Pessoal, sou novo aqui no Lab e achei muito interessante este site.estou desenvolvendo um sistema automatizado de pesagem com o Arduino e preciso conectar uma celula de peso ao Arduino de modo que eu digito um valor em gramas e quando a celula de carga dectetar o mesmo peso digitado no teclado ele acione um relê . Alguém tem ou conheçe onde encontro este circuito e a programação ? Agradeço a quem puder me ajudar

Exibições: 11657

Responder esta

Respostas a este tópico

Falcão,

desculpe se parecer desmerecimento, definitivamente não é, mas acho que a melhor pergunta que vc pode fazer é alguem pode me ajudar a desenvolver esse projeto. É só uma opinião.

Com relação ao projeto. Seria bom vc ter informações sobre o "sensor de peso", pois assim saberiamos qual tipo de sinal ele fornece na saída para podermos desenvolver a programação. Aguardando as informações.

Com relação ao sensor, existe o stranger gate (acho que é assim que se escreve), que é uma celula de carga que fornece corrente de 4 a 20 ma a depender do peso aplicado. Dê uma olhada.....

Allan , Obrigado pela dica quanto a pergunta também concordo com vc. Meu problema é o seguinte, estou precisando desenvolver um projeto de um controlador de pesagem, e pensei em utilizar o Arduino.preciso de um sistema que tenha um teclado onde eu digito o peso em gramas (até 1 kilo) e quando a celula de carga ou balança com saída de dados indicar o mesmo peso digitado ele acione um relê . até existe no mercado este produto ,mas é muito caro e sofisticado para o que eu preciso. Se puder me ajudar fico agradecido

Bom dia, Fernão!

Concordo também com o Allan. Já vi várias pessoas também precisando de algum projeto, ai 'aproveitam' das comunidades para consegui-lo de graça. Não estou dizendo que é o seu caso. Mas por isso, não gosto de entregar algo pronto, mas estou - e estamos todos aqui - pronto para ajudar você a desenvolver.

Quanto o circuito para acionar cargas maiores (relé), é bem simples. Segue um link: http://arduinobrasil.blogspot.com/2010/01/arduino-e-o-rele.html

O transistor pode ser o BC548. É o que eu sempre uso, funciona direitinho.

Tem um video aqui no Lab tbm, do Marcelo Rodrigues acendo uma lâmpada com o Arduino.

http://labdegaragem.com/video/acendendo-uma-l-mpada-com

Quanto ao resto, dúvidas e ajudas... Posta aí que o pessoal aqui do LdG é show de bola!

Abraços!

Olá Fernão,

Se você é novo no LdG seja bem vindo.

No meu ponto de vista, se você tem alguma dúvida de algo que não sabe como resolver ou mesmo seja um projeto que você precisa fazer, é muito válido o uso das comunidades para aproveitar a experiencia e a ajuda dos outros.

Então vamos ao assunto.

Quando você trabalha com celulas de carga (as quais geralmente são sensores resistivos inseridos numa ponte wheatstone. Se você quer trabalhar com um span de 1000 gramas com uma resolução de 1 grama e a tensão da alimentação da ponte é de 3V, você precisaria de um conversor A/D com uma resolução de 6uV (6 micro voltios) o que definiticamente nenhuma das placas do Arduino resolve pois estamos falando dum conversor de no mínimo 16 bits com um amplificador de instrumentação de ganho programavel entre o sensor e o conversor.

Existem muitas soluções 'quase prontas' com outro tipo de tecnologias (Texas Instruments, Analog Devices, Cirrus, etc) que tem num chip unico, todo os itens necessarios para resolver a sua aplicação.

Estou colocando em anexo um projeto de referencia da Texas Instruments o qual pode resolver a sua necessidade, porem não esqueça que sempre existe mais de uma forma ou caminho para resolver qualquer aplicação.

Samuel

 

Anexos

olá samuel, depois do que você escreveu fiquei com uma dúvida: quer dizer que nenhuma placa do arduino (nem a DUE) serviria para fazer um projeto com a utilização da célula carga?

abraços!!

Oi Samuel tudo bem?

Esse arquivo alaa220 não consegui abri-lo.

 E sobre a resolução do ARDUINO, se poderia aumenta-la na protoboard? com peças avulsas?

Oi Fernão, estou tentando desenvolver exatamente este projeto para defesa de TCC, no meu caso, estou simulando carregamento de grãos, e meu maior problema é a programação. Você já conseguiu alguma coisa? poderia me dar algum tipo de ajuda?. Grato.

Alessandro, estive pensando sobre este projeto e optei por mudar algumas coisas no mesmo ,por exemplo, a parte mais complicada é a integração da célula de carga com o arduino, então pensei em utilizar o circuito de uma balança digital que já esta pronto e tem uma boa precisão, e fazer somente um comparador com o arduino a idéia é a seguinte, fazer. Um programa que lê a saída para o display digital de 7 segmentos da balança. E compara com o valor que foi digitado no teclado do arduino, por exemplo,se eu digitei 500 gramas ele vai comparar as saídas para o display que estão em Hi com as saídas dos pinos do display da balança, quando houver a coincidência, o circuito aciona um relê que desliga a válvula de enchimento. Creio que fica mais fácil e mais preciso , estou pesquisando como fazer este circuito , se tiver alguma dica sera bem vinda. ,Obrigado

Fernão, montei um circuito usando o INA 118, com um resultado interessante, consegui leitura estável na saída do INA, o que facilita a leitura pelo arduíno. Segue a configuração do circuito:

Olá Alessandro boa tarde, gostaria de saber qual célula de carga vc usou. E se vc só usou esse INA 118 mesmo, pq estou trabalhando com uma célula de 5 fios e to tendo muito problemas na amplificação. Já tentei com um o INA 125 e 126 e não tenho ganho algum.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço