Olá para todos!

 

Para quem estiver interessado em iniciar um projeto novo, convido para a discussão sobre a possibilidade de se construir um equipamento útil para o mercado da construção civil.

 

Possuo algumas idéias e gostaria de discutir com os amigos...

 

Abraços,

 

Walmir Paiva

Exibições: 3192

Responder esta

Respostas a este tópico

Sei bem como é, tive problemas na reforma de minha atual residência, em alguns lugares o fio não passava, pois o conduite estava obstruido ou esmagado, na luta para concluir a obra apliquei três soluções.

Em um ponto usei agua para forçar as "pedrinhas" que estavam lá dentro sairem, imaginem a sujeira !! mas no caso serviu bêm porque a casa ainda estava vazia.

 

Em outro ponto não teve jeito ! :-(  tive que quebrar o piso que o pedreiro tinha colocado a poucos dias (o $&&#@!% do pedreiro esmagou o conduite)

 

Em um terceiro local, no banheiro, não houve modo de passar os fios, tive que passar os fios por dentro do forro de gesso e descer do outro lado atras de um espelho.

 

Acho que o maior problema e quando encontramos alguma obstrução ! como retirar o que esta la dentro impedindo que o fio passe ? e quando esta esmagado ?

 

Existe hoje em dia uma "fita elétrica" que tem a mesma função da fiação, só que parece uma "fita crepe", pois ela ainda é adesiva... é só colar na parede, conforme a necessidade de corrente e depois emassear e pintar.

Eduardo,

A fita é uma excelente solução, mas até onde eu sei ela ainda não é certificada pela ABNT para utilização e seu preço também não é convidativo. É a estória do conservadorismo e do conflito de interesses na construção civil, uma idéia como essa poderia ser solução para muitos problemas, mas vai direto contra os interesses da indústria de cabos e fios.

Não conheço essa fita, mas pelo que entendi, acho que não sei se seria uma boa solução não, de qualquer forma não teria que fazer um corte na parede para esconder o volume do cabo? em caso de manutenção, de qualquer forma teria q pintar toda a parede senão ficaria diferente a cor e como a fita se comportaria no aquecimento do cabo? não iria ressecar e rachar a pintura...acho que para casos muito especiais poderia ser utilizada...
Conheci essa fita num canteiro de obras em Taubaté.... Não sei se é certificada.... Mas acredito que os próprios fabricantes de fios comuns, poderiam fabricá-los e com isso, cair os custos de produção... Pelo menos a que vi em Taubaté elas estavam expostas, já que são isoladas. Para um canteiro de obra, acredito que seja possível seu reuso. Para construções definitivas não sei como é o desempenho, mas deve haver suas garantias. Se aplicadas diretamente sobre a parede, deve ficar um pequeno ressalto/lombada/auto-relevo... em todo caso... www.eletrofitas.com.br.  sds

Interessante , gostaria de participar!

 

Uma coisa muito interessante que vi esses dias, foi um vídeo de uma empresa japonesa. Não sei se alguém já viu ou se já imaginaram isso... Mas os caras fizeram uma broca que faz furo QUADRADO. Dá prá imaginar?

Se alguém se interessar, posso enviar o vídeo, é só deixar o e-mail. Abçs

ué, posta o vídeo no grupo.

Não sei fazê-lo..... eheheh

Mas segue o link do youtube... http://www.youtube.com/watch?v=3I0hP4JLU18

http://www.youtube.com/watch?v=L5AzbDJ7KYI&feature=related

 

 

 

Saudações a todos....

bem, comecei agora a acompanhar este tópico e lendo (e relendo) fiquei com uma dúvida? quantos de vc´s que postaram msg já trabalharam na construção? pergunto isso porq a idéia de um robô para puxar fios, acho que usar um tanque para matar uma formiga... digo isso porq passar cabos, inevitavelmente, tem que ser feito por pessoas, que tem a sensibilidade da situação nas mãos... já pensaram em quanto de torque os "mini"-motores vão ter que fazer para puxar uma guia que seja? e mais, geralmente a obstrução esta em curvas que estão cheias de massas e etc e não tem "broca" que dê jeito... Sem contar que e mais barato pagar uma diária a um pedreiro do que utilizar um equipamento destes. Penso que esta comunidade tem que fazer a diferença com coisas inovadoras, principalmente, baseada em aduino, que é fantástico... Imagino um sistema que controle/supervisione tudo que o condomínio esta consumindo, como água e energia, ligado on-line, "twitando" para os moradores várias informações; um controle de acesso por rfid (arduino deixa super em conta $$$) enfim... Sugiro um brainstorm de idéias, a comunidade escolher um conjunto delas e desenvolver...

 

Meu único interesse e de contribuir, o máximo que puder, e não de desmotivar!

 

abraços, 

Cordialmente,

Allan David.

Bem vindo Allan,

 

As idéias não são as melhores ou únicas soluções para os problemas, principalmente para os casos com grande obstrução, mas as idéias muitas vezes ficam para casos especiais, você poderia contratar um pedreiro para resolver problemas em locais simples, mas será que trocaria todo o porcelanato de uma cozinha para poder resolver uma obstrução no ocasionalmente no piso, os azulejos de um banheiro. Podemos considerar a sensibilidade de quem tenta passar o cabo ajude a detectar o ponto exato da obstrução em uma parede ou piso, mas se existe uma obstrução, nada impede de existirem várias e ai dependendo do local e situação, não será para apenas uma diária, fora o gastos com material que ai sim seria o dobro dos gastos com uma solução que a curto prazo parece ser surreal, mas que a longo prazo pode tomar forma e resolver problemas que levariam 3 dias em 1 hora. Quem tem que conhecer sobre construção civil é quem apresenta o problema que encontra, as idéias podem vir de qualquer pessoa e depois que essa idéia toma forma, quem tem que dizer se vai ser uma boa solução ou o que tem que melhorar é quem conhece mesmo. As idéias de monitoramento são ótimas, mas não podemos ficar restritos a isso, pq hoje nós temos os celulares, pq não ticamos restritos a linhas fixas, a cnc, por não ficarmos restritos a uma furadeira de bancada, creio que aqui seja um lugar de expor as idéias independente do quão absurda ela seja, pois ela pode não ser tão absurda assim, a 100 anos atrás se você falasse que hoje voaríamos aos montes cruzando o céu quem acreditaria?

 

Abraço,

 

Wendell Silva 

boa tarde alam quem começou esta discução sobre conduites foi eu  e pensei nisto pois sou eletricista desde os meus 16 anos de idade e hoje estou com 25 anos ja são quase 10 anos  no ramo sei que ainda estou engatinhando na area mas sempre me deparei com situações com dutos obstruidos ja tive ate que quebrar paredes e sinceramente falando eletricista não é pedreiro!!!! ok

agora imagina o seguinte vc vai fazer um upgrade(reforma) em um predio e vc encontra pelo menos 3 dutos obstruidos e este mesmo predio ja esta sendo habitado  com todo o acabamento pronto

vc ja imaginou o transtorno que seria quebrar paredes e pisos ainda mais em predios antigos que vc não encontra mais os mesmos tipos de porcelanato e ai olha o tamanho do prejuizo

eu resolvi colocar isto aqui  pra termos ideias de como evitar todos esses trabalhos e prejuizos

abraços

ATT. Danilo S. Cabral

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço