Galera,

 

Estou a pouco no LdG e minha praia é Permacultura (cultura da permanência) que são formas de viabilizar nossa permanência no planeta.

 

Por isso estou procurando pessoas afins de compartilhar os temas "Eco Tech e Sustentabilidade", e já estou implantando alguns mecanismos no LdG e publicando no blog.

 

Gostaria também de transferir tecnologia sobre estes temas.

Quem gostaria de participar?

 

Abraços,

Marco.

Exibições: 1250

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Daniel,

Me parece que havia uma iguinorância minha ao tema "aguaponia" diferente de hidroponia.

Pois o que você detalhou é um sistema natural de micro-clima até, se é sem agrotóxico e nutrientes sintéticos é ótimo! e tudo o mais também

Abraço 

Certo, Marco, muita gente confunde aquaponia com hidroponia.

Acho que chegamos em um certo acordo. Eu apenas acho que a hidroponia também  pode ser sustentável e que a aquaponia é um ecossistema artificial - artificial não é sinônimo de insustentável ou ruim, na minha opinião.

Se um dia eu tiver um lugar com mais espaço, quem sabe me arrisque na permacultura também.

Abraço.

desculpe Daniel,

Mas não tem acordo não, mas os porques só pessoalmente pra te expor a insustentabilidade do ponto de vista cósmico.

obs. a permacultura não tem médodos específicos, mas uma visão sistémica do todo, e  agi de acordo com a ética e os principiso da sustentabilidade onde os seres humanos são parte dele.

vamos troncando idéias, onde posso conhecer mais dessa proposta aguacultura? e sobre a permacultura podes conhecer o www.pemear.org.br

abraço

Também estou interessado em dinamo de imãs e projetos sustentáveis, tenho uma cachoeira em São Thomé das Letras como laboratório. Se quiser add meu msn: luis@magas.com.br
grande local amigo, meu e-mail é fotosda@terra.com.br

Poxa que legal Marco, gostaria de conhecer sim. Ela está no laboratório?

Se ela estiver, eu posso ir na segunda para ver.

Olá Daniel, obrigada pelo link, vou dar uma olhada e nos voltamos a falar !

 

abraços

Não Mariana não esta no LdG esta na minha oficina de sustentabilidade, no ipiranga, de seu e-mail q mando uma foto

abraço

Marco

mari.schetini@gmail.com

 

mas tarde tirarei uma foto e te mando.

Também faço consultorias nesses temas de agricultura.

 

Olá Marco,

Sua última msg estava sem link para responder, então respondo aqui. Bom, como você não explicou não posso dizer, mas geralmente não sou ligado em coisas "cósmicas". Creio que sustentabilidade se faz com balanço material, energético, social, biótico - fora o sol, forças gravitacionais e meteoros, tudo aqui na Terra, rs. 

Sobre aquaponia, se você lê em inglês, tem este artigo que explica os princípios básicos (mais voltado para grande escala, mas os princípios são os mesmos para pequena escala): http://www.ca.uky.edu/wkrec/454fs.PDF

Outro site interessante é o do The Plant, uma fábrica abandonada em Chicago que está sendo transformada em fazenda vertical: www.plantchicago.com . Tem um vídeo sobre o projeto em http://www.youtube.com/watch?v=KeudQveRYZE (em inglês).

E se quiser saber as minhas opiniões (anti)políticas sobre a produção de alimentos, um texto de minha autoria chamado "Malthus reloaded?" está em www.sinaldemenos.org . As opiniões que estão nesse texto e mais o meu interesse por ecologia e tecnologia são as motivações do meu projeto em escala doméstica.

Abraço.

 

valeu irmão

daniel, vc está com algum projeto no lab?

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço