Bobinadeira automática controlada com ESP32 e display TFT ILI9341 (RESOLVIDO)

Boa tarde turmaa, nova versão da bobinadeira, agora com ESP32 e display grafico colororido, segue arqquivo com o código e esquema, bobinadeira_TFT_ESP32.zip

Boa tarde, montei uma bobinadeira para enrolar transformador e a um tempinho atrás eu consegui aqui uma ajuda para resolver um pequeno problema no código, agora consegui um código mais completo (código com Arduino) para ter uma noção do funcionamento veja o link onde consegui o código, https://www.youtube.com/watch?v=M3obRbW4hxc&t=8s.

O sistema está funcionando normalmente, porem preciso fazer um pequeno ajuste para melhorar o funcionamento, vou tentar explicar o funcionamento pra depois ver a possibilidade dos ajustes.

Vamos lá, a máquina trabalha com dois motores, uma para acionar o carretel (motor AC comum)  e o outro, um motor de passo que faz a função de ir empurrando o fio para que as espiras não fiquem trepadas e assim fazendo uma camada de fio uniforme, esse motor é controlado pelo sensor que faz a contagem das espiras, cada vez que o sensor conta uma volta o motor de passo avança um pouco de acordo com a bitola do fio, e é nesse ponto que precisa de um ajuste, quando finalizo a programação e inicializa o processo, o motor de passo avança como se já tivesse dado uma volta, e como é ajustado antes o ponto de início do enrolamento fica sempre um espaço, o que eu preciso é que o avanço só aconteça depois que seja contado a primeira volta daí pra frente o processo segue normalmente.

Bom é esse o problema, espero que der pra entender, segue anexo o código e o esquema para simular no proteus, com a simulação fica mais facil de entender.

desde já agradeço

Mais uma vez venho agradecer ao nosso mestre Rui Viana, por mais uma ajuda. graças a ele a bobinadeira está funcionando perfeitamente, estou deixando o código devidamente corrigido, caso algum interessado queira montar a bobinadeira, em breve estarei disponibilizando o esquema e os desenhos das placas.

nais uma vez obrigado a todos.

bobinadeira_V_13.zip

bobinadeira_EEPROM_I2C.rar

https://www.youtube.com/watch?v=jDQ3ppqYqfM

Exibições: 7501

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia amigos colaboradores do forum

Com a ajuda de um amigo, coloquei a opção de salvar os dados na EEPROM em caso de faltar energia, ta funcionando quase perfeito, precisando de dois ajustes.

Se no momento que a máquina estiver em funcionamento faltar energia tudo é salvo na EEPROM e eu consigo dá continuidade ao processo do ponto de onde parou, com as informações do numero de espiras e camadas que já havia sido executados,

Ao iniciar um novo processo com uma nova programação, o numero de espiras começa do zero, porém, o número de camadas começa mostrando o que foi salvo no momento da falta de energia, deveria zerar, assim como o numero de espiras, esse é o primeiro ajuste, o segundo seria configurar um botão para zerar toda EEPROM quando necessário.  

segue o codigo em anexo

bobinadeira_EEPROM.zip

Boa tarde JMC,

o sketch que você  postou está dando erro na compilação.

RV mineirin

bobinadeira_EEPROM.zip

opa, agora ta certo

Bom dia JMC, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

o seu tópico sobre a bobinadeira faz muito sucesso.

Sempre vejo comentários novos e alguns amigos até me pede ajuda em OFF.

Como você montou uma e acredito que ainda funcione e está sendo útil,

vou sugerir que você faça um tutorial sobre a construção de uma bovinadeira.

Acho que vai ser muito legal e muita gente vai gostar?  Que tal?

Assim você detalha a construção mecânica, o esquema o código, posta fotos etc.

Abraços

RV mineirin

Bom dia Mestre Rui, estou um pouco sumidoi aqui do forum, é que não tenho nenhum pepino, kkkkkk, na realidade eu não quero atrapalhar, a maquina está funcionando muito bem, quanto a fazer um tutorial passo a passo da montagem eu não sei se conseguirei fazer, vou providenciar alguma fotos da montagem e colocar aqui junto com o arquivo do esquema, em caso de duvidas sobre a montagem pode entrar em contato direto domigo que terei maior prazer em ajudar, inclusive tem dois rapazes que estão montando, um de SP, já está em fase final, o outro não me deu mais retorno, não sei em que ponto está a montagem. 

Boa tarde, realmente o assunto bobinadeira tem feito muitos por aqui brilharem os olhos. Os meus já estão com as pestanas queimadas de tanta pesquisa, principalmente para decidir em usar motor de passo ou motor DC para enrolar as bobinas. Fico feliz em ter encontrado algo que deu certo, pois já venho a muito tempo querendo mais um aprendizado, rebobinar motores, e essa maquina vai me ajudar muito nessa época complicada. Vou testar o código feito pelo nosso amigo JMC e RV, com toda certeza foi uma grande colaboração para o fórum. Espero um dia poder fazer pelo menos próximo disso. Vou conferir a lista de materiais e o código para testar. Gostaria muito de poder contar com vocês nas duvidas e problemas que poderão surgir. Abraço

Opa meu amigo JMC, obrigado pela atenção nesses dias tão corridos! Eu cheguei a ver seu vídeo nas pesquisas, ficou muito bom. Vou ver aqui o que ja tenho para começar a montagem, gostaria de contar com sua ajuda se não for muito incomodo. 

Vi que andou fazendo algumas alterações no código, não sei se o queu baixei é o atualizado, pode me direcionar para o atual ou enviar aqui por favor.

estamos aqui para ajudar uns aos outros, segue ocodigo atualizado bobinadeira.zip

Bom dia JMC, olha as duvidas aparecendo!

Duvida 1: Quais pinos da controladora é ligado nos pinos 12 e 13 no que o diagrama se refere? Seria assim:

CW- E CLK-  ----- no GND

CW+ --------- PINO 12

CLK+ ------- PINO 13

Duvida 2: No diagrama mostra o motor de passo diretamente ligado ao LM2596, e não na controladora.

Não seria o motor ligado na controladora, onde a controladora será alimentada pela fonte LM2596 (Com ajuste de tensão para o motor)?

Abraço

bom dia, os pinos 12 e 13 do arduino vão para os os pinos Step e Dir da contorladora, pelo que entendi, não faz diferença a posição de cada um, só vai inverter o sentido, a alimentação do motor de passo vai direto para a controladora e não para o motor de passo. veja nesse link,  https://www.curtocircuito.com.br/blog/Categoria%20Arduino/driver-tb...

Pronto, entendi, muito obrigado meu amigo.

Já estou pensando em fazer um upgrade no display colocando o nokia5110 ou display LCD TFT 2,4" TOUCHSCREEN SHIELD, mas não sei se vai dar certo no Arduino pro mini, por conta da quantidade de portas que os outros display necessitam. E vou ver se da certo testar o controle do motor com do driver A4988, pois na minha cidade não tem disponível a TB6560, ainda não sei se vou precisar mudar o código na mudança da controladora.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço