Pedido de ajuda para um timer ( E proposta ) controlador de uma resistência de fio níquel crome.

Venho hoje, depois de ter lido e pesquisado na web e em todos os tutoriais daqui do LDG, cheguei a conclusão que sem a ajuda de vocês, não conseguirei REALIZAR este projeto sozinho, apenas com pesquisas.

 

Minha pesquisa.

Andei pesquisando e descobri o O circuito integrado NE555P e pensei em usa-lo com o ARDUINO.

Lendo uma matéria do Newton C. Braga, gostei dessa opção abaixo, mas seria preciso fazer adaptações.

Link da matéria completa com varias opções de aplicações. http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/2514-art379....

Newton C. Braga >  Assim. quando se pensa em qualquer projeto em que a geração de formas de onda é necessária, re-tardos, temporizações ou o disparo de dispositivos a partir de sinais de todos os tipos o componente que em primeiro lugar vem à cabeça do projetista é o 555. Este artigo dá apenas uma breve idéia do que se pode fazer com este componente fabuloso, esse componente é insuperável quando se deseja uma temporização até 1 hora ou geração de pulsos de duração constante, ou ainda em aplicações em que precisam ser gerados sinais retangulares de até 500 kHz.

Li um tutorial daqui LDG,  e pensei em usar um relé também: Tutorial: como utilizar o ReleShield com Arduino http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/31-shields/releshield.html

Como funcionaria o projeto?

Quero acionar o aquecimento de uma resistência e de uma ventoinha, seria o seguinte: Uma chave é acionada, dai o timer conta 10 minutos para iniciar o quecimento.

Após esse tempo, inicia-se o aquecimento dessa resistência em conjunto com a ventoinha, a resistência tem potencia de 350 wattz.(pela tabela 400 wattz, dá 3,64 amperes corrente 110v)

Esse processo demora 9 minutos e depois se desliga. ( ou pelo sistema inteligente abaixo )

Este ciclo se repete após a chave ser acionada novamente.

Pensei também em essa chave vir a ser acionada por peso, eu compraria uma balança eletrônica daquelas chinesas, e á adaptaria.  

Constaria na  programação do Arduino, a função para que quando o peso diminuísse, o sistema se desligaria.

É uma secadora de tecidos, em que quando o tecido estiver úmido, ele estaria mais pesado, e o colocando no suporte, este registraria o seu peso úmido, ( memorização dos dados dele úmido ) e ai aperta-se um botão, e o sistema acionaria o processo de secagem, quando a balança atingisse o peso que ele tinha quando seco, o programa, acionaria o desligamento.

E Num aperfeiçoamento futuro, ele enviaria uma mensagem via Bluetooth  ( Classe 1 - 100 mW (20 dBm) ~ 100 metros Alcance)  ao celular do cliente, dizendo que a sua roupa esta seca. E receberia de volta, mensagens de comandos.

Não sei fazer quase nada, ate montar algum circuito do Newton C. Braga fica difícil, se alguém quiser me ajudar, que o faça o mais detalhadamente possível, estou a um ano estudando eletrônica, e estou decepcionado com o pouco rendimento conseguido.

Se alguém quiser, me proponho a paga-lo, mas depois, preciso de um tempo, e com certeza eu pagarei ainda este semestres.

Ofereço 4 mil para o desenvolvimento do básico ( os sistema com a balança )

E 6  mil reais para o sistema com a comunicação Bluetooth ( nos dois casos o suporte incluiria o envio e apoio detalhado, o envio do desenho do projeto no programa, mas as despesas de confeção de placa e compra de componentes seria por minha conta, mas as informações tecnicas, inclusive lista de componentes e incluiria a confeção da fonte. )

Posso ate dar um cheque pré-datado para julho por exemplo.

E poderemos elaborar um contrato especificando a responsabilidade de cada um.

Mas quem quiser só ajudar, com dicas, aceito e fico muito grato nos 2 casos.

E essa proposta fica aberta também para o pessoal do LDG caso interesse e esta aberta a negociações.

Acho difícil, alguém dispor de seu tempo e de seu conhecimento de graça.

É isso ai, duvidas, vão sendo saneadas aos poucos.

Obrigado

Eduardo castellani

miragempro@hotmail.com

Exibições: 1519

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc tem 2 caminhos:

- Discreto:

Usando um integrado que sirva como temporizador. No caso nao acho legal (embora possa funcionar) o 555 pq o capacitor teria que ser muito grande. Perde precisao. Um CD4060 por exemplo ja tem o oscilador e um contador que poderia ser usado como divisor, para aumentar o tempo (multiplicar por 1024 por ex). Com 2 desses vc faz seu circuito. Quanto ao comparador de peso, em algum lugar dessa balanca chinesa deve ter uma tensao proporcional ao peso. Se vc compara ela com um potenciometro ou trimpot vc ja tem seu fim de secagem. Melhor usar um multivoltas para ter mais precisao. 2 Voltimetros simples podem ajudar a fazer ficar apresentavel. Tem voltimetros de painel LCD ja prontos no mercado.

- Microcontrolado:

Aih vc liga o botao, rele, balanca, etc, direto no arduino (ou outro) e faz tudo na programacao. Dispensa os temporizadores externos.

Para sua carga o ideal eh usar um rele facil e barato, como esse: 

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/modulo-rele-10a.html

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/rele.html

OBRIGADO XARÁ, vou pesquisar as suas inf.

abraço

Vou ver se acho algum tutorial que tenha o CD4060

"Não sei fazer quase nada, ate montar algum circuito do Newton C. Braga fica difícil, se alguém quiser me ajudar, que o faça o mais detalhadamente possível, estou a um ano estudando eletrônica, e estou decepcionado com o pouco rendimento conseguido."

Estudando eletrônica a um ano, é um tempo relativamente curto, não se cobre assim por isso. Tem eng formado que se quebra pra fazer algo assim.

Se tiver interesse em desenvolver o produto com PIC, podemos conversar.

Vou mais longe: Tem Phds por aí que não sabem nem se expressar de como querem o resultado de algum projeto porque nunca fizeram nada a não ser "enfiar a b....@" nos bancos de escola e colecionar "Papel Higiênico" com letras em itálico...para enganar os desavisados de que sabem "fazer continhas"...onde bastaria um ferro de soldar e uma tomada 110/220 para mostrar que de eletrônica eles na verdade querem é distância...o negócio deles é por o Paletó no cabide e fazer a secretária "buscar café" e ver onde será a "palestra" desta semana...

E nós pagamos por tudo isso com nossos impostos, podem apostar...

Façam uma devassa em nossas universidades e fiquem abismados com a "produtividade de conhecimento" desses caras (lógico que há exceções...), mas basta perguntar pela palavra "patentes" e ficarão sem respostas à altura...

Triste país...

É AMIGO, em todas as areas da sociedade, estão os usupardores, os sanguesugas da sociedade, o importante é nós, fazermos a nossa parte para equilibras as coisas.

abraço

Pois é, xara, 1 ano é pouco, passa mto rápido. Acredito que vc esteja na curva normal de aprendizado sim. A questão é que esses componentes mais estranhos que vc tem perguntado não são "banais". Se estivesse em um curso tecnico estaria brincando só com resistores ainda... No maximo capacitores...

Vc já pensou na possibilidade de um curso por correspondencia ? 

http://institutouniversal.com.br

http://www.institutomonitor.com.br/

EDUARDO, Estou desenvolvendo um projeto tambem, só que na teoria, pois na pratica, tenho as partes não eletronicas dele.

É dificil dividir o dia para dar tempo para tudo, mas com a insistencia e perseverança, conseguirei. ( acho eu )

Acho que vou fazer um curso a distancia, on line, onde possa fazer perguntas.

abraço

Com arduino, um relogio e alguns esquemas eletricos, é facil de montar seu projeto.

Abs

Oi Rodrigo, pode ser facil pra ti, não pra mim, ma sum dia será.

Essa sua secadora trabalharia com quanto de peso ?É industrial ?

Oi Almir, o peso será variavel, de 1 quilo a 5 kilos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço