Olá, estou em um projeto da faculdade e gostaria de saber se alguém conhece algum shield que

faça com que o arduino receba um SMS tal, e a partir disso, acender ou apagar uma lâmpada por exemplo. Ou sabe de algum projeto já existente que me sirva de apoio.

 

OBS: Estou em uma busca pelo google já, mas como o tempo é curto e a aprendizagem nesse projeto vai ser enorme, eu decidi vir até o Lab para tentar receber alguma informação, digamos, "privilegiada".

Desde já obrigado e saudações a todos!

Exibições: 6716

Responder esta

Respostas a este tópico

Garagistas...

 

que acham dessa placa de gsm?

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Pessoal, a documentação aqui:http://www.seeedstudio.com/wiki/index.php?title=GPRS_Shield

Também se aplica a essa placa? :http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=product_info&c...

 

Estou começando os estudos nisso e não acho instruções sintetizadas ( pois o tempo é curto) para me ajudar a conectar essa placa ao arduino e começar de verdade o projeto.

 

Como é melhor começar, pela comunicação GSM ou pela interface com a cafeteira?

 

Acho que pode te atender. Segundo o site é possivel ler e enviar SMS por este shield.

 

Muito interessante a tua idéia. Poste sobre o andamento.

 

Lauro Becker

http://www.open-electronics.org/arduino-gsm-shield/

Lauro, já compramos o shield, ele usa o mesmo chip SIM900 dessa placa que nos recomendou.

http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=product_info&c...

 

Estamos estudando a cafeteira, tenho agora que construir um circuito protetor de altas correntes para o arduino, por que ele queimaria em contato direto com a alta corrente da cafeteira certo?

E também estudar linguagem AT. Até lá espero ter confiança para ligar o shield GSM no arduino e testar com uma lâmpada , aguardo ansiosamente este momento, por que daí vou ficar mais tranquilo com o projeto.

 

Obrigado!

att.

Que beleza. Parece que sempre alguém já pensou e saiu na frente e fez o shield que precisamos.

Ainda bem.

Quanto ao "isolamento" acho que o mais fácil é utilizar pequenos relés, que poderão acionar até outros relés de maior capacidade (contatoras) isolando completamente o arduino das altas tensões e correntes, se entendi bem tua colocação.

Abraço.

A minha intenção é proteger o arduino ao máximo, só não sei bem é pesar essa preocupação. É exageiro eu querer colocar um acoplador óptico junto ao relés?

 

att.

Como as tensões envolvidas são relativamente baixas (110 ou 220V) acho que o(s) relé(s) já dariam o isolamento adequado. Mas é a minha opinião, pois não sei a suscetibilidade/sensibilidade do Arduino às tensões elétricas.

Caro amigo,

O que eu quis dizer é que podemos poupar a etapa de desenvolvimento e irmos adiante, com isso ganhamos muito tempo e vamos direto ao que interessa, o novo projeto.

 

Se queremos fazer uma bicicleta elétrica o melhor e mais barato é comprar um motor pronto e instalar na bike ao invés de desenvolver um motor que já se pode comprar pronto, entende?

 

O próprio site está desenvolvendo uma fresadora CNC e não está desenvolvendo motores de passo, nem a tupia, nem um monte de outras coisas que estão sendo compradas já prontas para uso, e isso dá agilidade ao projeto....

Olá pessoal, ja terminamos a interface com a cafeteira, ou seja, fizemos uma placa que permite ao arduino controlar a cafeteira ( depois eu posto aqui). Agora veio a fase de programação do shield GSM, e estou com dificudades até mesmo para fazer funcionar corretamente o código teste do shield

 

alguém pode me ajudar nessa parte da programação? Eu já enviei um email para o fabricante e nada até agora, venho pesquisando em fórums também mas não estou detectando o meu erro.

 

O código de teste que eu compilei é esse: www.open-electronics.org/arduino-gsm-shield/4

Segue a imagem da tela de "serial monitor" e a msg de erro que aparece quando eu teclo o comando de enviar o SMS para o número que eu pré defini.Saudações!

Só porquê hoje eu acordei bonzinho!

 

Segue um pequeno set list de comandos AT que vai resolver teu problema:

 

1. at+cops?[ENTER]

Verifica se o modem está devidamente conectado na operadora, deverá aparecer o nome da mesma;

 

2. at+cmgf=1[ENTER]

Este comando coloca o interpretador de SMS do modem em SMSText e não SMS PDU, no qual levaria um tempão aqui pra te explicar coisas como codificação/descodificação do mesmo; Por hora, use SMSText e seja feliz;

 

3. at+cmgs="numero do telefone"[ENTER]

mensagem

[CTRL][Z]

atenção neste comando, ao digitar at+cmgs é necessário aguardar um pouco até o modem dar o cursor para voce escrevcer a mensagem, que deve ser finalizada com [CTRL][Z] e não com [ENTER] .. após enviar o [CTRL][Z] para o modem, é necessário aguardar o OK. Qualquer coisa que você enviar antes do OK, o modem irá abortar o envio do SMS e mostrar a mensagem de erro... pode levar alguns segundos ate ele conseguir enviar...

 

4. at+cmgl="ALL"[ENTER]

Vai listar os SMS recebidos; com isso você pode pegar sempre o ultimo SMS recebido;

 

5. at+cmgd=ID do SMS[ENTER]

Serve para apagar a mensagem com o ID que voce pega no comando de listagem no item 4; É muito importante apagar as mensagens após ler. O chip tem um numero limite de mensagens que ele pode armazenar, além disso fica mais facil para você controlar o que recebeu por último.

 

Bom é isso ... tá aí mastigadinho... como não programo pra arduino não posso te ajudar nessa parte, somente no "MODUS OPERANDI" da brincadeira... mas se quiser alguma coisa em C pra microcontrolador ou C# ... tamos aí!

 

Boa sorte...

Olá! Então cara, eu digito os comandos aqui naquela janela "serial monitor" do compilador do arduino mas nada acontece, eu acho que o problema é antes disso, talves eu não esteja nem compilando o código na placa.

Arrumei os jumper para softserial, alimento com os 12 V recomendados, o shield indica sinal de rede, e nada, acho que é alguma besteira que eu estou deixando passar.

 

Vlw!

haha, me lembro de um grupo que grudou um celular barato qualquer junto a placa microcontrolada,

e colocaram um sensor de luminosidade perto do display do celular, rsrsrsrs.

quando alguém ligava pra esse número o display acendia e a placa acionava algo, rsrsrs....

 

"Organizações! TA-BA-JAAA-RA! (tudum-tum-tum!)"

 

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço