Quem tem interesse em fazer um projeto de uma fonte de energia barata e renovável :?

Olá pessoal.

Tudo bom ai eu sou novo por aqui e gostaria de achar pessoas que queiram fazer um pequeno projeto de um sistema eletrico que gere energia com uma pequena escala basicamente um gerador de energia.

se estiver alguem interessado em participar entre em contato que dou mais detalhes.

Sou de Recife - PE e gostaria que os parceiros para este projeto fosse da região para facilitar contato.

Obrigado.

Exibições: 3865

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Qual é a fonte de energia ?

Vento,marés,solar ?

Olá a fonte seria Vento por enquanto.

mais quero saber também as proporções de força. se o tamanho da bobina influi na quintidade de energia

e se a velocidade também.

Sim.As duas variáveis estão diretamente associadas.

Quanto maior a bobina,maior será a força contra-eletromotriz ,então,precisará quantidade maior de vento

para produzir o torque.Com o aumento da potencia,a velocidade pode ser aumentada.

qual tipo de bobina geraria uma energia de 220v ?

So pesquisando as variáveis

Tamanho de bobina;

velocidade do vento

tamanho de helices.

etc....

Olá.

   Queria fazer um comentário meio paralelo, mas acho que vale como informação geral...

Fatos: 

- Energia heolica (vento) é mecanica;

- Energia solar é termica e luminosa;

- As maiores perdas acontecem quando vc tenta transformar um tipo de energia em outro. Ou uma tensão em outra (inversor).

- Normalmente gastamos a maior parte energia na forma de calor, luz ou movimento. (fora da lista estão só os eletronicos).

- Os eletronicos, em geral, podem funcionar também com 12v (com um regulador chaveado eficiente isso vira qq tensão DC).

Então um jeito de maximizar o aproveitamento da energia captada seria tentar ulilizar ela do jeito que veio, sem transformar.

Por ex:

- Geladeira heolica: Colocar um eixo que traz a energia lá da pá do catavento até seu compressor;

- Bomba heolica, idem, acionada direto pelo eixo do catavento;

- Aquecedor solar (esse é o mais comum);

- Iluminação solar (esse é meio fraco pq só funciona de dia... O que vi mais interessante é um pessoal demonstrando furos no teto com garrafas pet cheias de agua. Formam como que uma fibra otica grossa que traz a luz e espalha.)

- Aparelhos 12V.

Etc.

Nesse conceito vc só precisaria ter um inversor para os eletronicos que não trabalhem em DC. Tudo que fosse motor (podem ficam todos na cozinha) seriam acoplados mecanicamente ao eixo do catavento. Tudo que fosse aquecedor seria diretamente com o sol. E só precisaria de inversores (transformar em AC) para um ou outro aparelho que não funcione em 12V (no caso vc teria que comprar aparelhos com entrada 12V. Em Manaus por ex tem sempre um sendo oferecido nas lojas).

Voltando ao titulo, fica a pergunta: Num universo de: Captação solar, captação heolica, controle de carga, armazenamento (baterias), reguladores, inversores, motores, aparelhos eficientes (lampadas LED), etc, por onde começar a fonte de energia barata e renovável ?

Eduardo,

suas considerações são perfeitas. Estou com um projeto de energia solar. Já está rodando mas percebo bem o que disse. Tenho um grid tie para transformar 12v em 220v com uma eficiencia de 90%. Então esta perda realmente acontece.

Eu queria usar para mover uma bomba de água mas não encontro uma de  boa vazão de doze volts.

Vamos discutindo.

Esses 2 karas tem muitos motores 12 (e 24) V.

Será que não daria pra por uma bomba dessas com eixo acoplado com um motor 12V ?

Bomba pronta 12v em geral realmente é pequena.. 

www.motron.com.br

www.lavill.com.br

Legal mesmo seria conseguir uma bomba acionada com correias e colocar 3 polias. 2 com catraca. Assim a que girar mais rapido aciona a bomba... Aih a heolica bombeia por ex de cheio a meia caixa. Se baixar mais que isso entra o motor eletrico.

Pra fazer um eixo virando fica tb mto mais facil se as pás forem desse tipo:

Muito bom estes site tiram algumas conclusões sobre o que estou querendo fazer ... mais se montasse a bobina não seria melhor para sair um custo menor e o motor poder ser reciclável independente da voltagem por que ai colocaria um transformador de baixa voltagem para alta voltagem.

entendeu?

Eduardo, tenho a impressão de que se você usar uma turbina Tesla ligada ao eixo de um motor elétrico, com o fluxo de água no sentido inverso, criaria uma entrada de água com baixa pressão e uma saída com alta pressão. Ela funcionaria como um "estilingue" de energia, só não sei se esta energia seria suficiente pra obter a coluna d'água que você precisa.

Muito boa explicação ... estou precisando de mais .. mais detalhes como este que você falou .. agora me esclareceu muitas coisas e estou indo ao caminho certo deste projeto por que pretendo ver se a energia seja sustentável por ela mesma no caso, o motor onde será colocado a bobina sairá a energia que o alimentará também então só vou precisar colocar uma bateria para dá a partida inicial.

e a Capitação será heolica mais de um modo infinito.

Eduardo,

adorei os sites que mandou. Eu quero aproveitar essa energia renovável solar para usar na bombeamento de água.No video abaixo encontrei uma bomba de 24.000L/H a energia solar.

Entendo que ela usa a energia sem conversão.

https://www.youtube.com/watch?v=A-lSiyaphiY

Queria sua opinião.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço