Galera,

Reservamos esse tópico para discussão do Projeto ROV, um veículo submarino operado remotamente. Esse projeto está sendo realizado aqui no Espaco Lab de Garagem, e está aberto a quem tiver interesse, mesmo que estiver em cidades mais distantes.

As discussões serão feitas aqui, e os detalhes do projeto estão no wiki do LdG http://www.labdegaragem.com.br/wiki que pode ser acessado por todos. Para editar a página precisa se cadastrar no wiki.

Participem!

Exibições: 7716

Responder esta

Respostas a este tópico

Raphael

 

O projeto não está parado não, ontem terminei de montar o controlador dos motores e fiz umas alterações no software de controle, o Marcelo está fabricando as hélices.

 

O próximo passo é montar a hélice junto ao motor e testar.

 

Também vou rotear a placa final que será produzida.

 

Ainda não deu tempo de fazer um vídeo do controlador, assim q tiver um tempo vou filmar e postar.

 

Abraços

Exatamente! Não estamos parados não.
Eu terminei de projetar a hélice no Google SketchUp, já gerei o STL, e agora é só fresar. Já temos as placas de PVC e de acrílico separadas para esse fim. Até o final da semana as hélices devem estar prontas. Aí é só montar o conjunto com motor e testar na água. Se funcionar bem, já partimos para a montagem do ROV. Eba!!!

Vou postar assim que der tempo o projeto da hélice e as imagens dela no PyCam gerando os gcodes que vão para a fresadora.

Abraços!!

Esses motores de porão vão aguentar a profundidade? A gente testa aqui usando panela de pressão (não faça isso em casa! Somos profissionais hehehehe). Como é a vedação do eixo?

As hélices as gente vai fazer na fresadora do lab, como você não está em São Paulo para usar a nossa máquina, talvez seja melhor importar, ou adaptar de algum cooler, ventilador, sistema de refrigeração, etc.

 

Abraço!!

 

Bem, eu particularmente prefiro o bom e velho acoplamento magnético.

 

Eu achei o consumo desse motor um pouco alto...

O Bruno roteou uma placa com 2 drivers para motor DC e um mosfet para controle da iluminação. Fizemos em forma de shield para Arduino que outros possam usar também.

Estamos acertando a máquina CNC agora para imprimir as hélices e o acoplamento com os motores.

O que você já tem pronto?

 

Abraço!!

 

Amigos gostei muito de conhecer o projeto do ROV. Parabens a todos.

Segue abaixo algumas considerações e idéias.

1- a partir de agora o imetro obrigará as novas panelas suportarem 100 Psi de fábrica. Creio que isso poderá ajudar a criação de uma camara hiperbárica mais eficiente.

2- como o veiculo não é tripulado ele pode ser presurizado com ar ou gás, com isso ficará mais fácil executar as vedações dos eixos e a estrutura permanecer estanque resistindo as pressões submarinas.

3- os motores mabushi são exelentes, mas seu consumo é elevado, além de ser DC necessitando de manutenção constante devido ao desgaste do carvão e acúmulo do mesmo no compartimento selado. Por último aquece demais se não tiver ar fresco ao seu redor! Sugiro como solução utilizar um motor menos potente de preferencia AC ou brushless.

Solcelio,

 

Obrigado pelas colocações.

No caso da panela, 100psi é muito melhor, mas até que conseguimos testar bem com a nossa panelinha. A coitada aguenta 60psi na boa, o que dá uns 4atm, ou 30m de profundidade.

 

A pressurização no nosso caso não será necessária porque não teremos eixos, o motor se acopla a hélice magneticamente, veja os vídeos no nosso canal no YouTube: www.youtube.com/labdegaragem

 

Agora esse lance do aquecimento, realmente preocupa. Não sei se a transferência de calor com a água será o suficiente para resfriar os motores. A caixa estanque do motor, à princípio, será de resina, mas talvez tenhamos que partir para alumínio.

 

Abraço!!

Saca só este vídeo da para ter uma idea bem legal!

http://www.youtube.com/watch?v=aH2Fk2cmuyM

Cleimar obrigado pelo vídeo. Show de bola.

Percebi a dificuldade de transportar os produtos mais pesados que desequilibraram o veiculo, pois os tanques de flutuação e o sistema de propulsão estão um pouco atrás do centro de gravidade pelo que pude ver.

 

Att.

Solcelio

este livro parece ser legal,

http://books.google.com.br/books?id=pjW1QoX1KeIC&hl=pt-BR

pena que não e completo

Pessoal vou fazer um ROV aqui Rio também Na verdade antes de conhecer o LDG eu ja havia tido essa ideia, vou projetar tudo em 3d, e depois vou colocar a mão na massa. A minha ideia era ter um ROV controlado remotamente e que pudesse ir em profundidades além dos 100m, mais descobri que não existe tecnologia que permita isso com transmissão de video, então vou tentar fazer com arduino e com cabo de fibra óptica, assim acho que vou poder ter imagem com boa qualidade.

Espero que possamos trocar ideias.

Po copiaram minha ideia do ROV. http://rov-asia.com/news pelo menos os motores ficaram igualzinho o que eu tinha imaginado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço