Olá,

 

Esta é o meu primeiro post por aqui. Achei fantástica a proposta do Laboratório de Garagem.

 

Bom, o meu projeto de "garagem" atual (na verdade é de escritório, rs) é o de um sistema aquapônico doméstico. Para quem não conhece, a aquaponia combina a hidroponia (produção de vegetais em meio aquoso, sem solo) e aquacultura (criação de peixes). É um sistema simbiótico no qual  os excrementos dos peixes são transformados por bactérias, que assim evitam que os excrementos se tornem tóxicos para os peixes, e por sua vez servem de nutrientes para as plantas, que assim crescem e "filtram" a água. Ou seja, é possível ter uma horta doméstica, mesmo em um apartamento, e o único input do sistema é a comida para os peixes (e reposição de água e luz artificial, se necessário). Estou no estágio em que o peixes e as bactérias já estão estabelecidos, e comecei a adição das plantas - alface, rúcula, mostarda, couve, etc. (ver fotos abaixo) - se tudo der certo em breve terei a minha primeira salada autônoma e sem agrotóxicos :)

 

Os próximos passos seriam monitorar o sistema em modo "manual" - amônia, nitrito, condutividade, crescimento das plantas, drenagem e retenção do meio de crescimento, etc. - e enquanto isso vou estudar arduíno (já postado no correio, se a greve não impedir deve chegar essa semana... como já programei em C, fortran, Matlab, HP48 etc. acho que não será difícil). Então, com o ecossistema "maduro" pretendo automatizar, por exemplo, a alimentação dos peixes, quem sabe remotamente (SMS) e também implementar a possibilidade de monitoramento e controle automatizado da qualidade da água (condutividade, que é um parâmetro crucial do sistema, etc.). Abaixo algumas fotos tiradas hoje.

 

 

 

 

Alguém já fez ou está fazendo algo parecido? Se alguém tiver alguma curiosidade é só perguntar. Infelizmente aqui em Porto Alegre parece que ainda não há um ldg.

 

Abraços

Daniel

Exibições: 15283

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal! Eu estou comum condutivímetro comercial barato. Ele só precisa ser ligado com um botão. Será que dá pra hackear para comandar o liga/desliga e capturar os dados de medição?
Temos que abrir o aparelho para ter uma idéia.Mas acho que da.

Ae sobre o braço é bem simples fazer. Pode-ser usar um servo motor e ficará muito simples, bem mais simples do que usar esses motores que foram postados.

 

Também gostei muito da idéia. Como ainda não tenho aquário vou começar a pesquisar preço por aqui no Rio Capital.

Também vou pesquisar mais sobre o assunto para melhor dimensionar o aquário.

 

Estou "seguindo" o tópico e no que precisar de Programação de Arduino e um pouco de eletrônica estou às ordens.

 

[]s

Sobre o dimensionamento do aquário, ou equilíbrio entre a população de peixes e a biomassa de plantas, a princípio seria simples: um balanço de massa, onde o nutriente que entra na forma de comida para os peixes é parcialmente assimilado por eles, e a parte restante é assimilada pelas plantas. O problema é conseguir dados quantitativos disso (teor de nutrientes na comida, assimilação de nutrientes pelas espécies de peixes e plantas usados, que deve variar com a fase de crescimento, etc.). Para tilápia já deve haver dados, mas para peixes de aquário creio que é mais difícil. Vou postar em seguida um artigo que dá alguns parâmetros de dimensionamento, mas mais voltado para a escala comercial.

Para quem lê em inglês o artigo no link abaixo dá uma excelente introdução à aquaponia. Ele é mais orientado à escala comercial, mas os fenômenos biológicos, microbiológicos e físico-químicos seriam os mesmos independente da escala.

 

http://www.ca.uky.edu/wkrec/454fs.PDF

Update

 

Algumas dicas para quem está ou vai tentar fazer algo semelhante. Não recomendo germinar em algodão, o melhor é direto no substrato (vermiculita expandida ou outro). Tive dois problemas com relação a isso: como as plantas não tinham muito apoio na base, acabavam tombando. E a rúcula, por algum motivo que não sei explicar (eletrostática?), o algodão se aglomerava em volta da semente e das plantas e não deixava elas crescerem. Plantei novamente direto na vermiculita e em 1 semana estão maiores do que um mês no algodão.

 

Iluminação também parece ser muito importante, caso contrário a planta "estiola" - cresce muito buscando luz e não desenvolve bem o caule, acaba tombando.

 

No momento estou montando um controlador de temperatura - inicialmente será tipo termostato, depois quero fazer um controlador com malha feedback com resistência ou Peltier de potência variável (PID).

Update:

 

Aos poucos o projeto está andando. Construí um sensor de temperatura que já está funcionando - usei um LM35, soldei os fios (com um resistor para estabilizar o sinal) e isolei com tubo termo-retrátil e silicone. O sinal fica um tanto instável com um fio comprido, mas fazendo a média de várias leituras dá para filtrar o ruído. Estou testando pastilhas de Peltier para o controle de temperatura com PWM, e a idéia é usar uma ponte-H para poder inverter a polaridade e poder tanto aquecer quanto resfriar. E aprendi a capturar os dados no Processing para fazer gráficos online dos sensores.

 

Também estou planejando fazer um alimentador automático para os peixes.

Muito bom seu projeto.Queria fazer o semelhante você poderia postar um video no youtube? Ficaria muito grato
Quando tiver um tempo vou tentar fazer um vídeo. Enquanto não faço, tem bastante informação aqui nesse post, e qualquer dúvida pode perguntar.

Seu trabalho está ficando perfeito.

Estava pensando sobre a iluminação. Qual o critério você usou para escolher as lâmpadas? Tem alguma coisa especial, tipo comprimento de onda?

 

Mais uma dúvida, todo sensor quando fica distante, usando fios compridos, fica instável?

Olá Sidney,

 

Sobre a iluminação, sim, as plantas não absorvem toda a luz (ou seja, luz branca), mas duas faixas, principalmente vermelha e também azul. Então, em tese, fornecer luz branca seria desperdício, por as plantas não absorveriam os outros comprimentos de onda. Alguns artigos dizem que a luz azul em baixa intensidade acelera o crescimento das plantas, ou seja, a luz azul pode apenas suplementar a vermelha. 

 

Sobre a instabilidade dos sensores, eu sou iniciante em eletrônica propriamente dita, mas creio que sempre que se tem um sensor que envia dados com leituras em mV, a resistência do cabo passa a ser significativa, gerando ruído na leitura. Creio ser esta a explicação, mas seria bom confirmar isso com alguém com mais conhecimento específico.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço