Olá pessoal.

Ante-ontem, durante uns testes, "do nada" (famoso) a ventoinha passou a ter um comportamento estranho.

Não tem cheiro de queimado, não tem estralo, não tem fumaça, ela para e depois da um "ar de vida", ai para. Vejam o vídeo em anexo.

Alguém tem ideia do que poderia está ocorrendo?

Exibições: 113

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Deve estar tentando partir mas não consegue.

Esses motores de ventoinha são bem interessantes, eles tem um sensor de velocidade e geram os pulsos para controlar a temperatura. Tem algo como um microcontrolador dentro.
Primeiro tentaria verificar se os 12V estão ok, ligar em outra fonte, coisa assim.
Se vc liga em uma fonte chaveada fraca a corrente de partida pode disparar a proteção da fonte. aih ela desliga e volta a ligar depois de uns instantes. Fica assim.

Bom dia, 

Se for nova reclame com o vendedor. 

O circuito driver do motor parece estar com defeito. 

O defeito é real, ou é ilusão devido a frequência de captura de imagem da camera do celular? 

Olá.

José Gustavo Abreu Murta 

O defeito era real. Por isso coloquei o multímetro, como amperímetro ao lado, para verificar a corrente.

Eduardo Henrique Marcondes

Ideia muito interessante, entretanto, como eu já tinha aberto algumas ventoinhas antes, resolvi verificar esta.

Retirei o plastico de proteção, a tampinha, removi a presilha, tirei as pás. Até ai, tudo certo. Depois tentei tirar o motor girando, mas tinha algo "anormal" na placa, pois ela tinha uma peça preta que parecia ser uma "trava" (aquelas de plástico, que acha em tudo quanto é canto, para não sair do lugar).

Então, tentando remover a trava, parti um pedaço da placa. Frustrado, resolvi tirar logo aquela trava, na ignorância, para ver o que tinha no circuito. 

Quado finalmente removi a trava, descobri que não era uma trava, mas um componente eletrônico, minúsculo. Talvez o detector de campo magnético (que só jesus sabe onde está).

ai pensei: "Calma, qualquer coisa, eu tento reparar"

Quando tirei a placa e olhei o circuito... bem... ai fiquei mais frustrado, pois não tenho nem OLHO e nem dedo para mexer (tenho dificuldade com smd).

Como as bobinas estavam, aparentemente, boas, resolvi tira-las para adaptar em outra placa qualquer. Mas falhei miseravelmente, pois nenhuma das 4 placas que tenho aqui, encaixaram. KKKKKKKKKKK

O material continua aqui (placa, bobina, carcaça, hélices) . Aguardando o tempo passar e o conhecimento aumentar, para tentar "reviver" a ventoinha, pois, como ela é um pouco mais forte (100+cfm), é muito boa para evitar inalar o fumaça ao realizar soldas. Enquanto isso, vou usando uma genérica qualquer aqui.

obs- que nunca abriu algo pensando: "já caguei tudo mesmo, vou até o final para, ao menos, conhecer o sistema e não ter uma viagem perdida", que atire a primeira pedra. kkkkk

*** EDIT ***

José.

Tem uns 3 meses que adquiri o produto pelo ebay (4 unidades). No inicio, reclamei com o vendedor, pois 1 das ventoinhas já chegou meio "travada" (péssimo sinal) e inviabilizava para a aplicação planejada. Enviei o vídeo completo, sem cortes, da abertura do pacote seguida do teste (sempre faço isso, para o caso de ter problemas) Ele reconheceu e, sem questionar, me restituiu o valor de 1. Tudo certo. Paguei por 3, tenho 3 ótimas e 1 "cobaia".

depois de um tempo, vi uns vídeos, girei, girei, girei, liguei o motor, forcei o giro, e aos poucos ela ficou funcionando (o que me deixou com a consciência um pouco pesada)

Entretanto eu pensei: "é.. não ficou como as outras 3, mas na pior das hipóteses, acho que da pra colocar pra puxar a fumaça do estanho". Fui preparar, e deu isso ai do vídeo. kkkkkkkk

(esse edit daria um ótimo "[spoiler] text [/spoiler]"

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço