Boa tarde galera, 

ontem chegou da china um arduino nano v3 que comprei pelo Deal Extreme. Ontem quando fui testar ele com o exemplo Blink deu o seguinte erro: avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding 

Pesquisei na internet e achei no mesmo link em que comprei ele, o cara falando que não veio com o bootloader. E passou o seguinte link para gravar o bootloader: http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP

Fiz como esta falando no tutorial liguei todos os pinos corretamente. E novamente mais um erro apareceu: avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x15

 

Procurei na internet, e alguns dizem para colocar 3 x 330 ohm entre 5V e Reset, e outros dizem para colocar um capacitor de 10mF entre o reset e gnd. Fiz das duas formar e o erro era o mesmo.

 

Alguem tem uma ideia de como gravar o bootloader no arduino nano v3.0? Pelo os exemplos que citei nenhum funcionou, o arduino nano tem os pinos de ICSP como o do duemilanove. Se alguem tiver uma ideia que funcione e que não gere custos altos, poste aqui. 

Muito Obrigado!

Camilo de Lellis Barreto Jr.

Blog: http://roboticlabview.blogspot.com

Exibições: 19952

Responder esta

Respostas a este tópico

Olha.. meus PRO-Mini (é praticamente a mesma coisa, mas sem FTDI) vieram com o bootloader,

Quanto ao processo de gravação, o capacitor vai no arduino que ta rodando o Sketch do GravadorISP (esse sketch ta nos Exemplos da IDE). Já o Arduino a ser gravado, só vai aquela pinagem do SPI.

Foi isso que você fez?

então é isso, é que o "gravador" não pode reiniciar, por isso o capacitor. Já o arduino a ser gravado, precisa, tando que o reset é conectado ao pino 10 do "gravador".

isso:

On the Arduino Uno, you'll need to connect a 10 uF capacitor between reset and ground (after uploading the ArduinoISP sketch)

Boa noite Camilo, sou novo na area de programaçao em arduino, estou com dificuldade para gravar no arduino nano v3.0  o mesmo veio sem bootloader , quem puder me ajudar a fazer a programaçao fico grato.

clovis_tico@hotmail.com

Uma boa noite a todos

Muito Obrigado, tive o mesmo problema, e agradeço muito por essa explicação, me ajudou muito, apenas você trocou(na imagem) o Arduino gravador pelo Arduino à ser gravado e vice-versa... mas tirando isso explicação muito boa, me ajudou bastante, Obrigado;

Bom dia Camilo

fico agradecido pela explicaçao, não ficou nenhuma duvida,

porem fiz todo o procedimento, e o mesmo não funcionou,o pior é que comprei 2 unidades do mesmo no dealextreme o modelo é arduino nano v3.0 (arduino compatible) comprei tambem uma outra Arduino UNO essa não me deu problema funciona perfeito OBS; Será que estou colocando o modelo errado no Programa? na caixa de ferramentas o modelo que  estou usando é Arduino nano w/AT mega328, a versao do programa é 1.0.1  preciso fazer  Download de algum driver especifico? o erro que aparece é avrdude: st500_getsync(): not in sync: resp=0x00

lembrei, coloquei o capacitor de 10mf,vou tentar novamente , na IDE 022 tambem não de certo vou tentar na IDE 023 ,mais tarde eu tento novamente ,

tenho que resolver um problema,ja volto,assim que eu tentar aviso se deu certo

fico agradecido pela sua atençao;

 

teu Nano ta resetando (pisca o led da i/o 13) durante a tentativa?

boa tarde Jonatas, desculpe nao responder vc naquela hora,quanto a pergunta o led 13 nao pisca

 

Olá pessoal.

Tive os mesmos problemas que vocês, 2 Nanos do DealExtreme.

Tenho um amigo que está na mesma, também com 2 unidades.

 

Esse tópico do Camillo foi decisivo pra resolver o problema mas reparei que muitos não conseguiram (assim como eu na primeira tentativa).

 

Acontece que tem uma falha no esquema que o Camilo gentilmente postou. Os Arduinos estão trocados (gravador e gravado). Reparem na targeta amarela que está sobre as placas, escrito em inglês. O Camilo, ao fazer o apontamento em português acabou trocando as indicações.

Fazendo essa correção, nem usei o capacitor no reset.

 

Tá funcionando belezinha, só que não aparece na COM como o Uno, nomeado. A COM permanece apenas numerada, tipo: COM3.

 

Boa sorte. Abraços.

 

Rafael

realmente, para outros modelos que não o nano o capacitor não deve ser utilizado. ja comprei vários nano no DX e gravei todos os bootloaders usando esse esquema.

boa sorte galera.

Vlw, muito obrigado pela dica... Sem essa dica não teria conseguido gravar o Bootloader no meu Arduino Nano...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço