Galera.

Tenho um kart e gostaria de desenvolver um dispositivo de telemetria com o arduino, não sei se diria telemetria, mas sim um aparelho parecido com os usados atualmente LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO.

So que faria algo mais implementado, com indicador de velocidade, precisaria mapear na pista alguns pontos especificos para que eu possa medir o tempo entre cada um deles (igual na formula 1, onde eles vao medindo de ponto a ponto e veem onde foi mais rapido), pensei nessa parte com um shield GPS (é possivel?), a mais colocaria um indicador de marchas (nao sei como poderia ser feito), pensei em algo direto no cambio do motor (motor de moto), mas pode haver erros, pois algumas vezes o cambio vira mas não chega a engatar a marcha. Por último, um indicador de RPM do motor e temperatura, daria pra utilizar o próprio cabo que sai do motor (RPM) e conectar de alguma maneira ao arduino??

Att

Exibições: 10822

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem programas como o http://www.trackmaker.com (tem versão free e paga) que se vc plugar um GPS na serial te permite acompanhar em tempo real no mapa onde vc está com velocidade, etc, etc.

Isso não serial interessante ?? Apesar de que não faria boa parte do que vc quer...

Com um par de Xbee no modo transparente vc consegue fazer os dados do carro chegarem no PC. (depende da distancia precisa de um Xbee melhor..).

Vc pode ainda pegar esses mesmos dados e mostrar num display.

Quanto a ler o RPM, Marcha e temperatura...

RPM vc pode ler da bobina (primário), se for 1 vela 2 tempos vc vai ter que multiplicar por 2. Melhor por um optoacoplador. Para ligar no cabo que sai (se entendi é mecanico) vc vai precisar de um encoder. Na falta um motorzinho de brinquedo pode quebrar o galho... qdo vira gera uma tensão.. Mas teria que fazer umas contas ou tabela pra calibrar.

Se vc colocar um encoder na roda vc tem a velocidade.

Se vc fizer uma conta RPM/Velocidade vc tem a relação, daih vc pode concluir a marcha. Melhor saber quando está pisando na embreagem ou no neutro pra não escrever absurdos. Desse jeito quando estiver desembreado vc não sabe a marcha mas como é motor de moto não dá pra "contar junto" as trocas de marcha (colocar só um sensor de up, down e neutro) ?

Se vc quer que ele indique "real engate da marcha" aih é complicado. Colocar um sensor dentro do cambio é critico...

Qto ao GPS, será que tem precisão ??? Normalmente o erro é meio grande para quem quer medir centesimos de segundo. Vale tentar... Acho que mesmo impreciso pode gerar muitos dados interessantes.

Também se quiser melhorar a precisão (acho que F1 usa isso) procure por DGPS. Acho um exagero para o caso mas seria um sistema de "calibração" pra GPS em tempo real. 

Eu acho que GPS, a não que fosse usado numa pista grande out-door não daria resultado.

O que vc poderia fazer é colocar portais com leitores RFID para ler a posição do carro e "interpolar" com base na velocidade para dar a posição atual. Ficaria bem preciso.

Quanto à telemetria, faço minhas as (excelentes) dicas do Eduardo.

Boa tarde Eelipe

Estou com um projeto parecido, gostaria de saber em que ponto esta? podemos trocar idéias. vlw

Boa tarde Eduardo

Estou com um projeto parecido, gostaria de saber em que ponto esta? podemos trocar idéias. vlw

1)Você quer construir um velocimetro ?

Solução:O módulo gps fornece o código NMEA.Um dos dados é a velocidade corrente.

2)Pode haver possibilidade de ler a rotação do motor usando os seguintes metodos:

a)Sensor de efeito hall;

b)Sensor usando luz (efeito de pulsação da luz)

Galera:

  1. Delay do GPS (em torno de 1seg e nunca estável)
  2. Erro (deslocamento) entre 5-10 metros
  3. Não funciona em ambiente interno.

Quanto a telemetria, o cambio que usas tem entrada pra velocímetro (não entendo de mecânica de motos)?

Tem bobina de ignição? Se tiver consegues a RPM ali.

Temperatura: um sensor automotivo (deve ter em motor tbm) serve.

Marcador de Volta: Tags de RF-id na pista

Ler isso tudo por um arduino e jogar para outro arduino conectado a um PC: moleza! Usa um transceiver da Nordic de 2.4Ghz, zigbee,...

Precisaria conhecer mais do teu Kart pra ser mais detalhista.

O ambiente de uso seria externo.

Em relação ao GPS, eu consigo marcar pontos especificos na pista para fazer a medição do tempo?

Sobre o erro, está correto esse meu pensamento, imagine que eu demarquei dois pontos A e B, só que no mapa do GPS, esses dois pontos estão em X e Y (não estão na exata posição demarcada manualmente), mas o mais importante seria, se o ponto A e B tivessem uma distância de 100m entre eles, o ponto X e Y terão essa mesma distância?

Att

Ah e sobre RFID, há alguma outra maneira? pois a distância da tag para o leitor pode ser mais de 5 metros, e o RFID nessa distãncia sairia muito caro, não?

É, o RFID a uma distância maior que 50 cm não fica barato. Quanto à sua pergunta sobre o uso do GPS, a resposta simples é: só testando. Eu já fiz uma aplicação Arduino+GPS e o erro girava em torno de 10 a 15 metros, mas era (quase) sempre numa mesma direção, ou seja, com alguma inteligência no software pode-se conseguir o efeito que vc quer.

De repente poderia ser considerada inclusive uma solução híbrida, um portal RFID na chegada para aferir as leituras do GPS, por exemplo. Ou então algum outro mecanismo que permitisse identificar a passagem do carro em um determinado ponto.

O preço de um produto seria inviável, teria que da "um jeitinho", mas o DGPS resolveria...:

http://en.wikipedia.org/wiki/Differential_GPS

Basicamente vc teria que colocar um GPS fixo e que saiba qual é a coordenada exata de onde ele está. Ele ficaria mandando (Lido-exato) em um formato que o receptor de GPS entende (vide manual do GPS). Isso poderia ser feito pelo mesmo rádio Xbee (Zigbee) pq ele é bidirecional.

Assim o GPS faz uma correção na leitura. Teoricamente o erro no receptor fixo é o mesmo no outro móvel. (Isso certamente não é bem assim se vc tiver obstaculos e correndo...) 

Se vc fizer um arduino que le um GPS e manda sinal DGPS vc tem em maos um produto mto comercial...

e em relação a marcação de pontos para analise de tempo, qual solução para isso?

Felipe, uma outra solução para a posição do kart poderia ser acelerômetro+giroscópio, sozinhos ou combinados com o GPS. O pessoal que faz VANTs usa esse tipo de solução.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço