Olá a todos, me chamo Felipe , e sou adicionado em eletrônica, mecânica , e informática, tecnologia em geral, estou instalando uma injeção eletrônica programável em meu carro, onde substituirá a original, porém tenho o seguinte cenário para complementar a a injeção programavel e tornar-la standalone, substituindo a original por completo.

Sistema do ar condicionado, e temperatura do motor , para acionar duas ventoinhas(velocidade alta e baixa), vai funcionar da seguinte maneira, duas entradas analógicas.

AD1 -> ligada a um sensor de temperatura da água que varia a resistência conforme a temperatura, com o circuito de divisor de tensão, vai ler de 0 a 5 volts, conforme a temperatura ou voltagem sobe, vai disparar uma saida digital D1(ventoinha velocidade baixa), e desliga-la após baixar, caso a têmperatura continue a subir vai disparar a saida D2(velocidade alta), também será necessário uma saida pwm D3 ? que varie o pulso conforme a leitura do AD1, essa saida pwm vai para o marcador de temperatura no painel de instrumentos, o modulo de injeção original é quem lia o sensor de temperatura e convertia a leitura analógica dele em pwm pro painel.
AD2 -> ligado a um transdutor de pressão 0-5v , varia a voltagem conforme a pressão no sistema do ar condicionado, caso a pressão suba , dispara a saida D1 (ventoinha velocidade baixa) e desliga quando baixar a pressão, caso a pressão continue subindo, dispara a saida D2 velocidade alta, caso a pressão esteja dentro dos limites minimo e máximo 1-4v , fica acionado a saida D4 para ligar o compressor, se a pressão estiver abaixo de 1v ou acima de 4v a saida D4 do compressor e desligada para segurança do sistema do ar condicionado, a parte eletrônica toda eu sei como fazer, já tenho o Arduino pro mini, porém na programação sou um 0 a esquerda.

Exibições: 304

Responder esta

Respostas a este tópico

Se alguém puder passar um material de estudo para que eu consiga elaborar o código, ou se alguém desenvolver o código eu pago.

Bom dia,

Acho que você tem que ir por partes para começar a fazer o seu projeto.

Pelo que entendi, vai ter 2 sensores externos controlando o mesmo ventilador, então tem que prestar bastante atenção na lógica de funcionamento para que um não interfira no outro, por exemplo desligando o ventilador em uma condição que não deveria desligar.

Já a saída PWM estará sempre ativa, monitorando a temperatura pelo marcador.

Uma sugestão, comece por ela. Pesquise como acionar um sinal PWM através da leitura de uma entrada analógica. Tem até um código de exemplo pronto na IDE do Arduino.

Faça uma função por vez, certificando-se que está funcionando conforme você deseja, depois vá implementando as novas funções aos poucos.

Outra coisa, ver como vai ser a calibração dessas leituras para se adequar as temperaturas e pressão corretas de trabalho. Veja se consegue o datasheet dos sensores, ou pode ser medindo o comportamento na prática.

A calibração , eu já ensaiei os dois sensores e vi no multímetro qual é a faixa de trabalho deles original, vou tentar implementar esse codigo de entrada analógica e saida pwm, vi uns exemplos pra controlar motor DC por pwm com um potenciômetro, vou fazer uns testes e ver se consigo mover o ponteiro de temperatura pwm com o potenciômetro, tem como eu monitorar a saida pwm pra saber qual o tempo ele está ( Duty cicle?) e assim saber a escala do ponteiro de temperatura x pwm ?

Você pode usar o monitor serial para verificar o valor do PWM (0 a 255), fazendo a regra de 3 dá para saber o duty cicle 0 = 0%, 255=100%.

Eu fiz um esboço rápido de um código para ter uma ideia de como será. Não testei na prática e pode ter algum erro de lógica. É só um começo, tem que ir testando e corrigindo o que for preciso.

Segue o código.

Anexos

Eu montei o circuito no protoboard com leds para verificar e a princípio está tudo ok.

Melhorei o código, agora sendo possível especificar os valores de tensão de cada sensor para ligar ou desligar o ventilador.

Qualquer coisa pode me mandar um email que explico melhor como funciona.

andrefleao@gmail.com

Segue o código modificado.

Anexos
Muito obrigado amigo, vou testar aqui no protoboard com os valores ensaiados do carro, para ajustar os valores do código

Escrevi errado a linha 78 correspondente ao PWM

Coloque essa no lugar:

analogWrite(PWM, S1_MAP); // saida do PWM no pino 3, de 0 a 255

Vou iniciar os testes quarta feira, pois estou de plantao 48hrs, na linha 82 eu posso colocar HIGH ? pois sempre que acionar a velocidade 2, a velocidade 1 tem que permanecer acionada, ou seja a velocidade 1 é independente da 2, porém a velocidade 2 será sempre acionada junto com a velocidade 1.

Eu ia te perguntar isso e acabei esquecendo. Sim, é só colocar HIGH na saída FAN_1 também.

Outra coisa que vai ter que calibrar o medidor de temperatura com o PWM. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço