Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Bom, estou com um projeto novo sobre Arduino no meu blog: flaviobabos.com.br/arduino e gostaria de saber quando vocês começaram, o que gostariam de ter conhecimento sobre? E, recentemente, quais problemas vocês mais se deparam com a plataforma? 

Estou colhendo alguns feedbacks para produzir conteúdos auxiliando makers e fanáticos por Arduino com seus projetos, com base em experiências passadas! 

Valeuuu!!  

Exibições: 312

Responder esta

Respostas a este tópico

Flavio,

Parabéns pelo blog e pela iniciativa.
Percebo que muitas pessoas têm dúvidas com código. Algumas aulas sobre programação ajudaria bastante o pessoal que está começando.

Ah! Não deixe de compartilhar seus conteúdos com nossa comunidade LdG. Boa sorte!

Abraço!

Obrigado Marcelo!! Irei fazer um post sobre colaboradores e especialistas da área em breve e concerteza irei mencionar você! Falando nisso, você também tem um site/blog além do perfil aqui do lab de garagem?

Com relação a dificuldades com programação, eu percebo que tem bastante mesmo viu, um artigo mais voltado trabalhando essa questão ou videos mais passo a passo seriam ideais.

Obrigado pela dica! Abraço!

Boa noite Flavio, parabéns pelo Blog! 

Como faço para seguir o seu Blog? 

Eu ajudo os colegas aqui do Lab já a alguns anos. Acho que desde 2012. 

E vejo todo tipo de dificuldade com os colegas. 

Mas uma coisa me chama a atenção. Muitos são impacientes, não leem todas as instruções e procedimentos recomendados. Querem tudo pronto e tudo rápido. 

Falta muita base técnica em geral! Percebo que o ensino em geral está muito fraco. Muitos nem conseguem escrever o português corretamente. 

Para o maker ou o técnico aprender, é essencial também o conhecimento da língua inglesa. A grande maioria não sabe nada. 

Minhas sugestões :

a) Língua inglesa direcionada para os técnicos e makers

b) Eletrônica básica para o Maker

c) E programação C++ , Sketch. 

Abraços e boa sorte! 

Gustavo Murta 

Meus Blogs e tutoriais:

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-raspberry-pi  

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-conhecendo-o-esp32-...

E mais umas dezenas de tópicos...

https://jgamblog.wordpress.com/

mais alguns tutoriais no https://blog.eletrogate.com/

Boa tarde,

Concordo com o JGAM,

Eu também já ajudei muita gente aqui e a principal dificuldade dos makers é o Português.

A grande maioria não consegue descrever seus problemas nos posts e é necessário muita conversa até que entendamos o problema e poder dar início ao suporte. Veja os posts para confirmar o que digo. Muitos deles que acabam sem solução é porque o próprio maker desistiu de tentar explicar o seu próprio problema.

A iteração nos posts demora bem mais do que o chat e portanto, alguns makers recorre as pessoas que estão no chat e aí começa a gerar outros problemas pois o ambiente do chat, menos formal, acaba misturando assuntos de várias pessoas, vários projetos, trocando frustrações e a falta de cordialidade acaba piorando o ambiente.

Mesmo assim, pessoas como o JGAM, o RV e alguns outros estão há vários anos se dedicando a ajudar os makers.

Vou te dar uma SUGESTÃO DE OURO pra matéria do seu blog. Faça uma matéria sobre estes colaboradores 

(JGAM, RV, MR, JC, etc...) e como eles se dedicam, tem paciência, como se sentem e as maiores dificuldades deles para judar os makers.

Boa sorte com o seu blog.

  'Eiju

Muito bom dia!! Essa dica é valiosíssima mesmo, viu!? Irei concerteza, em um futuro próximo, fazer uma matéria completa sobre os especialistas da área maker, Arduino e IoT! Quem mais você me indicaria? Aliás, teria como deixar um link para o blog dos contribuidores, caso eles tenham?

Muito bom dia José! Estou trabalhando nessa parte de aquisição de email para mandar conteúdos para os assinantes ainda!

Mas, já que possui um blog com o mesmo objetivo que o meu site, poderia inserir em um artigo seu um link para o meu artigo: Arduino o Guia Completo. Poderia ser de grande ajuda para o trafégo do seu site e para aqueles que tem dificuldade com programação, montagem da parte elétrica dos projetos, etc.

Além disso, eu distribuo um ebook gratuito que eu mesmo escrevi. Ele contém 150 páginas com 10 projetos passo a passo na montagem e na programação.

Se quiser divulgá-lo no seu blog, basta acessar o link e ir para a última dica do artigo que o ebook estará lá para download.

Além do mais, acompanho o seu trabalho a algum tempo José, está de parabéns!! Conteúdos de alta qualidade e com tutoriais de projetos muito bacanas. Inclusive, gostaria de contribuir para o blog da eletrogate, como faço para participar/postar?

Eu fico muito grato pelas sugestões, com certeza os próximos artigos la do blog, irei tentar me direcionar a solucionar esses aspectos!

Valeu José! Abraços e, mais uma vez, obrigado!

Flavio boa noite, 

Já enviei mensagem para o proprietário da Eletrogate. 

Favor aguardar. 

Atenciosamente, 

Gustavo 

Muito boa tarde José! Certo, também encaminhei um e-mail a eles dizendo meu interesse a respeito.

Estou no aguardo ansioso!

Obrigado!

Boa tarde, 

Sem ansiedade. Tudo tem a hora para acontecer. 

Atenciosamente, 

Gustavo 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço