Arduino para sistema de gestão de produção

Olá a todos,

Estou com um projeto em mente mas de cada vez que pesquiso, fico mais confuso pois não consigo chegar a nenhuma conclusão da melhor maneira de o realizar.

É o seguinte: pretendia fazer um sistema de gestão de produção de uma pequena indústria. Pensei numa solução - conectar sensores de efeito hall (a medir rpm de um rolo de cada máquina, que daria a quantidade de artigo produzido, velocidade de produção...) a um arduino, onde ao mesmo tempo teria um pequeno LCD. Essa parte é tranquilo, estive a pesquisar e já descobri como fazer a montagem e o respetivo código.

Na 2ª parte do projeto, pretendia enviar esses dados para um computador (por wi-fi) central, que estivesse ligado à internet e me permitisse também monitorizar à distância os dados recebidos pelos sensores e com isso otimizar a produção, fazer estimas de término de encomendas, etc. Pesquisei e descobri várias alternativa, mas nenhuma delas pareceu ser ótima, pois necessitava de organizar os dados da forma que mais me desse jeito, ou seja, com algumas fórmulas, ter uma interface onde pudesse mostrar a velocidade de produção de cada máquina, introduzir nessa interface a encomenda alocada a essa mesma máquina, verificar o progresso do artigo produzido, etc. Se usar um ESP8266 a enviar esses dados para um Excel a todo o momento e depois criar um excel interativo, será que fico bem servido? Depois encontrei também algumas ideias mais complexas no campo da programação, usando uma base de dados SQL e o Microsoft Visual editor, mas nessa alternativa, li que é um tanto perigoso por via da possibilidade de me hackearem a base de dados e com isso o sistema deixar de funcionar (desculpem a ignorância do discurso, mas com isto refiro-me a injeção SQL), para além de não saber se é viável, alguém como eu, sem conhecimentos de programação, escrever um programa em condições que me permitisse ler tudo o que quero.

Com isto, pretendo saber por que caminhos me devo meter para ter sucesso neste projeto. Desculpem o testamento.

Obrigado a todos.

Exibições: 172

Responder esta

Respostas a este tópico

OLa amigo , recomendo começar do principio, as pedras vao surgir no caminho e as soluções tambem, tente comecar com algo basico e aprimorando a ideia com o tempo, as ideias mais simples as vezes são as melhores . Faça um plano de metas com um histograma do projeto com cada etapa que deve fazer e vai incrementando as rotinas de programação. se voce pensar num contexto maior vai ser complicado. abraços

Bom dia, 

Defina seu projeto em detalhes. E desenvolva cada item do seu projeto. 

Depois faça a coleta de dados. 

Com arduino realmente me parece complexo mas não impossível, só não sei se o arduino tem capacidade de processamento para tanto, talvez você precise de um haspberry.

Comercialmente falando a empresa na qual trabalho tem um equipamento que faz isso que você descreve e mais, com conexão wifi e formulas para leituras alarmes etc. Caso queira mais informações passo o contato do pessoal.   

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço