Uma curiosidade de principiante dirigida aos "papas" da eletrônica:

Tenho um dispositivo montado e funcionando há anos para detectar presença de tensão em um motor. Nunca deu problema algum. Agora, por curiosidade, reproduzi o esquema no proteus e para minha surpresa, dá erro. Alguém sabe se o problema está no proteus ou no meu dispositivo? Se for no meu dispositivo, porque ele funciona perfeitamente.

Exibições: 678

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia J2R,

não tem experiencia com o Protheus, e portanto não posso dar opinião.

Mas eu colocaria um resistor entre o positivo da ponte e o pino 1 do 4N25, por questões de proteção.

O valor pode ser na ordem de 220 a 330 Ohms.

RV

Rui, bom dia!

Eu tinha colocado um resistor de 1K e mesmo assim o erro no Proteus persistiu. 

Obrigado pela atenção

olá mais uma vez, sr Redigolo.

      Não sei qual o "erro" vc se refere, uma vez que vc não postou detalhes sobre ele. Não ficou claro se é um erro que impede o Simulador de iniciar,  ou se é um erro no resultado esperado do funcionamento do circuito.

      Mas veja que para "usar" adequadamente um Simulador, é preciso conhecer alguns truques relacionados justamente a Simuladores. Muitos desses truques, estão relacionados a como os Simuladores "calculam" as tensões nos "nós" dos circuitos e as correntes entre esses nós (eu sei disso porque Projetei um Simulador de Circuitos Analógicos com Resistores, Capacitores, Transistores, AmpOps, e toda sorte de componentes eletrônicos, quando eu cursava Engenharia em 1990).  Quando surgir uma oportunidade de tempo, postarei aqui alguns desses "truques" (eu prefiro chamar de técnicas, ou "know-how"), truques estes que "servem" para praticamente todos os Simuladores (pois "internamente", todos funcionam praticamente do mesmo "jeito").

      Fiz a Simulação do seu Sistema, e o resultado pode ser visto na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Observe que o Capacitor de 470nF@ 60Hz, possui uma Reatância de 5.7 kilo Ohms, com fase de -90 graus,  e por isso a defasagem nos sinais resultantes (uma vez que a impedância representada pelo LED do Opto  é mínima comparada com a do Capacitor). Com essa impedância, a Corrente RMS  teórica no LED do Opto  seria aproximadamente = 127V / 5700 = 22.3 mA,  que é praticamente o valor mostrado no Amperímetro que coloquei no Simulador.

      Aparentemente, o resultado da Simulação, é exatamente o esperado.

      Segue o arquivo para Simulação:   "Simul_Sensor_AC_01.zip"

      Fico à disposição, caso tenha alguma dúvida a respeito.

      Abrçs,

      Elcids

Boa tarde,

Se conectar o LED diretamente nessa ponte retificadora o queimará.

Deve ter um resistor em série. Confira no seu circuito. 

olá Murta.

      Se possível, leia o post que coloquei no tópico.  Assim vc irá ver porque não queimou nem queimará o LED do Opto.  Calcule a impedância do Capacitor (eu já fiz isso no post), e vc terá a resposta.

      Se o Capacitor  tiver aquele valor de 470nF  e tiver a tensão de trabalho adequada (no caso, pelo menos 250V), e se for do tipo adequado (neste caso Cerâmico ou Poliéster Metalizado), então o circuito funcionará perfeito, como o próprio Redigolo já disse estar funcionando por anos.

      Abrçs,

      Elcids

Boa tarde Elcids.

A teoria é uma, a pratica é outra...

A tensão no diagrama do José Roberto é de 127V. Tensão constante de 127V só em laboratório. 

E você sabe que existem inúmeras condições que podem provocar grandes variações de tensão na rede. 

Numa dessas variações(principalmente picos de alta frequencia) , não vai haver impedância de capacitor que vai segurar a corrente no LED. 

Abraços

Gustavo

Não tenho a teoria, mas do ponto de vista prático, acho que ambos tem razão. Não funcionava no proteus porque não tinha o referencial de terra. Coloquei e funcionou. Com relação ao resistor, penso que o Gustavo tem razão. Eu já troquei esse opto algumas vezes e o resistor em série, como também disse o Rui, deve evitar essas queimas. Até porque, uso esse equipamento para as duas tensões (127 e 220 Volts) sem mudar nada. 

Abraços e obrigado a todos. Aprendi mais um pouco hoje... ;-)

José Roberto, se o diagrama que enviou corresponde exatamente ao circuito da sua placa, podemos concluir que ela foi feita para queimar. Esse circuito é muito tosco, sem proteção alguma contra sobre tensão. Essa placa deve ser bem antiga. 

Hoje são usados circuitos de proteção contra sobretensão, além de ser bivolt - funcionam com tensão de 90V a 240V. 

Gustavo, 

Realmente,  essa placa é muito antiga... Creio que dos anos 80, pra não dizer antes. Mas funciona. rsrsr. Queima, mas não muito. Ela é usada em bombas de combustível mecânicas para identificar se o motor está energizado. No mais, o que queima nela é opto que é soquetado(troca-se em campo)  e custa baratinho. Talvez, por conta da relação custo/benefício, não compense usar circuitos mais sofisticados para essa finalidade.  

Uma bomba de combustível parada custa dinheiro.

Além de deixar de vender combustível enquanto esta com defeito. 

E o dinheiro gasto com manutenção. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço