Quatro Patas  com 3 servos em cada uma , esse projeto foi meu primeiro projeto com robótica eu ainda sou leigo não tenho  um a base forte nas áreas  de eletrônica, mecatrônica  tudo que sei eu li na internet  e assisti vídeo aulas .

Gosto de compartilhar  minhas ideias  desse tipo de estudo com as pessoas acho que falta  isso em nosso País estudo direciados como por exemplo   robótica ,astronomia dentre muitas outras áreas que realmente são magnificas bom , vamos  la vou mostrar para vocês como é  simples a construção de uma robô vemos  varias pessoas  com seus  hexapods ,drones e ficamos maravilhados pensando "aff "não consigo fazer isso mais  eu sou prova  que mesmo sem saber nada com  o básico e possível começar .

Matérias Usados 

*Chapa de acrílico:(não vou especificar o tamanho por que e possível fazer do tamanho que quiser basta ter servos potentes ) .

*12 Servos Motores .

Modelo :  Tower pro 48g engrenagem Metal Servo MG995.

Torque:13kg (4.8v/cm).

Torque: 15kg(6.0v/cm).

* Alumínio: ( também não vou especificar tamanho isso vai ao seu critério) .

*Diversos: (Parafusos,porcas,furadeira,dremel,furadeira,tico-tico).

*Placa controladora : SSC-32 lynxmotion.

*Fonte 9V.

*SEGUE A BAIXO AS FOTOS DA MONTAGEM 

Essa chapa pode ser de Acrílico ou PVC.

(começando a fazer o protótipo do corpo)

Foi feito  o corte nas quatro extremidades para  colocar os motores como eu disse  esse tamanho vai depender do motor que você vai usar .

Começando a projetar a base das pernas .

A base  esta sendo usada para  juntar  2 servos em posições diferentes foi usado uma braçadeira para segurar eles .

ADAPTAÇÃO DOS MOTORES

Os servos por padrão vem com rotação apenas de 1 lado para  fazer essas pernas sera necessário fazer com que o servo gire seu corpo inteiro não apenas a engrenagem com isso foi necessário fazer uma adaptação para que o servo gire inteiro .

Essa foi a Peça usada você pode usar a sua criatividade  e se quiser comprar  essas adaptações prontas, elas vendem em sites de robótica especializados .

ARTICULAÇÃO DA PERNA 

Para a perna  foi feita uma peca em metal(Alumínio) para sua articulação.

CORPO  COM SERVOS 

CRIANDO A  PARTE FINAL DA PATA DO ROBÔ 

CORPO COM A PATA 

CORPO COMPLETO 

Vou postar  o link dos videos da movimentação do robô .

Link Dos vídeos :

 

https://www.youtube.com/watch?v=RUx-if-oOUc&feature=player_embe...

https://www.youtube.com/watch?v=i_zYQLiC6v0&feature=player_embe...

https://www.youtube.com/watch?v=qFamnij1Oag&feature=player_embe...

https://www.youtube.com/watch?v=SjNyK5m0YXo&feature=player_embe...

https://www.youtube.com/watch?v=fnfPODE7QWk&feature=player_embe...

Exibições: 18479

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara parabéns.Muito bom seus projetos!!!!!

Mas Diego, esse ainda também não é o seu... né?

nao esse um projeto de como fazer e de um amigo meu ..frances faco parte de uma comunidade de robotica gringa faz 2 anos ela discutimos alguns projetos em parceria  e esse e do fox  um amigo meu la . problema de fazer um desses e o custo no brasil fica caro ele vai me enviar os motores  embreve  vou fazer um para  apresentar apara voce e para a faculdade .Quando eu finalizar meus projetos certeza que  vou por no topico heheeh.. meu robo  hexapod ou quadrupede heehhehe . abracao amigo bom fim de semana .

É,não são seus esses projetos mas as fontes de onde eles vem são boas hein!!!!Muito bom a apresentação desses projetos pois estes podem nos dar idéias para a construção de novos protótipos.Abraço!!

com certeza Leandro eles estao me ajudando muito na construcao dos meus  acredito que no maximo mais 1 mes eu ja tenha  feito boa parte do meu robo ainda estou aguardando chegar  dos Estados unidos os motores mais vou tirando foto a foto das partes  em acritoc que estou fazendo . 

Blz.

Estou fazendo algumas experiências com arduino para poder pegar mais o jeito com ele,depois que eu estiver mais familiarizado com ele vou partir para alguns projetos desse tipo.

O projeto está ótimo, muito legal.

oq e aquela peça atraz do servo?

um adaptador para  fazer o servo girar  360°

vc sabe o nome man ?

Cara, você nem sabe mas acaba de me mostrar como resolver a mecânica duma aranha robótica (8 pernas + 2 queliceras!).

E resolveu bonito, porque esse sistema mecânico aí é absurdamente simples de fabricar. Tá na minha lista de projetos futuros!

Cara, por que você não posta fotos do seu próprio projeto? Desta forma você esta confundindo o pessoal, mostrando fotos que na verdade não são suas, e você não deixou isto claro. Desculpe-me em dizer isto, mas não e uma atitude legal. Segue o link do projeto original http://letsmakerobots.com/node/28077

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço