Olá a todos.

Estava pensando em adquirir uma tela LCD para um projeto que estou desenvolvendo, entretanto, vi que várias pessoas já comentaram sobre a possibilidade de ligar o arduino na televisão, e isso seria muito interessante para mim.

O que pretendo exibir na televisão? frases pequenas e números (para produzir um menu) e um "relógio". Pode ser tudo em preto e branco.

Vi estes links:

1 - http://labdegaragem.com/profiles/blogs/gerando-sinal-vga-colori...

2 - http://labdegaragem.com/forum/topics/arduino-na-tv-via-rca (que o link não funciona mais)

3 - https://create.arduino.cc/projecthub/paulscott56/arduino-tv-out... (que, aparentemente, foi o mais próximo do que eu quero. ,as é só adicionar um serial.begin(9600) ou serial print, que o trem para de funcionar)

4 - https://code.google.com/archive/p/arduino-tvout/downloads (que, pessoalmente, não entendi o motivo de não ter o ".ino" na pasta, e do ide do arduino não reconhecer, e PARECE ser o mesmo que o "3".

Vi outros sites e vídeos, entretanto, a maioria sempre trabalhando com imagem colorida, e para isso, era necessário alterar o time0. Que, por sua vez, gera um problema no millis().

No final: Alguém conhece alguma forma de exibir frases e números (ao menos 4 ou 5 linhas), em preto e branco, usando RCA, VGA ou HDMI, e mantendo a função do millis() e, possibilidade de usar a serial e talvez, tone()?

Exibições: 3231

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde,

Ainda procura uma solução para essa questão de exibir perguntas e um relógio em alguma tela?
Tenho uma biblioteca para Arduino IDE usando a placa STM32F103 que pode ser facilmente comprada no mercado livre por uns R$ 30,00

Essa biblioteca permite exibir texto e caracteres especiais em um monitor VGA usando 8 cores.

Faz uma resolução de texto de 28x30 na tela.

Exemplo:

Na imagem acima se pode ver a placa com um joystick ligada a um powerbank (bola de pokemón) e ao cabo VGA para o monitor.

O vídeo da biblioteca segue aqui:

A biblioteca está disponível pelo próprio gerenciador de bibliotecas do IDE Arduino.

Ou pode ser obtida aqui:  http://github.com/rocorbera/BlueVga

Espero que lhe seja útil!

Ah... sobre o relógio ou cronômetro, como VGA exibe exatamente 60 quadros por segundo, é possível controlar o tempo em 1/60 de segundo, ou seja, 16,666 ms.

Suficiente para fazer por exemplo um cronometro que conte e mostre na tela segundos e centésimos de segundos!

Não é necessário usar delay() etc.
No fim da página do GitHub e nos próprios exemplos da biblioteca há explicações sobre como fazer para sincronizar tudo no tempo. É a mesma forma feita em videogames.

Oi Rodrigo,

Aqui é o Etienne que te enviou mensagem no video do youtube.

Eu fiz as conexões do projeto BlueVGA usando resistores de 330 ohms(e testei sem os resistores também), mas mesmo assim não apareceu imagem. Te enviei um email com a descrição e imagem.

Se puder dar um help eu fico agradecido. Obrigado.

Boa noite Etienne!

Eu testei nesta noite 5 placas novas do Bluepill (STM32F103C8T6) e todas funcionaram via portas PC15 a PC13, conforme a biblioteca determina.

Estou muito fortemente inclinado a dizer que efetivamente sua placa tem algum problema, seja por que as portas estejam danificadas devido a outras experiências do passado, seja por que a placa na verdade é baseada no chip CS32F103 que é o clone chinês do chip da ST.

Com lhe disse, teste o seu Mapple Mini que é baseado no mesmo CHIP do Bluepill, porém da acesso a menos portas e tem um funcionamento um pouco diferente. Mas pode ser programado via ST-Link pelas portas PA13 e PA14. É muito provável que essa placa rode a biblioteca redondinho!

Abraços!

Bom dia,

Tem emulador de VGA com o ESP32 também:

https://bitluni.net/esp32-vga

Vídeo Composto:

https://bitluni.net/esp32-composite-video

e para TV padrão PAL:

https://bitluni.net/esp32-color-pal

José Abreu.

O arquivo do primeiro link eu não pude testar, pois estou sem ferramentas.

O segundo link, testei. Os dois exemplos funcionaram (preto e branco).

O terceiro Link, ele sugere o uso de um exemplo "DawnOfAV" para a exibição de um "mundo subindo/girando". Entretanto, apresenta erro na hora da compilação (estouro da memória. 103%)

Rodrigo Corbera.

Muito interessante, e obrigado por contribuir, pois tenho certeza que outros poderão utilizar esta informação no futuro. Entretanto, devido a dificuldades que enfrentei com o processamento do Arduino Uno, e por não conhecer anteriormente o STM32, acabei migrando para o esp32 e desenvolvendo tudo nele. Já estou no final do Dev. Coincidentemente, ainda estou um pouco "emperrado" com a questão do vídeo. Existe código disponível para RCA, entretanto, aparentemente não é para o arduino IDE. Terei que pensar em alternativas.

José Gustavo Abreu Murta

Olá José, obrigado pela sua contribuição.

Sobre o primeiro link, eu não tinha pensado em usar o VGA devido a compatibilidade dos televisores atualmente. É comum ter sinal de HDMI e RCA. Aparentemente, VGA está caminhando para a extinção, tornando obrigatório o uso de um conversor "VGA -> HDMI". Entretanto, é algo a ser estudado.

Sobre o segundo link, referente ao RCA, eu gostei da ideia, entretanto o autor não disponibiliza para arduino IDE.

Sobre o terceiro link, bem, agora eu não entendi foi nada. Parece RCA, tem vários links, mas nenhum direto como os anteriores. Vou olhar com mais calma todos os links e ir testando 1 a 1, para ver o que acontece.

Tiago Merces,

Todos estes do Bitluni's eu testei pelo Arduino IDE e todas funcionaram, mas faz um tempo já.
Não sei se mudou alguma coisa.

Se você estiver procurando algo simples e que funcione num Arduino comum, pode usar a boa e velha biblioteca TVout. É preto e branco, mas é muito simples de montar e usar e tem saída RCA como você estava querendo...

Se usar em um Arduino com ATMega328 você consegue resolução de 128x96, mas em um ATMega2560 consegue resoluções maiores.
https://github.com/avamander/arduino-tvout

Olá Etienne Leite Gomide, o arduino IDE não tinha reconhecido a Lib através do Zip (direto). Irei verificar novamente e retorno aqui, talvez tenha sido uma falha minha.

Quanto ao uso do arduino, está descartado devido a processamento e memória.

O que exatamente você quer fazer nesse projeto?

Há alguma resolução mínima necessária?

Há exigências ou especificações no projeto?

Olá Rodrigo.

O que eu desejo é ser capaz de fazer EXATAMENTE o que você apresentou na postagem (Textos com cores e possíveis animações/imagens).

Entretanto, estou utilizando o ESP32 e dando prioridade ao RCA (mas não descartando a possibilidade do VGA)

Entendido!

As bibliotecas do Bitluni para Video Composto Colorido são para PAL-B/G (europeu).

https://www.youtube.com/watch?v=-JXuwwXQh8c

Os testes que fiz ano passado com exatamente o programa que ele mostra no vídeo, mostraram que não funciona em muitos aparelhos de TV do Brasil, seja por que simplesmente não aparece imagem, seja por que as cores ou posição da tela ficam erradas.

Mas se você tiver o modelo de TV certa em mãos e somente rodar nela, pode ser uma ótima opção.

A resolução é de 320x240 pixels com 4.096 colores por pixel - note que nenhuma TV brasileira vai mostrar as 240 linhas, uma vez que nosso PAL-M usa formato de tela do NTSC com no máximo 224 linhas visíveis na tela - isso deverá ser considerado ao implementar o projeto com essa biblioteca.

O que vai funcionar bem nas TVs brasileiras é a biblioteca usada no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=5t1_XNc3vNw

Mas será em P&B / tons de cinza. A resolução é de 320x200 pontos, o que pode ser bem razoável para muitas aplicações.

O problema é que as bibliotecas do Bitluni para Vídeo Composto possuem funções bem simples para desenho de retas, retângulos, triângulos e pontos apenas. Você terá que implementar imagens, animações e fontes melhores que a simples 6x8 que ele disponibiliza.

Mas será um bom desafio, certamente!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço