Galera,

Concluímos a produção das primeiras unidades da máquina Fresadora CNC. :))

No momento a comercialização será feita apenas em nossa loja física, com a máquina totalmente montada, porque queremos dar uma melhor assistência aos primeiros compradores que receberão todo o treinamento e suporte da equipe do LdG, sem custo adicional, não importando o nível de conhecimento de cada um. Em breve o equipamento estará disponível para compra em nossa loja online também, para todo Brasil.

Para maiores detalhes, acessem http://www.labdegaragem.org/loja/fresadora-cnc.html

Esperamos que o equipamento agrade, afinal estamos há bastante tempo estudando, testando e tentando oferecer o melhor possível por um custo acessível.

Abraços!

 

Versão 2.2 (em comercialização):

Placa controladora:

Versão 2.1 da máquina (protótipo):

 

Teste realizado (14 ago 2012) - PCB breakout para mosfets SMDs:

 

Teste realizado (06 jul 2012) - PCBs com componentes SMD:

 

Teste de precisão. Breakout board para ATmega32u4:

Fresagem em madeira:

Isopor usando fio aquecido:

Exibições: 54114

Responder esta

Respostas a este tópico

ée

cada vez que eu entro aqui fico mais surpreso... 

 

tá muito foda!

quero saber quando é que uma versão Beta pra moldar gesso no loja ...

me será bem util

 

Marcelo,

pensando em peças maiores, qual o alcance da cnc nos eixos X e Y?uns 20cm?

 

abraço!

 

 

Grande João!

 

Isso mesmo, uns 20x20cm.

Cara, estou correndo aqui. Quero terminar antes do projeto fazer aniversário! :)

 

Abraço!!

Andei pesquisando sobre fresadoras CNC, principalmente no Mercadolivre.

Consegui algumas informações interessantes e verifiquei que a precisão  está diretamente ligada aos eixos e fusos que são bastante solicitado e sofrem bom desgaste. (além da solidez da estrutura)

Claro que isto tudo encarece, fui informado que para ter a melhor precisão router é necessário "um cnc com fusos de esferas, e sem duvida, feita com guias prismaticas".

Estas peças podem ser adquiridas no ML também. Ainda não decidi qual equipamento vou comprar ou se tento montar o meu próprio, mas já percebi que precisão custa caro.

Uma CNC para fresar madeira (baixa precisão) pode custar, digamos uns 8 mil e a mesma CNC com precisão mais fina pode chegar a 13 ou 15 mil...

 

De qualquer forma estou entusiasmado não só com este, mas com a maioria dos projetos do site.

Parabéns. Prossigam.

Valeu Lauro!

Mas me diz uma coisa. Por que você precisa de tanta precisão? Com a nossa máquina aqui conseguimos até fazer placa SMD, e a precisão não é das máquinas comerciais. Ou seja, é o suficiente para a gente, e a máquina não custará nem 1/4 desses valores que você levantou. :)

Acho essa reflexão importante para que você tenha um equipamento adequado para a sua necessidade sem gastar além do necessário.

 

Abraço!!

Alo Marcelo,

 

Na realidade não sei se necessito de tanta precisão. Estou pesquisando e estudando o assunto para não comprar algo que não atenda minha necessidades. Quero ver se não erro (muito) na compra.

É claro que gostaria da gastar o mínimo possível, e até montaria minha própria máquina se pudesse comprar um projeto e não tivesse dificuldade em comprar o "hardware", em especial a parte eletrônica.

 

Ainda não pude ver nenhuma máquina dessas funcionando, somente o que pude conseguir no Youtube.

 

Pretendo trabalhar com o lado artístico, ainda que eventualmente ele se confunda com formas geométricas retas.

O que eu gostaria seria uma máquina que, por exemplo, ao traçar uma reta ela fosse de fato uma reta, sem imperfeições. Eu pretendo trabalhar (possivelmente) com pequenas peças, normalmente inferiores à 200mm x 200mm, e nessas dimensões as imperfeições são mais visíveis. Ex. Placas de metal personalizadas em baixo relevo com nome e cargo da pessoa, logo de empresas.

 

Gostaria também de algo que pudesse fazer algo do tamanho de uma moeda de 1 real, por exemplo e com aquela qualidade visível, se fosse necessário.

Gostaria que se eu digitalizasse uma foto de uma pessoa e a reproduzisse num metal em alto relevo (de 0 a 1mm de profundidade aprox.) em tamanho digamos de 20mm x 20mm ou 30mm x 30mm ela resultasse claramente eu uma cópia semelhante ao original.

 

É claro que eu posso estar superestimando minhas necessidades,  mas como "uma imagem vale mais que mil palavras" se eu visse que algo semelhante pudesse ser feito pela máquina em desenvolvimento eu provavelmente mudaria de opinião, é claro.

 

Eu continuo "de olho" no projeto de vocês, pode ter certeza, e talvez não saia muito caro para mim adaptar a estrutura de madeira para uma metálica em aço ou alumínio, para dar maior rigidez, e com isso precisão ao conjunto.

 

Estou aberto à sugestões ou outras informações que sejam relevantes e as quais não tive acesso e/ou desconheça.

 

Muito me daria prazer ser o primeiro ou um dos primeiros a comprar este projeto que está sendo desenvolvido.

Vamos manter contato. Fico à tua disposição caso possa contribuir de alguma forma.

 

Obrigado pela pronta resposta e atenção.

Um abraço,

Lauro

Lauro,

 

Trabalhar com metal é mais complicado. A máquina precisa ter uma rigidez maior, além de sistema de refrigeração da fresa, dependendo do caso. Estamos lutando muito para deixar o custo do nosso equipamento abaixo de R$ 2.000. Nessa faixa de preço, não é possível (pelo menos por enquanto), produzir uma máquina com precisão e rigidez suficiente para fresar blocos de metal.

Nosso equipamento é mais voltado para trabalhos com madeira, plástico, chapas finas de metal (menos 1mm), fabricação de placas de circuito impresso (fresagem e furação), etc.

Espero que você seja sim um dos primeiros a adquirir nosso equipamento, mas se não acontecer, tudo bem! A gente pode te ajudar no que precisar para adquirir um equipamento adequado às suas necessidades.

 

Abraço!!

Sim, eu já tinha pesquisado sobre a troca da tupia por um spindle refrigerado a água. Isso não seria problema, é apenas uma acessório (+caro), assim com um dia colocar ali um laser para corte ou gravação, bem como motores mais "parrudos". Iria conforme a vontade do "fregues".

 

O importante é no meu caso que a "base", o hardware, o conjunto, venha a atender a precisão um pouco maior que (acho) preciso. Se o projeto de voces atendesse não me seria difícil fazer ou mandar fazer uma estrutura metálica para substituir a de madeira.

Se eu puder economizar utilizando toda a parte eletronica/mecânica do projeto e tendo que mandar fazer a estrutura metálica ainda assim vai sair em conta, eu acredito.

E o dinheiro economizado eu poderia empregar em outras máquinas tipo esmerilhadeira, lixadeira, furadeira de bancada, etc....

Vamos conversando, pois eu gostaria de apoiar a iniciativa de voces.

Numa mensagem acima está a foto de um circuito impresso ao lado de uma moeda de R$ 0,10. Que tal reproduzir a moeda em plástico duro ou outro material e comparar com a original ?

Para evitar "reverberação" do conjunto o corte poderia ser feito em velocidade bem baixa, diminuindo torções e vibrações.

Isso feito definitivamente mostraria a real capacidade e precisão da fresadora aos possíveis interessados, que teriam uma boa idéia do que poderão fazer no futuro.

Fotos em modo macro publicadas acabariam com esta dúvida.

 

Se o resultado fosse bom/razoável provavelmente ficaria bom/ótimo em uma estrutura metálica, não ?

 

Abraço.

Lauro

P.S.: Caso ela não atinja esta qualidade não invalida de forma alguma o projeto, já que o objetivo numero um é chegar a um equipamento de baixo custo possibilitando a muitos a sua aquisição.  Mas quem sabe o resultado surpreenda e supere as nossas atuais expectativas, hem ? Tchan tchan tchan tchan....

Hehehe... Para nós aqui já superou! Fazer placa SMD é muito difícil e já alcançamos isso aqui.

A ideia da moeda é muito boa. Podemos fazer sim para a galera comparar a precisão. 

Valeu pelo apoio e conta com a gente aqui.

Abraço!!

Neste link http://www.youtube.com/watch?v=5vkKnS_uE0g&feature=related vi um vídeo bem interessante.

Me pareceu (ainda que não tenha imagem em close) ter um boa qualidade final para um projeto em 3D.

Chamou-me a atenção o fato da estrutura ser (pelo menos parte) também feita em madeira.

 

Pergunto:

1 - Será que a precisão daquela máquina é tão boa como parece ou por tratar-se de um 3D não geométrico e não ter uma referência paralela para comparar o "traço" a qualidade parece melhor do que é ? 

2 - Será que a simples adoção de fusos com rolamentos daria algum incremento de qualidade significativo no resultado final da CNC em desenvolvimento ou seria apenas um "preciosismo" ?

Caso positivo seria mais uma informação para os potenciais compradores que poderiam optar por um tipo de fuso ou outro.

Lauro,

 

A máquina precisa ter todas as suas partes "combinando". Não adianta agregar muito em partes da mecânica se a estrutura não acompanhar. Nosso projeto não visa ter uma super precisão, mas fazer cortes, furos e fresagem em uma precisão que permita trabalhos de construção de chassis, caixas para montagem, PCBs (SMD), furos para componentes (Through Hole), entre outros. Para uma precisão superior, não bastaria agregar fusos e castanhas mais precisos, seria preciso remodelar toda a máquina. Mas no nosso caso, não teríamos razão para encarecer a máquina, já que até o momento atendeu nossas necessidades.

Quanto aos rolamentos, estamos usando rolamentos lineares. As buchas plásticas não deram certo porque deformam.

 

Abraço!!

Marcelo, pode passar o desenho dos cortes e a empresa que fez os cortes ?

Rodrigo,

 

Assim que terminarmos o desenvolvimento da máquina, toda a informação ficará disponível para os membros do LdG sob licença Creative Commons.

Assim que colocarmos a disposição, a gente avisa aqui pela rede. Ok?

 

Abraço!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço