Olá pessoal. Eu aqui mais uma vez para pedir socorro.

Estou querendo utilizar uma tela TFT/LCD num uno/esp8266/esp32 (provavelmente com um pcf8574, ou hc595, hc165 e/ou 4051, para ganhar conexões). O drama, é que vejo um número grande de placas controladoras (ILI9341, ILI9481, ILI9486, ILI9488, ST7735, st7796s, SSD1283A, SM_ABCDZ.. etc... etc...).

Também tenho visto muitas questões a respeito de bibliotecas para o tipo "X" ou "Y", e as vezes alguns usuários frustrados.

NUNCA UTILIZEI ESTAS TELAS e estou um pouco receoso de fazer a aquisição e só passar raiva.

Vocês poderiam me indicar uma controladora/tela que já tenha um bom suporte?

obs1- Pretendo adquirir uma tela entre 2.8 e 4pol.

obs2- Ouvi falar das "nextion", mas o preço dela está um "pouco" elevado.

Exibições: 409

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Tiago, 
Recomendo o display inteligente da Victor Vision. É um TFT com touch e controladora integrada, comunica serial com o micro. https://victorvision.com.br/pbox/
Particularmente, acho melhor que o Nextion, por ter software de programação mais intuitivo, e serem distribuidores especialistas neste tipo de display, com bom suporte. 

Bom dia, 

A tela que precisa, tem que ser touch (sensível ao toque)? 

Se não for preciso touch, recomendo telas OLED ou E-INK. 

Estou buscando uma tela de baixo custo (no aliexpress - foi onde vi vendendo - tem umas de 18 á 70 reais. Devo ficar na faixa dos 25~50 reais) pois, inicialmente, não são projetos comerciais.

Exemplo 1

Exemplo 2

Uma das telas irá apenas exibir informações simples (números, imagens simples e frases curtas, que serão atualizadas periodicamente)... .neste caso, o touch não é requisito, pois os comandos serão feitos, necessariamente, com botões. O tamanho de 3.5+ é requisito devido a questão visual do público (idosos estão incluídos). Pensei até em colocar na televisão, mas seria inconveniente.

O outro é para uso pessoal (gerenciar informações), então é interessante o touch.

Não sei se alguém já usou este tipo de material, mas vale a pena perguntar.

Tiago,

     Em termos de eletronica, não existe isso de melhor ou pior,  o que existe é melhor ou pior PARA O SEU PROJETO e seu bolso.

     Logo, o arduino tem um numero enorme de telas, dos mais simples displays de 7 segmentos as mais avançadas telas TFT. inteligentes.

     Cada tela vai lhe apresentar PRÓS E CONTRA.

     Se o que você deseja é uma resposta dentro do campo exclusivo das TFTs.  a coisa se resume a equação  

         MAIS BARATO -> MAIS TRABALHO -> MENOS RECURSOS

     Um Shield Display TFT ( COMO ESSE AQUI  ) tem versões que vão de 2.4 a 3.95 e são aceitos tanto pelo UNO como pelo MEGA,  tem como principal vantagem o baixo custo e são touchscreen, apesar que logo você vai encher o saco do touch deles, pois é resistiro e não capativo.     Seu ponto negativo como você já deve perceber é que tem Vaaaaarias biblitecas pra eles,  mas não é muito problema, pois assim que você acha a correta acabou o problema, eu por exemplo uso uma da adafruit que funciona perfeito.

     O problema de verdade dele é que tudo, toda programação é nas costas do arduino, logo, de uma linha a um texto, a absolutamente tudo que aparecer nele,  vai ter que ser programado no Arduino, e isso da muuuuuuuito trabalho, ou seja, esse é o primo pobre dos TFT.

       Na outra ponte temos os primos ricos, que são display como o NEXTION ( nosso amigo Marcio Mello falou de um Victor Vision, não vou falar sobre ele pois não o conheço e achei o preço dele mais caro do que o Nextion )   .

       Bem, os Nextion vão de 2.4 a 10" Polegadas ( coisa mais linda kkk ) e possuem telas com touch resistivo e capacitivo ( igual seu smartphone )  .

       A principal e única desvantagem do |Nextion é o preço um pouco mais caro que os citados acima.    Porem, em termos de vantagens ele da banho,   primeiro que você não precisa ter um Nextion pra aprender a usa-lo,  é só baixar a IDE , ligar no Arduino e fazer a simulação,  segundo que quase tudo é processado no nextion,  o arduino so manda comandos simples pela serial.

    Resumindo,  a escolha vai de acordo com seu projeto e seu bolso,  

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço