Olá para todos!

 

Para quem estiver interessado em iniciar um projeto novo, convido para a discussão sobre a possibilidade de se construir um equipamento útil para o mercado da construção civil.

 

Possuo algumas idéias e gostaria de discutir com os amigos...

 

Abraços,

 

Walmir Paiva

Exibições: 3193

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá sou Eng de controle e automação faço parte de uma equipe que desenvolveu um sistema gratuito de orçamento para obras da construção civil utilizando a base SINAP.

Entre e confira.

Orça Fascio

 

Abraço 

Loris gaio

Legal, mas o problema não é ser gratuito e sim quanto tempo ficará gratuito...

bom dia wendel a muito tempo que trabalho como eletricista e no meu ponto de vista o pior problema que um profissional da area eletrica sempre encontra e na hora de passar cabo dentro de tubulação sempre tem aquele lugar que o cabo trava nas curvas entam nem se fala ja perdi anos da minha vida com isso rsrsrs.

ja procurei na net uma solução para isso e não encontrei estive pensando em uma sonda robo controlada por controle remoto tipo voce coloca ela dentro da tubulação com os cabos preso nela e a danadinha faz este trabalho o que vc acha desta ideia?

Danilo, o macete aí é vc colocar o fio (ou um arame, ou passa-fio) dentro do conduíte ANTES de chumbá-lo na laje ou parede... te economiza tempo e facilita o trabalho.... 2 ou 3, dependendo da sua necessidade na obra....

 

abçs

Eduardo, Concordo com vc, mas só para novas construções e com projeto, por exemplo: Aqui em Brasília temos construções com 50 anos e muitas foram construídas na marra sem projeto, planejamento... do tipo que se precisa-se de uma tomada nem conduíte teriam passado, existem casos tbm do condutor arrebentar e vc ter que passar o cabo outra vez, eu já vi gente usar joelho para fazer uma tubulação elétrica, sem colocar um arame junto e depois querer passar o cabo... eai? como faz, quebra tudo outra vez... e se fosse um banheiro? iria comprar a cerâmica toda outra vez?...acho uma idéia muito válida, pq apesar de parecer que o equipamento só seria usado em casos especiais(o que não é verdade), seria muito util em obras atrasadas e sem planejamento... já vi muitas obras começarem sem um projeto definido e aprovado...

Danilo, a sonda seria uma boa idéia poderia adaptar uma câmera com led na ponta flexível de um cabo e de alguma forma movimentar essa ponta, só que se o caminho for longo e complicado acho que vai ter problemas ainda ... uma idéia meio cinematográfica mas é uma possibilidade...uma outra, seria adaptar uma esfera com ranhuras afiadas na ponta de um guia e de alguma forma fazer ela girar, acho que as ranhuras poderiam travar no conduíte e com o giro da esfera o cabo seria puxado para frente, tem outras possibilidades... abra um tópico no grupo e podemos discutir melhor isso... 

Sim, claro! Estamos falando de execução de obra nova. Um dos grandes problemas em obras antigas (ou já existentes, mesmo novas) é que o conduíte (que geralmente é de plástico e bem fino, fraco) resseca, quebra... e daí, danou-se! Enfim... o que resolveria seria um mini-robô! rs
Em um de meus momentos de divagação também tive essa idéia, mas depois fiquei meditando sobre a real necessidade de um equipamento assim. O problema de entupimentos em conduítes é uma constante em qualquer obra, tanto novas quanto reformas, mas um robô para passar os cabos talvez seja um pouco caro e delicado para as nossas obras (mão-de-obra...), mas um equipamento que "puxasse os cabos"...aí sim uma coisa barata e fácil de fazer... se estiver sondado é puxar a sonda e os fios conectados a ela, se não estiver sondado, o aparelho pode "empurrar" a sonda e em seguida puxar os fios. A idéia é substituir a mão-de-obra especializada (eletricistas) em um serviço braçal.
Hum, praticamente um sugador em uma ponta do conduíte e na outra um pedaço de isopor com um fio de nylon amarrado, sendo sugado...rs
Sugar através de vácuo não é o adequado pois os conduítes podem sofrer avarias na sua colocação e o vácuo não funcionaria, além do quê talvez fosse difícil vedar suficientemente na outra ponta. Pensei em um motor elétrico acoplado a uma estrutura com alguma forma de "agarrar" e enrolar o cabo/sonda, sendo que o torque desse motor fosse regulável para as diversas bitolas de cabos (a força para puxar deve ser proporcional pois pode estragar o cabo) e que possuísse alguma forma de "sentir quando o cabo/sonda ficou preso no caminho e parasse automaticamente.

Walmir, 

Acho que poderia ser uma opção sim, uma minúscula bolinha de isopor seria puxada com certa facilidade e mesmo com uma pressão q não seja suficiente para deteriorar o duto, e o nylon super leve e fino, para vedar poderia desenvolver um bico de borracha que pressionado no orifício, vedaria toda a lateral. Essa idéia do motor é boa, mas para cabos mais grossos e os rígidos, os mais finos e flexíveis vai depender muito do comprimento. Mesmo que coloque essa sensibilidade nele, pode acabar tendo mais trabalho, pode acabar parando o motor  cada vez que fizer uma curva. Dependendo do tamanho pode ficar girando o cabo sem conseguir empurra-lo pra frente. Putz, essa semana to chato...kkkk.

 

Abraços..

Pensando bem Danilo, para quê tantos cabos, fios e conduítes passando pelas paredes? Por que o acionamento de iluminação não pode ser feito à distância, utilizando um interruptor ou sensor de presença em rede sem fio com a luminária. Algo efetivamente "domótico"..., já existem coisas assim no mercado (mercado livre), mas bolar algo que concorra e que seja mais barato é uma idéia (ver esta discussão: http://forum.clubedohardware.com.br/controle-rf-interruptores/57072...;)

 

uma base com rodinhas e pequeno com câmera seria a solução, um problema seria usar componentes minúsculos, pois em eletro quanto menor mais caro fica.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço