Arduino - Códigos+Projetos

Informação

Arduino - Códigos+Projetos

Grupo para criar um repositório de códigos e projetos utilizando Arduino. Facilitando a busca e centralização para todos os interessados em desenvolver, aprender e ensinar essa maravilhosa plataforma de prototipagem eletrônica open-source.

Membros: 789
Última atividade: 16 Mar, 2023

Definição (Retirado da página Arduino Playgroung)

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).As placas podem ser construídas de forma caseira (manualmente) ou adquiridas já montadas e o software pode ser baixado gratuitamente. O projeto do hardware (arquivos de CAD) está disponível sob licença open-source e você é livre para adaptá-lo para as suas necessidades.O Arduino recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais do prêmio Ars Electronica Prix do ano de 2006.A equipe de concepção do Arduino é formada por: Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. Créditos.

Fórum de discussão

[DUVIDA} Tava mechendo com o NodeMcu esp8266 e subiu cheiro de queimado, e agora?

Iniciado por Weider Duarte 5 Fev, 2021. 0 Respostas

Olá pessoal,    Tava fazendo testes das portas do NODEMCU Esp8266, com um led foi tocando pra identificar onde estava cada pino,  dai o LED queimou e junto com ele parece que meu NODEMCU queimou…Continuar

Consultando Webserver-Site utilizando Rede GSM com Arduino+Shield SIM900

Iniciado por Cesar Augusto 30 Abr, 2019. 0 Respostas

Boa noite pessoal. Estou trabalhando em um projeto onde preciso realizar consultas em um Web Server (site). Este projeto funcionava muito bem, porém ele foi paralizado, onde o estou retomando.Já…Continuar

Tags: PHP, GET, Arduino, SIM900, Webserver

Como parar uma interrupção externa temporariamente?

Iniciado por Rafael Poletti. Última resposta de Daniel Amorim 9 Abr, 2019. 9 Respostas

Bom dia garagistas!Pessoal por gentileza, estou desenvolvendo um projeto de grande importância para mim onde eu utilizo a interrupção externa zero (e futuramente utilizarei a 1 também), porém…Continuar

Arduino + ENC28J60 + servidor?

Iniciado por Pedro Otávio Mariano Perucelo 5 Abr, 2019. 0 Respostas

Amigos estou com uma dúvida, consegui achar uma biblioteca para Arduino com o ENC28J60, e após fazzer a programação reparei que quando utilizava ele como servidor e inseria códigos HTML nele, percebi…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Arduino - Códigos+Projetos para adicionar comentários!

Comentário de Leandro Serra em 2 agosto 2012 às 11:52

Bom dia pessoal,

Eu estou fazendo um projeto arduino com leitor de código de barras via serial, mas quando leio um cód de barra ele me imprime um valor diferente no display..

Alguem pode me ajudar

Comentário de Eduardo castellani em 16 junho 2012 às 11:05

Oi Euclides Franco  o seu comentário é importante, pois no caso seria melhor primeiro verificar se os componentes tem no mercado para depois iniciar o projeto. obrigado pelo alerta, mas não sei a quem foi dada essa resposta, a qual assunto.

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 16 junho 2012 às 2:52

Olá Fernanda.

1 - Vc. pode comprar o Arduino aqui mesmo na loja do laboratório de garagem (o meu eu comprei aqui).

2 - O tempo vai depender de muitas variáveis: Grau de experiência de quem vai fazer, Grau de dificuldades para obter componentes (nunca se sabe...se vai ser necessário uma "rosqueta da parafusina" no projeto e aí não acha e é necessário "recriar" toda uma etapa de circuito ou refazer toda a idéia por causa de um único componente), e outros motivos. Se vc.especificar o que deseja fazer é possível que se possa chutar um tempo. Boa sorte.

Comentário de hackduino em 27 fevereiro 2012 às 16:57

Olá Pessoal

Tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém pode me responder
A tempos atras tinha comprado o leitor de RF da tato este aqui....
Conseguir fazer muitas coisas com ele, mais acontece que preciso desenvolver uma coisa mais confiavel
e quando eu utilizava, ele apresentava uma falha, horas funcionava e outra não, tinha que desligar o arduino
esperar um pouco e religar, ou então passar o código novamente, por isso gostaria de saber se alguem ja passou por isso e como solucionou
o Leitor vendido pela SparkFun e mais confiável?

Comentário de Carlos Eduardo Garcia deCarvalho em 9 novembro 2011 às 21:06

Eduardo, a própria Atmel tem uma IDE para programação de seus microcontroladores. Aparentemente o AVR Studio 5 tem suporte ao Arduino. Encontrei esta informação aqui: http://www.avrfreaks.net/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic...

 

Por enquanto não posso me aventurar neste teste por falta de tempo, mas acredito que deva funcionar para ter uma IDE melhor e que seja possível gerar o código em mnemônicos.

Comentário de Eduardo M. B. de A. Tenório em 9 novembro 2011 às 20:52

era isso mesmo, os mnemonicos

engraçado o que o cara fala no comeco do link, pois eu tbm acho a IDE do arduino horrivel (mas programo por ela, infelizmente hehehe)

Comentário de Carlos Eduardo Garcia deCarvalho em 9 novembro 2011 às 15:41

Eduardo, você queria o código do seu sketch transformado em mnemônico é isso? Não sei ao certo mas deve ser possível por o Arduino IDE utiliza o avr-g++. Talvez através deste link http://blog.justen.eng.br/2011/08/arduino-compilar-e-upload-termina... você possa pensar como fazer isso.

 

Francisco, leia os exemplos no site oficial. Link chamado "Reference" e o "Learning". Sei que o pessoal fez uma página no Wiki do LabDeGaragem mas eu não tenho o link. 

Comentário de Eduardo M. B. de A. Tenório em 9 novembro 2011 às 14:50

alguem sabe se eh possivel compilar o codigo do arduino (os sketchs) no assembly do microcontrolador usado (no caso o meu eh um brasuino, entao seria no assembly do ATmega328)?

que nem aquela opcao em C/C++ que vc pode compilar pra gerar o assembly, nao somente o executavel

Comentário de Diego Moreira em 9 novembro 2011 às 12:10

Ae queria saber se alguem tem algum tipo de material que pudesse me passar sobre programação de arduino.Me interesso muito pela plataforma.

Comentário de Carlos Eduardo Garcia deCarvalho em 9 novembro 2011 às 5:33

Francisco. É C/C++, porém como a IDE Arduino já trás algumas bibliotecas incluídas e algumas outras coisas eles chamam de Linguagem de Programação Arduino, que é baseada em Wiring e Wiring por sua vez é baseada em C/C++.

 

Uma informação útil obtida no FAQ de Arduino é:

Can I program the Arduino board in C?
In fact, you already are; the Arduino language is merely a set of C/C++ functions that can be called from your code. Your sketch undergoes minor changes (e.g. automatic generation of function prototypes) and then is passed directly to a C/C++ compiler (avr-g++). All standard C and C++ constructs supported by avr-g++ should work in Arduino. For more details, see the page on the Arduino build process.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Membros (789)

 
 
 

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço