Olá pessoal, boa tarde.

Estou usando esse circuito anexo para ler um sensor de 4 a 20mA. Quando preciso ler um sensor de 0 a 5V eu uso um estrape em ch1 para fazer o chaveamento. Estou tentando com que esse chaveamento seja automático, conforme o nível de uma porta digital. Além de um relé, alguém sabe de algum componente que possa fazer isso? Talvez um BC548? 

Agradeço qualquer noticia.  

Exibições: 294

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde J2R,

acho que um MOSFET de baixa resistência entre D e S seria mais recomendado.

Talvez um 2N7000.

https://static.rapidonline.com/pdf/47-0180.pdf

RV

Rui, boa tarde.

Fiz uma simulação no proteus usando o 2n7000 e funcionou legal. Obrigado.

Zé Roberto

Você teria o esquema elétrico do circuito comutador automático com o 2N7000?

Wellington, boa tarde.

Eu apenas usei o 2N7000 chaveando um resistor de 250R para GND.   

Dá uma olhada nesse artigo do Marcelo Mosczynski, foi nele que eu me baseei. Só acrescentei o mosfet
para isolar (ou não) o resistor.  

https://labdegaragem.com/forum/topics/transmissor-de-press-o-4-20ma

Espero ter ajudado

Zé Roberto

Boa noite/ bom dia Ze Roberto, obrigado pelo retorno. Vou verificar o artigo que me enviou. É que tentei simular esse circuito e para tensões acima de 2.5V na entrada não estava funcionando corretamente, funciona bem para correntes de 4-20mA na entrada. Caso tenha esse circuito mostrando como ligar o 2N7000, ou se tiver o arquivo que usou pra simular. Desde já agradeço pela ajuda. 

Boa noite,

Qual sensor pretende usar? Normalmente a tensão de alimentação desses sensores é de 24V. 

É isso mesmo Murta. Transmissor de pressão 24 Volts. Eles são alimentados com esta tensão e fornecem uma saida de 4 a 20 mA ou 0 a 5 volts. Eu uso ambos os modelos, por isso preciso desse circuito comutador.

Abcs.

Zé Roberto

So por curiosidade, porque você não prepara a leitura em duas portas?    preparando cada uma de uma forma?     Tipo, se você vai ler 4 a 20mA,  basta usar o truque de colocar o resistor de 250r, que converte a corrente para tensão e pronto.

         Já na outra porta que você tem 24Vcc,  basta colocar dois resistores como divisores de tensão para os 0 a 24 virarem 0 a 5v e pronto.

        Ficaria uma porta preparada para um tipo de entrada e a outra para o outro, e evitaria problemas com chaveamento.

Olá Weider, bom dia. 

Antes eu tinha esse esquema, mas como é o próprio usuário que troca o sensor, ele apenas coloca os fios nos mesmos conectores anteriores, ai só me avisa se é tensão ou corrente e eu altero no banco de dados na nuvem. A aplicação na nuvem informa automaticamente via MQTT ao Arduino a alteração e tudo fica normal. Nas versões anteriores eu tinha uns estrapes na placa, mas ai tinha que pedir pro cliente abrir a caixa para tirar/colocar o estrape. 

Quanto a tensão de 24 V, ela só alimenta os sensores e eles devolvem o sinal em uma faixa de 0 a 5 volts, ou seja, posso jogar direto na porta analógica do arduino sem problemas. Só coloco um zenner la para o caso de algum surto.

De toda forma, a idéia do Rui funcionou no proteus. Vou fazer um teste real em bancada para confirmar. Se funcionar, vou passar a fazer com mosfet.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço