ler dados seriais de um equipamento qualquer com arduino

 Olá pessoal, fiz uma busca breve e não encontrei nada a respeito, gostaria de saber se é possível montar algo com o arduino, um LCD 16x2 e cabo serial RS232 ou RS485 para ler dados de determinado equipamento, minha idéia é apenas monitorar sinais ou histórico de falhas, sei que para alterar parâmetros seria um código bem mais trabalhoso, por isso que apenas ler dados seriais.

 se alguem ouder me ajudar ou indicar algo a respeito fico muito agradecido.

caso seja necessário meu e-mail erickdsg@gmail.com

Exibições: 1926

Responder esta

Respostas a este tópico

O seu equipamento já tem uma saída RS232? Que protocolo o equipamento fala, modbus?

É possível sim montar um Arduino com RS232, mas dependendo do protocolo talvez seria mais fácil usar um PC com ScadaBR ou até um roteador desses comuns com um Linux instalado (que é exatamente o que estou fazendo agora)

Erik,

O que voce está querendo montar é conhecido como sniffer de porta serial, e  normalmente é um cabo com conectores que são ligados à rede que se pretende monitorar usando um PC, pois a quantidade de dados é relativamente grande e existem inúmeros protocolos a analizar, coisa que fica difícil de fazer em um terminal com display 16x2. Tem vários programas que fazem isso e que podem ser baixados da net pra isso.

É só pesquisar no google por "serial sniffer".

Abraço

 flw marcos e felipão, to dando uma procurada agora no google. o problema é que não tenho um laptop e por isso tive a idéia de fazer com o arduino, apenas para ler falhas de determinado equipamento.

com esses sniffer eu lerei dados aleatórios ou é possível acessar menus e submenus para buscar alguma informação?

Erik,

O sniffer serve para ler o tráfego em uma porta serial, para acessar menus voce tem que usar uma IHM, que esteja parametrizada para monitorar o seu sistema.

 então mano, é isso mesmo que desejo, quero apenas monitorar eventos em determinado equipamento, sem fazer intervenções e queria fazer isso com o arduino, o tal equipamento possui um IHM mas este não é comercial, por isso eu quero conseguir de alguma forma apenas ler histórico de falhas.

se puder me ajudar de alguma forma...

vlw.

Eu acho que a confusão é por causa da palavra "monitorar".

Esse equipamento já está ligado em um PC pela RS232, e você quer monitorar o que passa entre o equipamento e o PC? Ou você não tem nada ligado no equipamento hoje, e quer extrair dados da máquina e mostrar no LCD?

Manda mais informações sobre o q vc quer exatamente, e assim a gte pode te ajudar da melhor forma possível!

Pois então, seria necessário reunir uma série de informações pra isso, como os parâmetros da porta serial(baud rate, paridade, numero de start e stop bits), protocolo usado, etc. Se esses dados não forem disponibilizados no manual do fabricante, fica difícil, pois teria de ser feito primeiro o monitoramento do tráfego de dados entre o equipamento e a IHM e tentar decodificar usando os protocolos conhecidos, mas se neste equipamento foi usado um protocolo próprio, fica bem mais complicado.

Uma tentativa para se descobrir alguns alarmes e mensagens seria o seguinte:

1 - Instalar o sniffer para monitorar a porta.

2 - Verificar o tráfego quando está tudo normal. E salvar essa sequencia de dados em um arquivo de texto para que possam ser comparados aos dados dos testes seguintes.

3 - Provocar uma falha no equipamento e ver a sequencia de dados enviados e comparar com os dados no estado normal para ver se consegue identificar o bytes ou sequencia de bytes que mudam quando um determinado alarme é acionado.

4 - Repetir o procedimento 3 para todas as condições de alarme e de funcionamento do equipamento.

5 - Identificar a sequencia de bytes enviado para cada condição.

6 - Montar um sketch no arduino que fica monitorando o trafego da porta e quando ele identificar uma sequencia de dados identificada no passo 5 imprimir na tela do display o alarme ou mensagem correspondente.

Como pode ver, é um tanto trabalhoso.

 parece mesmo trabalhoso, e pelo que entendi estaria criando o código de falhas nesse histórico, e não lendo um código programado pelo fabricante né!

 achei que era só fazer algo que pudesse conectar e receber os dados enviados pelo conector.

então os dados não ficam lá disponíveis, temos que fazer esse hardware perguntar ao dito cujo oque ele está sentindo, se é dorzinha de cabeça ou cólica menstrual? é isso?

Pois é, tudo vai depender do protocolo usado pelo fabricante...

Como o Marcos disse, depende do protocolo. Mas se vc tiver o manual do fabricante fica bem mais fácil. Eu tive o mesmo problema e demorei uns 2 meses para conseguir extrair algumas informações, mas quando consegui o manual ficou muito mais fácil.

Você pelo menos sabe o protocolo? Se é ModBus, por exemplo?

Erick,

Afinal, qual é o equipamento que voce quer hakear? Põe as informações pra gente poder ajudar.

 marcos, respondi em mensagem privada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço