Bom dia Pessoal,

Estou precisando criar um gerador de corrente alternada de 5v para alimentar um sensor PLCD (explicação completa em anexo), ele tem 3 bobinas, a central cria um diferencial, conforme o movimento de um lado para o outro de -5v a +5v, sendo 0v a posição central.

Alguém tem uma idéia de como criar esse gerador ?

Também precisava de uma ajuda para realizar a leitura, fato que os pinos analógicos do arduino somente recebem voltagem positiva, pensei em converter o valor negativo em positivo de alguma maneira e usar 2 pinos para a leitura!

Desde já agradeço, abraço a todos.

Caio

Exibições: 2042

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

 

 Olá Caio.

 Não conhecia este sensor, mas lendo a respeito vi o que o princípio é bem simples.

 Para gerar esta tensão alternada não precisa ser exatamente simétrica, pois só precisamos da variação de corrente na bobina, de forma que não sature o núcleo.

 Mas pensando no circuito simétrico... você pode estar utilizando uma "ponte H". Geralmente os exemplos são para motores, mas você pode tranquilamente ligar sua bobina no lugar do motor, segue um exemplo:

  E para controlar esta ponte você pode utilizar qualquer tipo de oscilador: seja com o CI 555, seja com transistores, ou com portas digitais, microcontroladores...etc.

No mercado existem varias destas soluções de pontes já prontas, e em outros materiais de pesquisa irá verificar que existem diversas topologias. Basta ver o que lhe atende melhor.

Pelo que vi este sensor utiliza no máximo 100Hz, caso precise de frequências maiores, existem outros tipos de osciladores que te dispensariam da ponte H, mas você iria começar a sofrer com a irradiação de radiofrência para todo lado.

Espero ter ajudado. ^^

T++.

Vc pode fazer de várias formas, pode usar um ci com uma ponteH para fazer a inversão da corrente, tipo o (SN754410). eai vc inverte a direção junto com o pwm.

Vc pode usar um circuito amplificador de audio tipo aqueles que vende no adafruit, e alimenta essa bobina como se ela fosse um alto falante com um pwm gerado pelo arduino.

Pode tentar tbm com uma fonte de 12v usar um divisor de tensão pra alimentar um polo da bobina com 6V e o outro polo vc faz meia ponteH e controla os dois transistores com o arduino.

O que vc esta montando ?? 

Valeu.

jose minha ponte h não funciona porquê

Boa noite José,

Envie o diagrama do seu projeto e fotos também. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço