Boa noite pessoal, meu patrão está financiando meu Hobby para eu fazer um contator de sementes para ele. Como não quero ter gastos excessivos com o projeto, preciso da ajuda de você para saber qual sensor comprar.

Abaixo segue um simples esboço de como eu imagino o projeto:

Traduzindo: as sementes passarão por um "cano" de seção retangular de aprox. 2x3cm, e imaginei utilizar 2 sensores IR na parede menor para ter mais precisão de leitura. O quadrado amarelo do centro representa uma semente de milho caindo. Passarão de 2 a 30 sementes por segundo dependendo das condições de operação. No projeto final preciso dos intervalos de tempo entre cada semente que foi captada para saber o quão próxima elas estão.

As dúvidas são:

- Qual sensor seria ideal para isso? (Pretendo comprar LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO).

- Pelo fato de precisa apenas de um sinal independente da intensidade eu posso ligar em uma entrada digital ou precisa ser necessariamente em uma analógica por ser um sensor de movimento?

Obrigado pessoal,

Aguardo respostas.

Thiago

EDIT: 

Primeiramente eu gostaria de agradecer a atenção e o interesse de todos. Obrigado mesmo!

Agora vou explicar melhor o processo:

Gostaria de deixar claro que não tenho formação nenhuma, muito menos experiencia, nesta área de agricultura. O interesse surgiu quando eu iniciei meu estágio de graduação (Engenharia Química) em uma indústria que produz discos de plantio e implementos para plantadeiras. E lá eles possuem um sistema de análise de sementes, para averiguar quais discos são indicados para determinadas sementes. E essa "averiguação" é realizada utilizando o sistema que postei uma foto na página 2, composto por um reservatório de sementes, um sistema que roda o disco que está sendo testado juntamente com a esteira para simular as condições de plantio (velocidade da plantadeira de 5km/h e quantidade de sementes jogadas por metro). 
O problema do processo são os erros de operador, pois a contagem de sementes duplas e falhas é feito visualmente enquanto a esteira se movimenta por 50 metros, então temos problemas de interpretação e atenção do operador (acreditem, é muito exaustivo repetir o processo um dia inteiro).

Foi quando eu tive a ideia de automatizar o processo, primeiro para ser menos exaustivo para o operador, segundo para aumentar a precisão (pois a esteira poderia rodar por mais metros, aumentando o realismo) e terceiro, para tentar diminuir o sistema, pois se a contagem fosse realizada no "cano" que entrega as sementes para a esteira não haveria necessidade de 3m de esteira mais.
Eu não tenho base nenhuma de eletrônica, mas sou bom autodidata. Meu forte é a programação, trabalhei muito com isso na graduação, e eu tenho plena consciência que a partir do momento que eu encontrar o sensor que seja capaz de identificar cada semente o problema maior vai ficar todo para a programação, mas nesse quesito é aonde vou me divertir, pois tudo será um hobby para mim.

Qualquer dúvida, continuo a disposição. E mais uma vez: Obrigado!!!

Exibições: 14651

Responder esta

Respostas a este tópico

Algumas perguntas obvias:

A)Para que se precisa contar unitariamente as sementes ?

B)Isso não pode ser por peso ?Ou seja,se cada semente pesa 0,25 g,então 1g terá 4  sementes.

Veja a resposta do Sidney.
Para sementes bem pequenas deve ser com peso, mas o principal d projeto é a contagem de milho e soja, que devem ser unitárias.

Valeu!

Eu também achei interessante o projeto.

Tenho vários interesses. No meu alimentador de porcos usei o tempo para medir  a quantidade de milho despejada.

Você vai usar em uma plantadeira? Como será feita a alimentação deste funil? Será um fluxo contínuo?

Bingo! 
Não será em uma plantadeira propriamente dita, será em um simulador de plantio, quero fazer um sistema de contagem de sementes duplas e falhas, coisa que é feita por um operador e é muito propicio a erro humano e exaustivo. A alimentação será igual a uma plantadeira, todo o sistema de disco, reservatório, etc. Aquele "funil" representado é o condutor que leva a semente até a esteira do simulador. Sacou?
Tem alguma sugestão?
Valeu!

Para quem não entende: Duplas são quando uma semente cai muito próxima da outra ao solo, e falhas é um espaço sem semente, ou seja, duas sementes muito distantes uma da outra.

Desse jeito acho difícil você conseguir contar quantas sementes estão passando pela seção do sistema. Com uma barreira de luz (e não sensores paralelos ao emissor como mostrado) a coisa começa a fazer sentido.

É exatamente isso que eu preciso, de ajuda com os componentes iniciais, pois meu chefe vai pagar o investimento, então não posso comprar coisas desnecessária. É por isso que estou incomodando vocês sem ter as peças em mãos ainda.
Quanto mais específico vocês forem, seria melhor, obrigado!

Olha Thiago, quais componentes usar é por tua conta. Vai das especificações do teu projeto, limitações de custo, espaço, complexidade de desenvolvimento.

Podes usar desde uma micro célula de carga até uma câmera 3D pra fazer essa contagem.

Mas está ai o porém, eu preciso entregar um orçamento do que vou precisar, não posso sair comprando vários sensores e testar o melhor. Não que eu esteja pedindo qual é o perfeito para o projeto, mas simplesmente algo que funcione.
A primeira coisa que pensei foi um tanto besta, mas imaginei que funcionaria.
Pensei em forrar as paredes com sensores IR, calibrar o arduino para o sinal do sistema estático e qualquer mínimo sinal que ele recebesse identificar como sendo uma semente. Mas parece algo modesto de mais para mim, queria a opinião dos mais experientes.

O problema é que a novidade, o desafio, do projeto é realmente um sensor que consiga fazer o necessário...

Acho que vc não tem como fugir da etapa de testes...

O que mais dificulta é o fato dos milhos cairem no meio de um espaço grande. Se fosse possivel colocar como uma grelha que direcionasse por canos (uma fileira, por ex) e eles ficasse alinhados já seria mais facil... Como um monte de funis (funils ?? Funius ??? hhehe) (acredito que 1 só não daria).

Aih com eles alinhados fica fácil. Um sensor otico ou capacitivo barato de mercado já funcionaria uma blz.

Vc acha viável uma peça mecanica pra alinhar eles ??

Já pensei nisso também, é outra alternativa que posso tentar, veja abaixo como eu imaginei. Mas também pensei se realmente teria muita diferença entre um sensor contando sementes em um caminho mais estreito ou dois contando em um caminho mais largo. O que você acha?

Google SketchUp, bem simples de mexer, mas eu sou iniciante no programa hehe

Oi Thiago,   como sensor, do fornecedor que vc prefere, eu escolheria o:

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Não sei como sementeadeiras funcionam, mas aconselho a forçar os grãos a passarem em fileira, um por um, pelo sensor. Eventualmente com um motor "chaqualhando" o alimentador para não engriparem.  O Arduino pode contar e medir o tempo entre eles tranquilamente.  Para agilizar coloque mais de um 'contador' em paralelo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço