Estou testando um projeto que utiliza 3 servos alimentados separadamente por 4 pilhas AA,

Os servos são acionados, separadamente, a cada 30 minutos por aproximadamente 1 segundo cada um, permanecendo em repouso 29 minutos. Os servos não movem nada nem fazem qualquer esforço, girando apenas uns 2 graus em 1 segundo.

Acontece que as 4 pilhas AA duraram apenas umas 48 horas e esgotaram-se completamente, tendo que ser substituidas. (minha expectativa era de meses ou anos...)

Estou neste momento sem um multímetro para aferir o consumo dos servos em repouso, o que parece ser o problema.

É a primeira vez que trabalho com servos, então minha experiência ainda é limitada.

Será que devo levar a porta digital de cada um para "LOW" após o uso, ou utilizar um relé para desligar as baterias quando não estiverem em uso alimentando os servos?

Aceito sugestões e/ou explicações sobre o caso.

Muito Obrigado.

Lauro Becker

Em tempo: Verifiquei nas especificações que o servo consome em "repouso" cerca de 10mA, deve estar aí o problema. A saída vai ser descobrir a melhor forma de como cortar a alimentação do servo entre uma utilização e outra.

Exibições: 342

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola.

  Sim.

  Mas quanto vc vai ter que comprar um multimetro pra saber exatamente. Depende de tudo: Tamanho, marca e força que está fazendo.
  Ele trabalha por correção de erro (isso é ser servo), digo: Vc manda ele para 40° e ele vai. No percurso obvio que gasta mas e lá nos 40° ? Depende. Pq se ele chegar lá e não houver nenhuma força querendo tirar ele de lá não gasta nada, ou quase nada, mas se for forçado ele vai gerar uma força oposta a que está querendo tirar ele do lugar, gerando corrente.
   Possivelmente vai te ajudar muito ligar e desligar eles, mas sugiro usar transistores mesmo. 

Alo Eduardo.

Não entendi  sua sugestão de transistores...

Mas de qualquer forma acho que o uso de relé vai ser a solução já que os servos consomem pelo menos 10mA mesmo sem fazer nada. E meu projeto requer uso de pilhas que devem ter a máxima durabilidade. E acredito que só energizando eles por 1 ou 2 segundos a cada 30 minutos as pilhas durarão muito. Os servos do meu projeto não fazem nenhum esforço, não estão ligados a nada, somente movem-se sobre si mesmos, então o consumo é o menor possível.

De qualquer forma, obrigado pela atenção.

Se vc fica mais confortável com o Rele está otimo.
Mas para esclarecer, imaginei vc fazer como um acionamento de motor comum, vide:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/circuitos-no-multisim-blue...

Assim vc ligaria a aliementaçao do servo antes de enviar comandos, desligando depois.
A mesma tarefa feita pelo Rele. A unica diferença é que seria uma solução eletrônica e nao eletromecanica.
Possivelmente vc vai acionar com o microcontrolador um transistor, que aciona o rele, que aciona o servo.
A ideia era usar um transistor tal que possa acionar direto o servo, pulando o rele.

Ah, sim. Compreendi agora.

Concordo que um transistor ficaria mais técnico e elegante, sem dúvida, mas não tenho nenhum disponível comigo. Mas sua sugestão foi anotada. Muito obrigado.

Bom dia, 

Eu nunca usaria pilhas AA para alimentar um circuito com um servo. Quanto menos com três servos. 

Se você já sabe que cada servo consome 10 mA em repouso, você precisa fazer medições de corrente quando o servo for acionado (gastam muita corrente!) 

Com uma previsão de consumo de corrente por dia, por exemplo, você poderá definir o melhor tipo de bateria a ser usado. Baterias de LiIon tem uma capacidade maior, mas precisam de carregador especial. 

Sim, eu tenho conhecimento do consumo "latente" dos servos.

Por isso somente vou energizá-los por cerca de 3 a 5 segundos a cada meia hora, quando serão utilizados. Então prevejo uma boa durabilidade, em especial porque os servos terão o menor consumo possível, pois não farão esforço nem moverão nada, apenas girarão o seu eixo talvez 1 ou 2 graus de cada vez.

Obrigado pela resposta.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço