Tutorial: como utilizar LCD 16x2 com mbed LP11U24

Adquira estes componentes na Loja do Lab de Garagem

Neste tutorial vamos mostrar como utilizar o mbed LPC11U24 com LCD 16x2. O mbed LPC11U24 é uma placa de desenvolvimento com um microcontrolador ARM Cortex-M0. O mbed LPC11U24 tem apenas uma porta Serial disponível além da própria porta USB, tem apenas uma entrada de interface I2C, uma entrada de comunicação SPI e entrada analógica. 

O mbed LPC11U24 tem uma velocidade de 48Mhz, 8KB de RAM e 32KB de Flash.

As maiores diferenças entre o mbed LPC11U24 e o LPC1768 é que o mbed LPC11U24 tem baixo consumo, não tem Ethernet embutido e não pode ser utilizado como USB Host. Por exemplo, este mbed LPC11U24 pode ser utilizado como mouse, teclado.

Portanto, o mbed LPC11U24 serve para aplicações mais simples, assim como o Arduino. E nada impede de colocar mais periféricos para uma utilização mais avançada.

Agora que sabemos o que é o mbed LPC11U24, vamos montar um LCD 16x2 com ele. Na figura abaixo foi feito pelo fritzing, a pinagem entre LPC11U24 e LPC1768 é a mesma.

Agora, conecte o mbed na entrada USB do seu PC. O PC irá detectar o mbed como "Flash Drive" (Pen Drive). Clique duas vezes no arquivo "MBED.HTM". O seu navegador de internet irá abrir com página de login do site do mbed. Faça o login e depois você será redirecionado para uma página para adicionar o mbed LPC11U24 à sua conta. Depois disso vá em Cookbook e nesta página clique em "Text LCD". Depois clique em "import this program". Abrirá a página do Compilador como a figura abaixo:

No canto esquerdo da tela, podemos ver as pastas dos projetos. O projeto que importamos se chama TextLCD_HelloWorld. Clique nele e depois em main.cpp. Dentro do main.cpp está escrito o código exemplo para o LCD 16x2. Clique em Compile e abrirá uma janela pedindo para salvar o arquivo TextLCD_HelloWorld.bin. Salve este arquivo dentro do diretório do mbed.

Cuidado! Verifique se não tem nenhum arquivo .bin dentro do diretório do mbed. Caso contrário delete-o e depois salve a nova programação!

Agora aperte o botão Reset localizado no meio do mbed. Pronto! Seu mbed LPC11U24 está funcionando!

A figura abaixo mostra o seu funcionamento:

E é isso! Esperamos que tenha gostado! Em caso de dúvidas, poste aqui neste blog! Para sugestões de tutoriais, clique aqui! Para ver outros tutoriais e projetos desenvolvidos pela equipe LdG e por outros garagistas, clique aqui e aqui, respectivamente! Até a próxima!

Referências:

http://mbed.org/cookbook/Homepage

http://mbed.org/cookbook/Text-LCD

http://mbed.org/handbook/mbed-NXP-LPC11U24

Exibições: 4197

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Oliveira em 13 setembro 2020 às 19:17

Para deixar o LCD com o led de fundo sempre ligado qual o valor do resistor fixo?

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço