Ler RFID tag por meio de um leitor RFID UHF e enviar ao Esp32 LoRa

Bom dia pessoal.

Estou com o seguinte cenário e o seguinte problema:

Tenho um leitor RFID UHF, cujo protocolos aceitos são ISO18000-6B, ISO18000-6C/EPC GEN2. Minhas etiquetas RFID que estou usando pra testes são EPC Gen2. 

Junto com esse leitor RFID veio um software configurador, no qual configurei modo de operação como Passivo, cartão EPC Gen2 e faixa de frequência entre 902 e 928 mhz.

Tenho também outros dois componentes principais: 1 Esp32 LoRa Heltec e um módulo conversor RS232 para TTL bidirecional. 

Minhas configurações são:

Leitor RFID, saída macho: pino 2 (brow) RX, pino 3 (yellow) TX, pino 2 e pino 5 (blue) GND.

Esp32 LoRa: pino 16 RX (entrada), pino 17 TX (saída), alimentada com 3.3v.

Conversor RS232/TTL: entrada fêmea: saída TX conectada na RX do Esp32, saída RX conectada na TX do Esp32.

Dada essas configurações, descobri aqui no forum que esse tipo de leitor RFID deve receber um comando para que possa enviar o número da RFID tag. Logo, o comando enviado ao leitor para que ele possa entender e responder com a tag é conforme o link sendIdentifyCmd%28%29.txt . No setup, realizo as configurações da Serial e Serial2 (estou usando a Serial2 que vem no Esp32) setup%28%29.txt . Por fim, no loop() verifico se tem algo no Serial2 conforme o link loop%28%29.txt .

Contudo, ao executar os códigos eu não recebo nada como resposta. Fiz um teste e tirar o While do loop(), ou seja, independentemente de qualquer coisa, me de uma resposta e, no caso, a resposta veio FF FF FF FF. Se eu colocar a porta 16 tanto pra enviar quanto para receber, eu recebo de resposta o mesmo código hexadecimal que enviei pelo método sendIdentifyCmd().

Vi algumas configurações sobre IO, tais como pinMode(17,OUTPUT) e pinMode(16, INPUT_PULLUP) mas não funcionaram também. Imagino que não deva funcionar mesmo, pois o comando para startar a Serial2 já digo quais os pinos que quero como RX e TX (bom, interpretei dessa forma). Outro teste que fiz também foi trocar o baud rate da Serial2, por exemplo, 4800, 115200 e também sem sucesso. Outro teste foi utilizar a lib SoftwareSerial. Contudo, o Esp32 LoRa já vem com mais seriais disponíveis, logo, não preciso usar o SoftwareSerial (bom, essa foi minha interpretação).

Outro teste importante que fiz foi o seguinte: encontrei aqui no forum um amigo que postou o link do manual desse leitor. Nesse manual tem os códigos (comandos) hexadecimal para ler, escrever e etc. Testei esse código do manual para identificar a tag. O código hexadecimal é 7C FF FF 01 08 7D. Não funcionou. Contudo, no programa configurador do leitor eu consigo ler o meu RFID tag. Logo, peguei o comando enviado pelo programa configurador para ler a tag. O código hexadecimal é 7C FF FF 11 32 00 43. Coloquei esse código no meu método sendIdentifyCmd() e... nada também.

Em resumo: penso que o problema possa ser no comando hexadecimal, pois pelo programa configurador eu consigo, além de configurar, ler as tags. Além disso, pelo meu protótipo, eu envio uma solicitação e recebo "lixo" ou não recebo nada (FF FF...).

Alguém pode me ajudar resolver esse problema???

Desde já, obrigado a todos.

Exibições: 836

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde FV,   (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

Qual modelo do leitor de RFID?

Qual modelo da antena?

Vc tem um esquema desenhado deste projeto? Se sim, por favor disponibilize aqui.

Se não, por favor, faça um e disponibilize aqui.

Por enquanto só estas perguntas.

RV

Boa tarde amigo, obrigado pelo feedback.

Sobre o esquema do projeto, eu não tenho desenhado. Posso te enviar uma foto de como as coisas estão montadas aqui?

Sobre dados do leitor, falei com o vendedor (no mercado livre) agora pouco e ele me disse que não tem manual. Ele compra e vende mercadorias usadas (o meu leitor é usado, mas está funcionando perfeitamente com o programa configurador). Contudo, me disse que o leitor é igual ao da Citrox. Para, as vezes, tentar facilitar as coisas, esse é o leitor que comprei: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1412370764-leitor-rfid-veic... . Além disso, essas são as tags RFID que estou utilizando: http://rfidinovacode.com.br/produto/tag-tipo-brinco-eletronico/38732http://rfidinovacode.com.br/produto/brinco-uhf/40359

Boa noite Sr. FV,

apesar de conter bastante informações no seu descritivo, elas não são suficientes para que eu

consiga visualizar suas dificuldades.

O setup() e o loop() postado me pareceram insuficientes para gerenciar um sistema de RRID.

RV

Boa noite FV,

no passado ajudei outro amigo com um projeto usando  um sistema RFID similar a este seu.

Veja se ajuda:

http://labdegaragem.com/forum/topics/erro-com-o-c-digo-algu-m-ajuda...

  http://labdegaragem.com/forum/topics/projeto-controle-de-acesso-com...

RV

Boa tarde,

Acho que esse topico poderá ser útil, também:

http://labdegaragem.com/forum/topics/projeto-ardu-no-com-antena-rfi...

O colega do Lab, penou para descobrir como usar esse RFID, mas conseguiu. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço