Informação

HIDROPONIA

Entusiastas da Hidroponia e Aquaponia

Membros: 15
Última atividade: 12 Jul, 2013

Fórum de discussão

Horta Hidropônica suspensa no muro de casa .

Iniciado por Enio Benatti 29 Fev, 2012. 0 Respostas

Meu velho adorou ! agora ele colhe tomates fresquinhos direto do muro de casa , e de graça !Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de HIDROPONIA para adicionar comentários!

Comentário de Antonio Vicente Coelho Giffoni em 12 julho 2013 às 13:05

Prezados membros do grupo hidroponia.

É um grande prazer ser membro desse grupo, me coloca a disposição para colaborar com projetos e em projetos já existentes. Sou químico e trabalho com análise e reaproveitamento de águas e desenvolvimento de eletrodos seletivos (eletroquímica).

Saudações

Antonio Giffoni

Comentário de Fredman Carlos de Moraes em 4 março 2012 às 19:22

 Euclides Franco de Rezende isso ja existe, porem nada impede de criarmos uma mais em conta inclusive automatizada.

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 4 março 2012 às 16:07

Já pensaram em um kit de montagem de Horta? Como a maioria dos terrenos (cidades) tem quase um padrão de comprimento, poderia-se pensar em um kit de 5 ou 10 metros de comprimento por 1,8 de altura que pudesse ser colocado nas laterias dos corredores (como o que aparentemente o Enio fez). E com as fórmulas distribuidas em pó (bastaria mosturar a água). Isso já existe?

Comentário de Fredman Carlos de Moraes em 4 março 2012 às 13:00

So para dar agua na boca..Essa foto foi tirada o ano passado numa hidroponia de um cliente em Osvaldo Cruz SP,localizada no interior paulista na regiao da alta sorocabana a 500 Km da Capital a 150 KM da divisa do MT, condições climaticas: temp minima 20 graus e maxima 38 graus.Região muito quente.

Comentário de Fredman Carlos de Moraes em 4 março 2012 às 12:49

Enio...eu tenho vastos materiais de hidroponia e sou um fã numero 1 pois desde começou a hidro aqui no Brasil (1993) eu to sempre  ligado a ela, inclusive com pesquisas junto a Embrapa, IAC, IAPAR que são grandes orgãos renomados em pesquisas agropecuaria, inclusive eu do treinamentos para o SENAR na area de hidro.

Por isso to aqui para desenvolver este projeto com vc, pois ja é um sonho antigo em automatizar a hidroponia, pois ja ate tenho uma discussão aqui no lab sobre isso.

Sobre as receitas eu tenho uma que uso e meus clientes tambem e ate agora vem funcionando muito bem, haja vista que o menor cliente meu vende  500 pes alface dia.

To aqui a disposição e ate poderiamos combinar uns encontros e umas palestrar sobre o assunto.to disposto.

Grato

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 2 março 2012 às 20:48

Enio. Eu sabia como é feito a Hidroponia (com água óbvio), desconfiava de pormenores como os nutrientes (claro, todo ser vivo precisa deles). Mas não achava que chegasse a este ponto (se a planta não "comer" vitamina "X" em determinada quantidade ela "fica dodói"...rsrsrsrsss...).

Mas achei super bacana isso, e tem uma parte lá na Bíblia que diz que haverá fome. Só se a raça humana for muito burra mesmo. Temos os inícios (conhecimentos), meios (dinheiro e disposição, pois não é algo tão difícil assim...), só precisamos dos finalmentes: Parar de destruir espaço vital para as outras espécies e passar a produzir alimentos sem as desvantagens dos métodos atuais.

Se não me engano foi com estes tipos de conhecimentos que foi possível a Israel produzir alimentos em larga escala no meio do deserto quando a turma lá chegou em 1900 e rolhinha com guaraná. Imagine o que Moisés "aprontou" naquela época pra ficar 40 anos no meio da areia...????

Até a próxima.

Comentário de Enio Benatti em 2 março 2012 às 17:54

Euclides,

As plantas , plantadas no solo , absorvem somente Ions dos sais dissolvidos na água que umedece o solo.

O solo propriamente dito não participa ativamente na alimentação da planta , exceto como estrutura se suporte mecânico das raízes , etc.

O problema é que controlar a composição quimica do solo é um problema complexo , pois há um sem numero de minerais a considerar , dependendo do solo.

Com a Hidroponia , vc só dissolve na água , os sais minerais que sabidamente são necessários para o desenvolvimento daquela planta em particular , otimizando o crescimento da planta e o consumo dos minerais , que se fossem lançados no solo , seriam lavados pela chuva , e seriam em grande parte desperdiçados.

Toda planta precisa de duas classes de sais minerais , os macronutrientes e os micronutrientes.

Os macronutrientes são a famoza mistura NPK (N=nitrogenio , P=Fosforo K=Potassio) . estes elementos devem estar presente na agua sob a forma de Ions N=ion nitrato , P=ion fosfato e K= ion Potassio.

O sal utilizado não é importante , desde que ofereça à solução o ion necessário.

Os macronutrientes são consumidos em grande quantidade pelas plantas e são responsaveis por 99% da condutividade da solução.

Eu uso um condutivimetro (eu mesmo fiz) para medir a salinidade da solução e saber a hora de adicionar mais sais , ou jogar tudo fora e fazer uma solução nova ( os sais são baratos ).

Os micronutrientes , por outro lado devem estar presentes em concentrações minimas , milhares de vezes menos que os macronutrientes , mas não podem faltar , senão as plantas não se desenvolvem.

Como a concentração dos micronutrientes é muito baixa , é quase impossível medi-la na solução , por isso as vezes é mais negocio jogar a solução fora e fazer uma nova , calibrada com a receita utilizada.

Existem milhares de receitas diferentes na Internet , para cada planta , com performances e custos diferentes também.

O desafio é conseguir a melhor receita , e faze-la funcionar.

A minha receita não é das melhores , estou ainda procurando uma receita melhor.

A nova Horta , associada ao meu aquário ( serão 2 de 200 litros cada ) , vai ser diferente , pois parte dos nutrientes virá da decomposição dos dejetos dos peixes , e a receita deverá ser totalmente diferente , assim como os métodos de controle. Pura pesquisa , he he he.

Mesmo assim , os tempos de irrigação ,temperatura, medição de salinidade , PH , Oxigenio dissolvido , deverão ser monitorados , e aí que pretendo usar o ScadaBR associado ao arduino.

Acredito ser importante colocar também uma Camera , de modo a fotografar as plantas , diariamente e construir um "filme" onde se poderia observar como as plantas se desenvolvem , e comparar com os dados capturados pelo ScadaBR para avaliar o crescimento em função dos parâmetros monitorados.

De posse destes dados todos é então possível alterar a receita ( sem chute !) e ver como as plantas se comportam , otimizando a receita .

Por enquanto é só.

Tem uma literatura vasta na net , para quem quiser fuçar.

Abração.

Enio.

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 2 março 2012 às 1:20

Enio. Explica pra gente como funciona a Hidroponia. Quais os aspectos básicos de se alimentar as plantas com fluidos, como funciona o circuito, como se analisa o consumo pelas plantas (estão se tornando quase animais...rsrsrsss...) dos nutrientes, como eles são repostos no fluido, balanceados, a necessidade de alternâncias (água, nitratos, etc...). Obrigado.

Comentário de Adriano aparecido de toledo em 29 fevereiro 2012 às 16:27

Que bacana, Parabéns!!!

Comentário de Enio Benatti em 29 fevereiro 2012 às 16:26

Sim eu e meu pai montamos , eu fiz os controles eletronicos e a química e o velho construiu os suportes , instalou os tubos , o telhadinho etc.

Estou fazendo outra na minha casa , desta vez combinada com um aquário , pois manter a solução hidropônica bem balanceada enche o saco , vamos ver se fica melhor com o aquario ajudando.

 
 
 

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço