TUTORIAL SOBRE GPS + ARDUINO - VAMOS CRIAR ALGO COMPLETO!

Olá senhores

 

Acredito que todos aqui em algum momento se deparou com o uso de um modulo de GPS ou irá trabalhar totalmente direcionado para esse tipo de tecnologia. Estou criando um drone e agora entrei em contato com essa tecnologia.

Bem, de qualquer forma é um tipo de tecnologia que possui o emprego enorme e é de grande retorno saber usá-la com profundidade.

Por isso convido a todos a criarmos um tutorial bem completo e coleta de arquivos e exemplos dessa tecnologia em uso conjunto com o Arduino.

Possuo informações de programação dessa tecnologia usando as linguagem Delphi 7 e VB, mas infelizmente com o arduino fiquei a desejar.

Estou postando as bibliotecas que coletei na internet para o uso com o arduino. Estou aberto a sugestões. Não sei, se aqui no Labdegaragem alguém ja iniciou algum projeto similar.

E ... será que alguém aqui possui esse Modulo Didático GPS modelo GPS - GS009 da empresa Sure?

Bem estou disponivel para ajudar.

Exibições: 3518

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Segue o tutorial que fiz, esta ainda na versão inicial e pretendo deixa-lo mais completo

Ops, segue o tutorial correto

Anexos

O Gps que estou usando é o da imagem abaixo:

Amigo tudo bem gostaria de saber como anda suas pesquisas sobre, gostaria de saber mais sobre.

 

Bem so consegui, com essa placa, obter dados pelo cabo USB e com um aplicativo em Delphi7, mas pelo arduino ainda nada, Não faz meia hora e estou tantando entrar no forum da empresa sure para obter mais infomações.

Porcurei pela internet algum projeto dessa placa com o arduino , mas ate agora nada!

Vou tentar ler os dados que saem da placa e ver se é possivel codificar. E tb vou estudar mais sobre o protocolo NMEA, que é um protocolo comum e popular para a maioria dos modulos gps

Boa noite, tive problemas para usar um GPS com o arduino, pela porta serial não consegui, apenas usando SoftwareSerial, segue um exemplo de leitura do GPS (EM-411 - LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO)

#include <SoftwareSerial.h>
// software serial : TX = digital pin 2, RX = digital pin 3
SoftwareSerial mySerialGps(2, 3);  //2->PINO 3, 3->PINO 4

void setup() {
  Serial.begin(9600);
  mySerialGps.begin(4800);
}

void loop() {   
  if (mySerialGps.available())
    Serial.write(mySerialGps.read());
}

testei também o TinyGPS, funciona muito bem.

Vou checar essa biblioteca, eu uso serialproxy

Não tive sucesso com o TinyGPS

Vou me aprofundar e acrescentar mais dados no tutorial, como meu gps tem saida usb eu consegui ler os dados com o delphi7 e apenas me certificou que a placa esta funcionando.

Assim q tiver resultados conclusivos irei postar a nova versão do tutorial.

blz.. aqui tem algumas coisas que podem ajudar...

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-datalogger-para-gps

Infelizmente não consegui conectar o arduino com a placa didática do gps que possuo, não consigo ler os dados da saída digital da placa, só consigo dados com cabo usb direto nela até de uma maneira excepcional.

Vou ter q parar este projeto ate consegui comprar um modulo de gps compativel com o arduino e que tenha algum projeto disponivel na internet para facilitar.

Ela é muito boa para quem quer construir aplicativos focado somente para gps, mapas e outras carcteristicas. Mas no meu caso que é para um drone ela ja fica a desejar.

Faz um teste, tenta conectar a placa no computador, via porta serial, e le a porta com o putty por exemplo, veja se aparece algo..

Eu comprei este modulo, chegou em 15 dias.. muito bom e facil de mecher..

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Boa tarde Marcio este site ele é seguro? Não o conhecia.

Fabio, o site é seguro sim, compro coisas nele a algum tempo, as vezes chega rapido, as vezes demora, o bom é que nao paga frete! Esse GPS foi o record, demorou so 15 dias para chegar... o pior caso foram 3 meses! rs..

procura por arduino lá, tem algumas coisas...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço