Olá caros colegas estou desenvolvendo com os meus alunos um projeto relativamente simples, que utiliza uma campainha escolar como esta Vou usar um relé+arduino uno. O que pretendo é: que toda vez que iniciar ou terminar uma aula, a campainha seja acionada automaticamente. O código é parecido ao exemplo do Blink? Agora como mando o sinal de acionamento diretp para o arduino? Há como fazer diretamente na IDE, sem a ajuda de outra linguagem? Aguardo retorno.

Exibições: 4243

Respostas a este tópico

se ela for ativada simplesmente mandando um sinal ALTO, eh soh conecta-la a um pino do arduino setado como output e jogar o sinal pra cima
O prncípio é parecido com o Buzzer? Como seria este sinal ALTO?

???

tens algum conhecimento de programacao pro arduino?

Sim (Apesar de estar começando, entendo um pouco sim)!

Olá, estive procurando isso pra ti, mas ainda não achei.. o hardware é simples, vc vai fazer um circuito como esse, com alimentação externa para alimentar o relé, q pode ser 6 ou 12v, vc teria q ter uma fonte como um carregador de celular, algo assim..

depois é só usar o mesmo codigo q vc acenderia um led, ele vai enviar os 5v pro circuito e acionar o relé, e ele q vai ligar a campainha..

quanto à progamação, ainda não sei como programar com horario no arduino, não sei se ele tem um relogio ou se teria que usar o Delay ou a biblioteca MSTimer tem algo assim pra programar o inicio e fim da aula.. essa parte ainda não usei.. mas o acionamento é esse q te falei.. abçs

Gilvane  vlw pelas dicas. Estou procurando ver isto sobre o tempo. De qualquer forma vlw!

Olá.. olha pelo que eu percebi o arduino sozinho não tem como programar com horas, pois as funções são em milisegundos e pra fazer um codigo para horas ficaria complicado.. 

mas eu vi esses tutoriais, que talvez ajudem..

http://www.instructables.com/id/My-Arduino-WordClock/

http://www.highonsolder.com/blog/2011/1/8/arduino-word-clock.html

eu ainda não parei pra estudar o projeto, eles usam um cristal oscilador, não sei se é ele q define a contagem do tempo.. mas dá uma olhada, abaixo tem o codigo..

www.highonsolder.com/storage/code/word_clock_3.pde

qualquer coisa estamos ai.. t+

 

 

 

 

 

ola amigos, melhor forma e utilizar os rtc olha um tutor neste site.

http://lusorobotica.com/index.php?topic=681.0

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço