Estou bolando algo para controlar minha casa pelo celular Android, usando arduino, como por exemplo: abrir portas, cortinas, etc...

 

Apenas uma dúvida que está me deixando encucado..

 

Digamos q eu queira controlar as portas da minha casa... Eu vou precisar usar um arduino para cada porta?

Exibições: 427

Responder esta

Respostas a este tópico

Hmm

entendi!

exatamente como eu imaginava... o arduino seria uma central.

ja tenho tudo bolado como faria com o android pra se comunicar com o arduino...

 

Uma outra pergunta meio idiota minha, mas la vai!

Digamos q eu queira colocar a central do arduino no meu quarto!

e a porta que eu desejo abrir pelo android é a porta da minha sala...

q tem uma distancia de uns 50 metros do quarto até a sala, a unica forma de eu ligar um motor(digamos um motor DC) no arduino seria por fio? ou existe outra forma sem fio?

 

Desde ja.. agradeço sua atenção e sua ajuda!!!

Você pode usar modulos RF. como um controle remoto. Se não há necessidade de monitorar os componentes, não precisa de um transmissor em cada item, apenas o receptor. Da pra brincar com Zigbee, wifi, mas dai encarece o projeto devido a quantidade de itens a serem controlados.

Outra ideia é usar sinais de controle pela rede elétrica. Tem muita aplicação de domótica com Arduíno.

Pra expandir as portas, é só multiplexar. Tem vários projetos e shields por ai de multiplexadores tanto digitais (com ou sem registradores) como analógicos.

 

Lembrando que no Arduíno você liga o sinal de controle. A alimentação do equipamento continua lá no ambiente onde ele está instalado.

É mais simples do que você imagina, você precisa ter um sinal pra ligar e desligar, e utilizar timer em alguns casos. Sugiro que você utilize o arduino com alguma liguagem multi plataforma tipo php, Java, assim vc pode ter um aplicativo que rode no android via browser e conectar a uma central que esteja na sua casa. Nessa Central pode estar o arduino, o modem para conexao com a internet um roteador wirelles, etc. Se tiver a manha de mecânica da pra fazer os acionamentos das portas e janelas com cilindros, da pra vc usar pneumática ou hidráulica, fica mto legal.

Estou projetando uma central assim.. depois entro em detalhes, boa sorte e um abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço