Boa tarde amigos, é muita pretensão minha querer construir uma router 5 eixos para usinar um bloco de motor em  alumínio ou ferro fundido? Não precisam responder, é uma pergunta retórica! Pois bem, fiz uma pesquisa breve e constatei que a router trabalha com dois tipos de motores: o servo motor e motor de passo. Motor de passo mais preciso e o servo motor, mais potente ( mais rotação?) É possível criar uma máquina para o fim descrito acima usando o motor de passo( mais barato)?. Os motores seriam só para os eixos, a ferramenta de corte iria usar uma fresadora . 

Exibições: 683

Responder esta

Respostas a este tópico

Encontrei um processo simples de construção por cópia, do qual estava falando. Fiquei pasmo que esse processo é usado pela BMW. A lógica é simples: copia se a partir de um molde de areia, depois é feito uma usinagem para precisar as medidas.

https://youtu.be/1GITNpn4qJo


Abaixo outro tópico:

http://newengineeringpractice.blogspot.com/2011/08/engine-block-man....

Muito obrigado, Eduardo, esse processo eu desconhecia.
Obrigado pelo suporte. Sempre tive vontade de construir uma router, pelas inúmeras utilidades desse equipamento: Impressão 3d, usinagem em metais, madeira, desenhos,etc! Porém tenho um projeto que irei precisar de um motor e queria saber se tenho a capacidade de fazê-lo. Se der certo, implementaria melhorias na cnc e continuaria para o seguimento de mais projetos .
Obrigado pela crítica.
Custa de 40 à 100 mil um motor que preciso. Será que não vale a pena tentar?
Um dia Rockfeller estava numa eterna briga comercial e de poder com um antigo rival, e num tour na sua refinaria, viu que um líquido era dispensado no processo de refino do petróleo, para obtenção da querosene. Perguntou o que era aquele líquido e o porque de ser dispensado. O cientista respondeu que era um líquido muito volátil é perigoso. Rockfeller disse: "me traga uma utilidade para esse líquido" . Assim nascia a gasolina. "Pessoas que se dão bem na vida são aquelas que nunca desistem" Donald Trump se referindo a Jhon D Rockfeller.

Frases a parte, incentivos a parte, infelizmente, salvo fazer uns 10 protótipos até chegar no motor que funciona da forma desejada, com explosões e decepções pelo caminho, o Claudio tem razão.

Por motivo de economia querer fazer um a comprar feito fica dificil.

Não sei que motor é esse, mas deve ter ele usado ou coisa assim, para baratear.

Por ex comprar um carro em desmanche com perda total por capotamento, mas com o motor ok, sei lá.

Se não vai rodar vc pode comprar em leilão carro com documento baixado.

Não conheço esse sistema, dei um google e veio esse, pra dar exemplo, não sei se presta:

http://www.amleiloes.lel.br/leilao/22/lotes?page=1

Mas veja os preços...

Deve ter alguma coisa um pouco melhor, de trator, sei lá.

Não me importo de ter que construir dez ou vinte, até que eu consiga o efeito esperado. Se em 1798, um cara, sem internet, sem softwares, sem cnc, sem modelos ou fóruns para se orientar, conseguiu, eu acho que a gente consegue.
Obrigado pela preocupação!

Oi Wesley,

    Vi que você citou o metodo de fundição, alegando ser mais simples,   bem , estou em teletrabalho em casa, e estou fazendo uma academia,  como faço projetos em 3D usando o Sketchup, ( comecei a estudar o solidworks, mas ele tem a vantagem da precisão, e a desvantagem de se limitar a peças, já o sketchupe faz tudo)

    Bem, algumas peças eu teria que comprar e sairia caro, dai consegui uma matriz,  fiz os moldes inicialmente em gesso e derreti chumbo e fiz, mas o problema é que na hora de desenformar, mesmo usando deslmoldante, a forma é danificada.

    Comprei então silicone de molde, e o resultado foi brutalmente superior.

    No final descobri que não precisava que as peças fossem de metal, e passei a confeccionar usando as formas de silicone de molde usando resina epoxi com reforço de pó de fibra de vidro,  resultado excelente.

    Derreter metal até que não é um processo complexo, depende de você ter grana pra a forja adequada,  porem, a confecção dos moldes é que da problema.

    Na grande industria se utiliza um tipo especial de areia, se coloca uma matriz no centro, e se faz o molde bipartido com uma compactadora, dai se retira a matriz e se injeta o metal derretido.

    Parece simples, mas da um baaaaaaaaaaita trabalho.

    Um grande problema desse metodo é que nem toda peça da pra ser feita com ele, visto que você tem que poder retirar a matriz que deu origem ao molde, e ai se ela tiver muitas reentrandas, a peça fica presa.

    Pòr isso, a depender do que você deseje,  só com CNC de 5 eixos mesmo.

Opa, interessante.

Acho que está longe de ser uma resposta simples, é super complexo e perigoso fazer isso.

Mas pode ser um caminho.

Com uma coisa como essa:
https://lista.mercadolivre.com.br/silicone-fundi%C3%A7%C3%A3o#D[A:s...

Vc passaria um desmoldante no motor (vaselina), faria o molde usando ele mesmo como modelo e depois fundiria.
Naturalmente 1000 problemas com a flexibilidade, cavidades, etc. Mas... É um caminho.
Tentaria primeiro com um motor de cortador de grama... Se conseguir aumenta.

https://lista.mercadolivre.com.br/motor-completo-ro%C3%A7adeira#D[A...

O molde de areia não será reaproveitado. Usarei um de madeira feito com a cnc( daí vejo qual a precisão que a máquina oferece) e do molde de madeira faço o molde de areia . Se caso for difícil o desmolde da areia, do desmolde da Madeira, há duas soluções: escolher um motor que seja feito na técnica mencionada ou eliminar partes que possam ficar presas na hora do desmolde e depois usinar com a cnc.

Bom dia Sr. W.

Exemplo de maquina  CNC  industrial para usinar bloco de motor.

RV

https://imgur.com/a/SxqxZZ6

ref:

http://www.overdrill.com.br/centro-usinagem-cnc

Wesley,   jogar ferro fundido em um molde de MADEIRA??????????    você pensou bem no que você acabou de dizer ???

      Faça apenas um simples teste, pegue uma madeira, por rigida que seja como massaranduba, e pegue um metal com ponto de fusão nem tão alto como chumbo, derreta e jogue nele e veja o resultado.... a madeira queima,  torra, vira carvão direto, sem nem passar pelo processo de chama,  faz o teste, eu já vi um amigo fazendo, ele jogou metal fundido em um recipiente de madeira,   destruiu ele todo.

     E tem mais, você pode pensar em molhar a madeira pra resfria ela,  sabe o resultado disso quando jogar metal quente em algo molhado?   o metal simplesmente explode em um monte de bolhas,  por isso que normalmente moldes são pre aquecidos pra evitar esse problema.

    

       Fora areia de fundição,  ou silicone de mode para alta temperatura como o Marcondes mostrou ai( mas vai sair caro, pois cada pote vem com 1kg e é bem caro)   ,  pra mim só sobraria o GESSO,

    Mas sugiro fazer um teste em menor escala

Essa imagem foi muito animadora, obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço