COMPARAÇÃO ENTRE DISPLAYS INTELIGENTES NEXTION E VICTOR VISION

Bom dia, estou desenvolvendo um projeto para a empresa que eu trabalho usando os displays NEXTION que já estão bem conhecidos no mercado e quando estava prestes a fazer uma compra grande, me indicaram usar os displays da PROCULUS vendidos pela VICTOR VISION aqui no Brasil.

Já estou com os dois displays em mãos (ambos touchscreen resistivo com 4.3") e estou aprendendo a mexer no software UnicView AD dos displays PROCULUS/VICTOR VISION.

O que me fez dar uma chance pra essa nova tecnologia foi a promessa que o pessoal da empresa Victor Vision dá um suporte total e tem garantia, coisa que os displays Nextion não têm.

Eles realmente são atenciosos e estão me dando um bom suporte por e-mail e WhatsApp.

Eu pretendo fazer vários comentários aqui fazendo comparações entre eles sobre as mesmas funções. Caso vocês tenham dúvida em alguma coisa, vocês podem me indicar que eu faço os testes aqui.

As comparações serão feitas apenas entre os modelos disponíveis que eu tenho aqui, vou desconsiderar produtos inferiores ou superiores que as duas empresas possam ter.

O modelo do display Nextion que eu tenho é NX4827K043. Para mais informações:

https://nextion.tech/datasheets/nx4827k043/

O modelo do display Proculus que eu tenho é P48272V43C_T07. Para mais informações:

https://victorvision.com.br/p48272v43c_t07/

http://www.proculustech.com/upload/file/P48272V43C_T07_DATASHEET.pdf

Agora eu começo com as comparações iniciais.

O display da Nextion veio com o display 4.3" 480x272 (ou 272x480), um cabo de 4 vias com um conector que eu não sei o nome mas não é o "kk", uma pequena placa com um conector micro usb fêmea com duas saídas (vcc e gnd) com pinos para alimentar o display.

Na traseira do display existe o conector desse cabo de 4 vias (VCC, GND, RX, TX) pra conectar diretamente no Arduino/atmega, PIC e outros microcontroladores, conector para bateria CR1220 para o RTC interno, conector para cartão micro SD e conector para GPIO'S (Alguns suportam PWM) do tipo cabo flat FFC (Ainda não usei esse conector).

O display da Proculus/Victor Vision vem apenas o display 4.3" 480x272 (ou 272x480), o resto é vendido separado como acessórios e eu comprei alguns deles que eu já vou falar quais são.

Na traseira do display existe um conector do tipo FFC para cabo flat com a alimentação e comunicação serial assim como o nextion, um mini buzzer (coisa que o nextion não tem), conector para bateria CR2032 para o RTC interno, conector usb fêmea comum para pen drive e conector usb fêmea mini b.

Agora algumas considerações iniciais e primeiras impressões:

No display Nextion, o conector para comunicação serial é um conector que eu considero bom, com uma pequena trava e melhor do que os clássicos conectores tipo "kk" que dão muito mau contato. Já o modelo de bateria para o RTC eu não gostei, visto que é muito mais fácil encontrar por aí o modelo CR2032. É possível passar o programa do software pro display de duas formas: salvando o arquivo .tft em um cartão micro SD e depois encaixando no display para ele fazer o download e após isso é só remover o cartão ou usar aqueles adaptadores USB/TTL. No primeiro jeito é bem rápido, no segundo jeito já demora em torno de 1 a 2 minutos pra passar o programa pro display. O que me incomodou foi que aqui no trabalho eu uso um computador e não notebook, então não tinha aquele conector pra cartão SD. Na época, eu tive que comprar um adaptador estilo pen drive pra micro sd e também comprei o adaptador usb/ttl logo e acabei usando mais a segunda opção por ser mais prático pra mim.

No display Proculus/Victor Vision eu não gostei de cara do conector pra comunicação serial que é do tipo cabo flat FFC. Acho esses cabos e conectores horríveis pra trabalhar. Outra coisa que eu não gostei é o tipo de conector usb que eles usam (usb mini b). Quem é que usa esses conectores hoje em dia? eu não via um cabo usb desse há anos. Se fosse pelo menos o cabo micro usb já seria ótimo, e se não fosse pedir muito já vir com o novo modelo usb tipo c. Eu já gostei que ele vem com um buzzer, o que é ótimo, eu sentia falta disso no nextion.

Como falei mais acima, só vem o display e tem que comprar separado. Comprei com eles o cabo flat (10 vias, pitch 1mm, 10cm), comprei também um adaptador de cabo flat pra pinos (com a opção de inverter o rx e tx nessa placa), um adaptador de cabo flat pra usb (novamente usando usb mini b) como mostra a foto abaixo.

Eu me incomodei bastante com isso pois precisei ir no comércio da cidade no meio da pandemia pra poder comprar um cabo usb desse modelo. Eu só pude fazer isso quando acabou o lockdown aqui e o comércio reabriu gradativamente (eu já estava com esse display em mãos há algumas semanas mas sem poder trabalhar nele por isso). Eu já gostei da bateria ser do modelo CR2032.

Tem duas formas de passar o programa do software pro display:

Via usb mini b e usando uma alimentação externa, porém nesse método não possível transferir imagens e via pen drive na entrada usb padrão. Eu achei o segundo jeito bem mais prático e rápido já que é fácil ter um pen drive em mãos e logicamente é a melhor opção por poder transferir imagens também.

Já sobre os softwares eu ainda não posso falar muito já que comecei a mexer apenas nessa semana no UnicView AD.

O que eu posso falar inicialmente é que o software da nextion tem a opção de simulação do display pra poder debugar e ainda dá pra testar ele com o arduino sem precisar ter o displays em mãos, isso é muito bom.

O software da Proculus/Victor Vision não tem essa simulação, então precisa ficar passando pro display em mãos pra poder testar.

Achei os dois softwares bem intuitivos e fáceis de mexer. O da nextion tem que programar na linguagem própria deles pra complementar algumas funções e não achei muita coisa na internet nem no próprio site deles ensinando essa linguagem de programação. Tudo o que eu aprendi praticamente foi em vários tutoriais no youtube (principalmente videos de indianos ensinando a programar nele). Um exemplo disso é que no meu projeto tem data e hora e a possibilidade de modificar isso a qualquer hora, então eu tive que fazer um código extenso no software da nextion pra poder incluir um calendário respeitando anos bissextos, dias do mês, am/pm pra 24h, etc. Deu um pouco de trabalho. Aparentemente já existe essa função pronta no UnicView AD, mas ainda não testei.

Ainda não testei também a comunicação desse novo display com o arduino. Pretendo testar hoje ou amanhã pra ver como funciona a biblioteca, limitações etc e poder comparar com as limitações da biblioteca do nextion que já me deparei.

Por hoje é isso. Conforme eu for avançando nos estudos com esse novo display, eu vou postando aqui e comparando com o nextion até eu tomar a decisão de qual eu vou usar no projeto da empresa pra poder fazer uma compra grande desses displays.

Caso tenham alguma dúvida, dica, sugestão ou crítica, fiquem à vontade nos comentários.

Exibições: 2022

Responder esta

Respostas a este tópico

Uma coisa que eu achei mais fácil também foi programar pelo arduino, é só comunicação serial e eu achei um pouco mais simples do que a biblioteca do nextion.

Abaixo, um exemplo enviando o valor de uma variável pra um campo de exibição numérico no display.

Caro Hélio,
Muito obrigado pela sua rápida e clara resposta.
Eu estou em contato com a VictorVision para adqurir os displays deles para utilizar em um produto da minha fábrica.
Estava desenvolvendo e fazendo testes com um display Nextion, mas acho que vou adotar o Vitorvision para não depender de importações.
Ainda estou conhecendo o display da Victor, ainda não comprei. Não sou expert em comunicação de dados e gostaria de saber como seria feita a comunicação com o produto final, depois de tudo programado, entre o Arduino e o display da forma mais simples possível, Seria possível fazer como I2C usando apenas 4 fios ou só é possivel por meio do cabo FLAT do display.
Muito obrigado.

Parabéns pelo post Hélio! Muitas informações valiosas de comparação entre os displays. Acabei vendo só agora, pois não visitei o LdG ultimamente.
Não vou dar minha opinião particular pelos conflitos de interesse, visto que sou colaborador da Victor Vision. Mas fico a disposição para auxiliar respondendo sobre os questionamento do display da Proculus. 
Abraço

No meio de um projeto industrial abandonei o Nextion em favor do Proculus,

Uma vantagem do Nextion, ainda não superada pelo Proculus, é ter uma interface gráfica que permite testar e simular o display no PC sem necessidade de te-lo efetivamente. Isso agiliza muito o desenvolvimento.

tb tenho ja testado o nextion e estou adquirindo um proculus 7",vamos ver se vou adaptar. gostaria de saber se é possivel adicionar grafico de barras sem ter q adicionar os objetos numa biblioteca, me parece muito trabalhoso, ja que no nextion tem essa barra automatica podendo inclusive redimensionar facilmente

Bom dia.

Eu uso em meus projetos o display nextion.

Gostaria de experimentar o proculus. A diferença de preço compensa?

Parece-me que o Proculus custa um pouco mais caro.

Abraço,

Ruberli

Comecei a utilizar um display Nextion 7" para um projeto industrial, mas no meio do caminho troquei para um Proculus 7" pelas seguintes razões:

1 - Me parece que o Proculus tem uma vocação mais industrial, e que o Nextion seria mais voltado a prototipagem e uso doméstico. (posso estar errado, é claro)

2 - O Proculus tem 10 anos de Brasil e representante oficial, com assistência técnica e garantia. Atendimento ao cliente 100%. O display Nextion conta-se com a expectativa de ele não estragar.

3 - O preço, pelo menos para aquisição em maior quantidade, acredito que hoje seja igual ou possivelmente inferior ao Nextion.

4 - O Nextion tem uma excelente IDE para programar e testar, o Proculus ainda não, está um pouco atrás. A programação do Nextion parece ser um pouco mais fácil que a do Proculus, por esse motivo.

5 - A tela resistiva do Proculus é bem sensível, dispensando a compra do modelo Capacitivo que é mais caro um pouco.

6 - Memória FLASH 100Mb para o Proculus (Até 1Gb possivel sob encomenda)

Assim, em cima dessas (supostas) vantagens optei pelo Proculus.

Espero ter ajudado na sua decisão.

Obrigado. Vou comprar um para testar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço