Olá,

 

Esta é o meu primeiro post por aqui. Achei fantástica a proposta do Laboratório de Garagem.

 

Bom, o meu projeto de "garagem" atual (na verdade é de escritório, rs) é o de um sistema aquapônico doméstico. Para quem não conhece, a aquaponia combina a hidroponia (produção de vegetais em meio aquoso, sem solo) e aquacultura (criação de peixes). É um sistema simbiótico no qual  os excrementos dos peixes são transformados por bactérias, que assim evitam que os excrementos se tornem tóxicos para os peixes, e por sua vez servem de nutrientes para as plantas, que assim crescem e "filtram" a água. Ou seja, é possível ter uma horta doméstica, mesmo em um apartamento, e o único input do sistema é a comida para os peixes (e reposição de água e luz artificial, se necessário). Estou no estágio em que o peixes e as bactérias já estão estabelecidos, e comecei a adição das plantas - alface, rúcula, mostarda, couve, etc. (ver fotos abaixo) - se tudo der certo em breve terei a minha primeira salada autônoma e sem agrotóxicos :)

 

Os próximos passos seriam monitorar o sistema em modo "manual" - amônia, nitrito, condutividade, crescimento das plantas, drenagem e retenção do meio de crescimento, etc. - e enquanto isso vou estudar arduíno (já postado no correio, se a greve não impedir deve chegar essa semana... como já programei em C, fortran, Matlab, HP48 etc. acho que não será difícil). Então, com o ecossistema "maduro" pretendo automatizar, por exemplo, a alimentação dos peixes, quem sabe remotamente (SMS) e também implementar a possibilidade de monitoramento e controle automatizado da qualidade da água (condutividade, que é um parâmetro crucial do sistema, etc.). Abaixo algumas fotos tiradas hoje.

 

 

 

 

Alguém já fez ou está fazendo algo parecido? Se alguém tiver alguma curiosidade é só perguntar. Infelizmente aqui em Porto Alegre parece que ainda não há um ldg.

 

Abraços

Daniel

Exibições: 15280

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Daniel,

Tenho pesquisado esse tipo de sensor (eletrodo ion seletivo) e até onde pude pesquisar os mais baratos (entre US$ 150 e US$ 300, sem os impostos brasileiros) não funcionam mergulhados continuamente (existem sensores desse tipo profissionais e contínuos usados principalmente nas indústrias de bebidas mas cujo preço é muito proibitivo). O procedimento operacional é mergulhar na solução de teste, obter a medição, lavá-lo em uma solução de limpeza (no caso de água "contaminada" essa solução é água destilada) e depois devem ser secados com uma flanela limpa e seca ou outro material absorvente indicado pelo fabricante. Como eles funcionam com uma membrana permeável gelatinosa caso fiquem mergulhados o elemento interno íon reagente ficará contaminado rapidamente e a medição deixará de ser precisa. Lembrando ainda que todos eles precisam de aferimento periodicamente usando uma ou várias soluções de controle.

Como estava conversando com o Fabrício Caixeta, pensando numa solução totalmente automatizada de monitoramento é ineficiente somente parte das medições sejam feitas automaticamente enquanto outras exigem o manuseio humano.

Estou chegando à conclusão que a melhor alternativa de médio custo é automatizar roboticamente a colorimetria tradicional pois ela nos permite monitorar praticamente todos os parâmetros de qualidade da água/solução nutritiva com facilidade e custo compatível, além do que os reagentes já são tradicionalmente conhecidos e de fácil obtenção.

Já existe um colorímetro bastante preciso e open-source baseada em Arduino e desenvolvido pela ioRodeo.com que pode ser comprado pronto ou construído e adaptado para a aquicultura.

Estou à disposição caso precise de algum outro esclarecimento ou para iniciarmos um projeto colaborativo.

Aqui para que há um relato de implementação da alternativa b): http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1287001945

Bom dia Daniel, ano passado ajudei meu sogro com implantação de hidropônia (quase o mesmo do que você esta fazendo mas com solução nutritiva) e aprendi muita coisa!

Estas experiências me fizeram viajar muitas vezes para Florianópolis (moro em Joinville - SC), lá encontrei uma loja especializada que vende produtos para hidropônica, entre eles os aparelhos medidores, abaixo esta o link do site da loja, espero que ajude!

Vou acompanhar seu projeto, envolvido com o projeto do meu sogro pesquisei também sobre a cultura com peixes e já tenho vários vídeos, fotos e apostilas sobre aquapônia, posso ajudar ou aprender mais sobre o assunto, até mais!!

http://www.portalhidroponia.com.br/

Olá Romeu. Pois eh, eu faço trabalho voluntário em uma horta hidroponica urbana aqui em Porto Alegre, talvez você já tenha ouvido falar nela. Realmente se aprende muito, ainda mais alguém que sempre viveu em meio urbano como eu. Todo material técnico eh util, não só para mim mas para quem também se interessar. Quem sabe tentamos postar por aqui, se for em meio eletrônico? Eu tenho um artigo muito bom (mas em inglês), assim que der vou colocar aqui no forum. Valeu.

Já que esse assunto voltou durante este período ví que na opção (b) de hackear produtos tem alguns equipamentos que já tem a saída analógica até 5v. Vou avaliar esta proposta.

primeira vez que vejo algo assim. fantastico. acompanharei... to começando a estudar arduino+sms,..., se puder ajudar....
Allan, toda ajuda vem bem. SMS, seria legal p. ex. para enviar alertas quando a qualidade da água estiver ruim, ou acionar um dispositvo para alimentar os peixes, etc.
Mt bacana em... fiz um projeto para aquario mais o meu era bem simples , somente controlava a temperatura + fico bem bacana , o seu vai dar um pokinho de trabalho em .. se quiser da uma olhada ai AKI pra tirar umas ideias o sistema q eu fiz tem como tanto esfriar como aquecer ...
Pois eh João, já estive dando uma olhada no teu projeto e acho que pode ser útil sim, pois a temperatura ótima do sistema fica em torno de 23-24 graus. Valeu. E sim, meu projeto eh um tanto desafiador, mas eu gosto disso e não tenho pressa, heheh.

Update.

 

Ao final do post, fotos mostrando o estado das plantas hoje (28.09.2011).

 

Todas as plantas foram colocadas para germinar em algodões umedecidos exclusivamente com a água do aquário. Foram plantados salsinha, rúcula, mostarda, coentro, manjericão, alface, cebolinha, alecrim couve, agrião, hortelã e chicória. Destas foram selecionadas para ir para sistema: mostarda, couve alface, chicória, rúcula e manjericão. O critério usado foi a rapidez da germinação. Agrião, hortelã, alecrim e salsinha não germinaram - como foi plantada apenas uma muda, isto não é estatisticamente significativo para conclusões (pode ter sido muitos problemas, como validade da semente, temperatura, etc.). Rúcula e agrião foram plantas com várias semente no mesmo algodão; todas as demais foram plantadas com uma única semente. A temperatura média de período foi de 17 graus; ainda não estou medindo a temperatura da água.

 

As mudas foram transferidas para o sistema nas seguintes datas: 17/09 (rúcula), 19/09 (chicória e mostarda), 21/09 (alface, couve e manjericão). Desde a colocação das plantas, foi reposta água do aquário equivalente a 20% do volume. A concentração de nitrato está evoluindo da seguinte forma:

 

17/09 -    100 > NO3 > 50 [ppm]

19/09 - água adicionada (˜12% vol)

21/09 - NO3 = 110 [ppm]

23/09 - água adicionada (˜6% vol)

27/09 - NO3 > 110 [ppm]

 

Como a concentração de nitrato ainda está aumentando, ou há um desequilíbrio entre a população de peixes e plantas, ou as plantas ainda são pequenas demais para assimilar todo o nitrato disponível. A análise semi-quantitativa não é muito precisa, nos próximos dias passarei a usar um condutivímetro.

 

A seguir comento o desenvolvimento das seis plantas selecionadas. 

 

Rúcula: germinou em dois dias, e foi a primeira a crescer. Nos últimos dias parece estar tendo problemas, aparentando definhamento.

 

Alface: germinou em dois dias, está com aparência saudável e cerca de 3 cm de altura após 19 dias do plantio.

 

Couve: germinou em três dias, está com aparência saudável e cerca de 3 cm de altura após 19 dias do plantio.

 

Mostarda: germinou em oito dias, está com aparência saudável e cerca de 3 cm de altura após 19 dias do plantio.

 

Chicória: germinou em dois dias, está com aparência saudável e cerca de 2 cm de altura após 19 dias do plantio.

 

Manjericão: germinou em três dias, está com crescimento bastante lento, mas creio ser normal por se tratar de planta perene, com ciclo de crescimento mais lento.

 

Correção: a chicória foi plantada há 13 dias, e não 19.
Daniel,consegui alguns motores que acho que podem ser uteis para desenvolver uma espécie de braço mecânico.Pode ser usado para mergulhar e recolher os sensores em periodos programados.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço