A algum tempo quero fazer um desse, mas ta me custando alguns neuronios, tanto na parte do programa quanto na parte de elétrica, andei pesquisando na internet porém não encontrei um projeto esclarecedor, únicos layouts que encontrei foram simples exemplos explicativos de uma ponte de diodos para retificação e igbts para fazer o chaveamento.

Gostaria de saber se alguém já se aventurou em construir um desses.

Estarei iniciando o projeto logo e postarei aqui sobre resultados.

Exibições: 63749

Responder esta

Respostas a este tópico

interessante...

Também tenho muito interesse nesse projeto...

Eu também. Tenho um motor que será utilizado em uma centrífuga de extração de mel.O motor não tem controle de velocidade e é importante para o projeto.


Vamos pesquisar juntos.

ola pessoal,

esse é um progeto de Newton C. Braga  http://www.newtoncbraga.com.br/

O circuito de Newton C. Braga utiliza um TRIAC, e portanto consiste num controle de onda completa de estado sólido bastante eficaz para motores de até 1 HP de potência na rede de 110V e o dobro na rede de 220V.

Olá  Claudio e Sidney

Encontrei aqui em meus guardados uma versão melhorada do cicuito apresentado pelo Claudio

Trata-se de um circuito para controle de motror AC, publicado pela Elektor Eletronica No.24 de julho de 1988, bastante antigo ...rsrsrs e assinado por  M. Junghans

O importante ai para mim é que o controle da velocidade independe da carga, a velocidade do eixo do motor sera constante, mesmo variando a carga,  vejam o detalhe da realimentação

O circuito pode ser facilmente sofrer um UP Grade para os nossos tempos

 1 - substituir o trafo de pulso por um optoisolador

 2 - O led emissor/receptor por um foto interruptor.

 3 -  O CI  TTL por um CMOS ou melhor ainda por um microcontrolador.

abraços

Neste exemplo voce esta dimerizando a carga, bem diferente de um inversor de frequencia

Olá Everton


Assim como os demais colegas aqui que já se manifestaram tb tenho interesse nesta area. Onde seria usado o seu inversor, Qual a potencia de saida almejada e tensão de entrada e saída ?


Meu interesse é para controlar um motor de indução trifásico de 1/2 HP a partir de uma tensão  monofásica de 220 VA

Abços

O CIRCUITO DE NEWTON C BRAGA NAO É PARA MOTORES TRIFASICO

Olá, Everton.

Antes de mais nada seria interessante vc falar que motor pretende acionar.

Tipo e potencia.. 

Eu não entendo mto de motores, mas existem basicamente 2 tipos:

(Não sei o nome de um e outro, por favor alguem complemente...)

1) São os que rodam dependendo da FREQUENCIA da rede, cuja velocidade é determinada por ela. O acionamento deles é mais complicado pq vc precisaria de uma senoide gerada com uma determinada frequencia (60Hz = velocidade original, 66Hz = 10% mais rápido). Se vc tentar frear a corrente aumenta para manter a velocidade. Sem carga eles rodam livres e silenciosos (vide motor de esmeril). Esse aparelho que gera uma senoide de frequencia determinada é o Inversor de Frequencia e pode ter um potenciometro graduado em RPM para controle.

2) Tem a FORÇA/torque determinada pela TENSÃO/corrente. se vc coloca uma carga ele reduz a velocidade. Assim são os eletrodomesticos em geral. O controle nesses casos não é de velocidade e sim de torque. Vc faz isso como quem dimeriza uma lampada (circuito do Newton C Braga). só que não pode graduar seu potenciometro em RPM.... Vc regula e qdo coloca a carga a velocidade cai... Aih entra o outro circuito mais complexo, que faz uma realimentação (compensação).

Por isso vc não precisa de um inversor no seu ventilador pra controlar a velocidade...  Mas tente ligar sem a helice !! Ele dispara...

Bem amigo, pelo que eu sei, um motor normal de corrente alternada, se eu aumentar a frequencia, automaticamente aumentará sua rotação. Quanto a corrente do motor, pretendo fazer um inversor para 1.5A

Sim, os normais são os do tipo 1) que listei.

Só queria alertar que esses circuitos simples estilo os do Newton Braga só servem para os do tipo 2).

Dei uma olhada nos circuito e vi que o caminho é esse mesmo. O principal é sim saber a potencia do motor pois o inversor trabalha em cima disso. devo lembrar que a corrente interna do circuito de um inversor é maior quando a frequencia é menor da nominal do motor (60Hz).

circuito de controle de potência trifásico

com transistor unijunção. Os SCRs devem ser de acordo com a potência da carga controlada e para o transistor bipolar podemos usar um 2N2222. Os diodos D4, D5 e D6 são de acordo com a carga e os demais podem ser 1N4007.

NEWTON C BRAGA

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço