Pessoal,

preciso ligar mais ou menos umas 15 lâmpadas comuns em serie, minha duvida é com um bc338 e um rele (igual a esse simples que vende aqui no lab) consigo fazer esse isso? Sem sobrecarregar caso não alguém teria alguma sugestão de como fazer??

Grato

Exibições: 670

Responder esta

Respostas a este tópico

Se não passar de 15 Amperes nem 125 VAC  ou 24VDC pode... 

15 lâmpadas em série???

Além da luz delas ficarem fracas,pois vai dividir a tensão entre elas, se uma queimar, todas as outras irão apagar.

O que exatamente vc quer fazer ?(intrometido..srsr)

Pois é, fiquei curioso, não sei o q ele considera uma lampada normal... Por definição seria a lampada mais usada. Hoje a mais usada seria a eletronica de 20W, acho... Mas como não pode ser pra fazer 15 em série imaginei as de filamento, que inclusive estão com a fabricação proibida, de 100W 110V, que era as mais comuns a uns anos.

Outra possibilidade seria ele ter confundido e falado série pq fisicamente vão ficar num cordão, apesar de ficarem eletricamente em paralelo.... Aih 15Lampadas podem ser mta coisa... Depende da lampada... Se fosse Natal já tinha matado a charada !

Mas fica a dica, pra quem for perguntar pelo menos se dar ao trabalho de passar os dados mínimos...

Eu tbm associei lâmpada normal com lâmpada de filamento.

Bom vamos lá,

Vou explicar o motivo primeiro:

Faço um trabalho voluntário (amigos da escola) ensinando informática e electrónica para alguns adolescentes. A escola montou um musical e vai se apresentar e querem fazer uma escala iluminada.

Com alguns efeitos (tipo cascata) no vídeo abaixo tem um exemplo, acho que é melhor ver para entender.

http://www.youtube.com/watch?v=m_asb0jurPE

Agradeço as respostas.

Nem em série nem em paralelo então.

Bem, podes controlar cada lampada de forma independente usando TRIAC ou Relês (um para cada lampada que desejas controlar).

Tenho apenas um disjuntor para toda a iluminação o que significa que de um mesmo "filamento" sai varias variações e esta também é minha dúvida. Mesmo que tenha um relê para cada lâmpada a amperagem não será maior?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço