Galera,

 

Estou a pouco no LdG e minha praia é Permacultura (cultura da permanência) que são formas de viabilizar nossa permanência no planeta.

 

Por isso estou procurando pessoas afins de compartilhar os temas "Eco Tech e Sustentabilidade", e já estou implantando alguns mecanismos no LdG e publicando no blog.

 

Gostaria também de transferir tecnologia sobre estes temas.

Quem gostaria de participar?

 

Abraços,

Marco.

Exibições: 1247

Responder esta

Respostas a este tópico

EEUUUUUU!!!!!!! Quandoo?? Onde????

Passada a euforia...

Então Marco Aurélio, eu me interesso bastante, mas uma pena que só fui ver agora em outubro este post rs. Você ainda está frequentando o laboratório? Eu na verdade nunca fui, e moro pertinho. Eu me interesso por questões de sustentabilidade, que inclusive será "tema" do meu tcc. Eu gostaria de participar ativamente dessa parte no laboratório justamente por isso. Ainda não pensei em idéias (to procrastinando), mas estou disposta a ajudar caso vcs estejam fazendo algo por aí.

abraços

Grande Ma.

sim, frequento toda 2ª a tarde o LdG, mas tbm tel 32754364 abs

Obrigada pelo contato! Vc está com algum projeto no LdG?
alguma coisa no plano de idéias, além do canteiro, quero fazer um gerador de eletricidade na minha cachoeira em São Francisco Xavier com imãs de HD

marco, estou com uma idéia simples de uma horta vertical... pra começar hueheu

vc faz o que? eu sou designer

Legal Mariana, eu faço de tudo um pouco, designer em permacultura, bio arquitetura, fotografo, agricultor e inventor, tenho um protótipo de parede verde que quero implantar aqui em sampa. quer conhecer?

Olá Mariana,

 

Estou com um projeto de aquaponia que talvez seja parecido com o que você está pensando: http://labdegaragem.com/forum/topics/aquaponia

 

Não tenho como participar do lab, pois estou em Porto Alegre, mas acho que tem tudo a ver com a ideia colocada aqui.

Olá Daniel,

desculpe interferir na sua colocação, mas vale lembrar que qualquer cultura artificial não é sustentável, orgânica nem ecológica, no caso de plantas na aquaponia.

abraço

marco

Olá Marco,

 

Não concordo com a sua colocação, até porque não existe "cultura natural", "cultura" já implica um manejo, uma participação do homem. Mas estou curioso, por que você acha que aquaponia não seria sustentável? Talvez você tenha razão e eu não esteja vendo e possa aprender algo.

 

Abraço,

Daniel

Legal Daniel,

Sustentabilidade q me refiro, e no sentido amplo da palavra, mas existem muitos modos de interpretação do termo,

penso eu que é mais natural, a menor ação antrópica possível, é mais natural seguir os modos naturais de cultivo, dinamizando o solo para q haja abundância de micro organismos além de N.P.K. via de regra,

acho também que o alimento de produção baseada na composição química é "oco" de de micro nutrientes, não saudável, de modo geral.

A cultura natural é algo onde: aprendemos com a natureza e só colaboramos para alcançar os objetivos.Coisas de Permacultura.    Algo assim Daniel

abraço

Marco

Marco, acho que entendi o teu ponto de vista, mas no geral não concordo - não significa que eu seja contra a permacultura, pelo contrário, sou a favor. Vou tentar expor alguns argumentos, teria que escrever uma dissertação, rss, mas vou tentar resumir os pontos.

 

1. Nenhum sistem de cultivo é natural. Na permacultura, se estamos agindo para dinamizar o solo, p. ex., já não é natural, é manejado. Mas artificial não é necessariamente ruim ou insustentável. A única maneira de vivermos de cultivo natural seria voltar a sermos caçadores-coletores, mas isso creio estar fora de questão.

 

2. Em sistemas sem solo em tese é possível ter todos os micronutrientes necessários para as plantas, basta adicioná-los à solução. Na aquaponia há pesquisas que dizem que pode haver deficiência parcial de alguns nutrientes (Fe, K), mas isso pode ser superado com suplementação ou simplesmente sendo mais paciente para esperar a planta crescer :) - se há deficiência grave a planta simplesmente não cresce ou cresce deformada. Eu faço trabalho voluntário em uma horta hidropônica e os vegetais produzidos lá são saborosíssimos - isso não é uma avaliação definitiva, mas é um bom indicador da qualidade nutricional.

 

3. No sistema aquapônico há toda uma variedade de microorganismos presentes além de peixes e plantas. As bactérias nitrificantes são imprescindíveis, e as heterótrofas também, para decompor os excrementos dos peixes. Também é possível adicionar minhocas para digerir os sólidos.

 

4. O sistema aquapônico é um ecossistema artificial que tende ao equilíbrio, necessitando apenas de supervisão. O ciclo de nutrientes segue o esquema: alimentação dos peixes -> excrementos -> bactérias heterótrofas -> amônia e micronutrientes -> bactérias nitrificantes -> nitrato -> plantas ( -> minhocas -> micronutrientes). O cultivador precisa apenas projetar o equilíbrio do sistema (biomassa de plantas x biomassa de peixes), adicionar nutrientes (comida), propiciar luz e eventualmente controlar a temperatura, mais monitoramento. É o oposto do sistema de altos inputs da monocultura (agronegócio).

 

5. Há muitas aspectos da aquaponia que a tornam sustentável. Cito alguns exemplos. A aquaponia se adapta à agricultura urbana, mesmo dentro de um pequeno apartamento. Isto poupa o planeta de todas as emissões de carbono relacionados com o transporte dos alimentos por centenas ou milhares de quilômetros. Na aquaponia a adição de agrotóxicos não só é indesejável como proibida, pois mataria os peixes. A aquaponia incentiva o policultivo, pois se apenas uma espécie vegetal for plantada é mais provável que ocorra limitação de algum micronutriente (considerando que plantas diferentes têm necessidades nutricionais diferentes). A aquaponia permite que qualquer pessoa, mesmo em um apartamento, se liberte ao menos parcialmente da agroindústria e tenha uma experiência extremamente educativa sobre o funcionamento de ecossistemas e interrelações entre espécies. A aquaponia tem um consumo irrisório de água comparado à agricultura irrigada, pois o sistema é fechado, permitindo o cultivo até mesmo em desertos. Etc.

 

Era isso, desculpe por escrever tanto, e me diga se acha que algo está equivocado (sempre podemos aprender). No fundo creio que entre permacultura e aquaponia, a minha escolha dependeria do gosto e do contexto.

 

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço