mega.

A exceção está na sequência que as funções estão definidas no código. O bendito quer que funções chamadas em um ponto estejam definidas anteriormente!. Nem a IDE do Arduino exige isso!.

Quando tentei um programa bemmm maior deu outro tipo de pau.

Algumas bibliotecas que compilam tranquilo na IDE do Arduino apresentam erros, alguns de tipo de variável (que não estão erradas) e alguns onde alguns recursos da biblioteca não são entendidos.

A campeã disparada foi a Metro.h. Os comandos reset e check dela não são entendidos.

Outra que apresentou problema foi a servo.h.

Como não tive tempo de fuçar nisso, acabei ficando sem saber se há solução para essas bibliotecas e se outras apresentariam o mesmo problema. A servo p. ex. talvez deva ser das mais utilizadas, imagina ficar sem ela !?

Mas, minha impressão no geral foi excelente. 

Estou saindo de uma fase de hardware intensivo e pretendo voltar ao software, e se conseguir resolver essa questão com as bibliotecas, seria mais um usuário do Codeblocks.

Wilmar

Obrigado Wilmar.

Quando conseguir resolver essas questões, nos avise por favor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço